Pages

terça-feira, 31 de outubro de 2006

Veja que lixo


O jornal Nacional defendendo a Veja! Que lindo! Mas lindo ainda é ver a nota da veja, onde em um determinado ponto a veja diz:““A estranheza dos fatos é potencializada pela crescente hostilidade oficial aos meios de comunicação independentes. E conclui: quando a imprensa torna-se alvo de uma força política, no exercício do poder, deve-se acender o sinal de alerta”, diz ainda a nota. Ou seja a culpa é dos blogueiros.

A revista “VEJA” é podre. Não tem escrúpulo algum em mentir, criar fatos falsos, inventar histórias e tentar de todas as formas desacreditar o governo do Presidente Lula. Não se trata sequer de analisar o governo, entrar no mérito do governo.Trata-se de contatar a existência de um golpe em curso e que vem dos setores mais podres e corruptos da sociedade. FIESP (Federação das Indústrias de São Paulo), PSDB, PFL, bancos e latifúndio.

Tem razão Itamar Franco quando fala em “paulistério”. Ou seja, a elite paulista tentando transformar o Brasil num imenso quintal para seus interesses e apetites.Não existe jornalismo nesse tipo de denúncia. Nem a liberdade de imprensa justifica ou se presta a isso.

“VEJA” é um escárnio, um deboche, um acinte, é o retrato pronto e acabado de bandidos como FHC, Alckmin, Serra, como suas extensões pelo resto do País. Bornhausen, ACM,figuras que há anos tem se locupletado no poder não importa como e nem de que jeito. A denúncia, que a própria revista admite não ter como provar, por si só, é leviana. É golpista.Há tempos circulou um documento batizado de “dossiê Cayman”, sobre contas de FHC no exterior e a mesma “VEJA” tratou de desacreditar o documento, não importa se falso ou não. Deu tratamento diferenciado.

É braço da quadrilha tucana. Tucanos são seres amorais, destituídos de caráter, qualquer vestígio de dignidade. Venderam o Brasil e querem retornar para passar a escritura.Não há diferença alguma, senão de estilo entre gente como FHC, Serra, Alckmin, lavadores de dinheiro da DASLU, e Fernandinho Beira-mar, ou Paulo Maluf.

“VEJA” é a porta-voz da quadrilha tucana.

Ele está irado!


Roberto Requião mete o pau na mídia marrom! Ouçam! O governador reeleito pelo Estado do Paraná, Roberto Requião, em sua primeira entrevista coletiva após a vitória... Sobrou para a Folha de São Paulo, CBN,Mirian Leitão até Pedro Bial, entre outros. Requião não perdoou ninguém!! No Paraná, ele diz que "Sempre lutou contra os privateiros do Estado em defesa dos interesses da população mais carente, sempre teve um índice de aprovação de pouco mais de 75% no Estado, porém graças às calúnias e mentiras pregadas pelo jornal de imprensa marrom Gazeta do Povo (que é o jornal da RPC Rede Globo) quase viu a sua reeleição ultrapassada pela elite mentirosa, felizmente ele conseguiu vencer no segundo turno por pouco, pois a oposição que estava agindo de maneira cabulosa para comprar a vitória, acabou não conseguindo o que pretendia .". O mais interessante veio ao final da entrevista de Requião; Após essa coletiva, dezenas de carros da campanha com som, mais 3 caminhões de som, fora as dezenas de carros de simpatizantes, contornaram o quarteirão onde está instalada a RPC (Rede Globo) e TV. Gazeta do Povo. Todos tocavam a mesma música; Apesar de você do Chico Buarque, durante uma hora. Ao fundo dava para ouvir uma grande queima de fogos que durou cerca de 20 minutos.
Para encerrar o protesto, foi feito um ato de lavagem da calçada, em a frente a porta de entrada do Jornal O Globo... ..Vale a pena baixar o áudio para ouvir a entrevista coletiva. Clique no link: http://www.cbncuritiba.com.br/arquivo/download/Requiao%203.wma?PHPSESSID=5acd7aed57771a43aafb026a03aa76c3

Helena

O racista


Antes mesmo de tomar posse, o deputado federal eleito Clodovil Hernandez (PTC-SP) envolveu-se em mais uma polêmica. Depois de afirmar que participaria de barganhas políticas no Congresso, o estilista agora é acusado de racismo pela Federação Israelita do Rio de Janeiro, que entrou com uma interpelação judicial contra ele.Em entrevista à "Rádio Tupi", Clodovil disse que os judeus manipularam o holocausto e que os americanos forjaram o atentado de 11 de setembro de 2001. Ele também se referiu a um negro como "crioulo cheio de complexo".

Quarto deputado federal mais votado de São Paulo, eleito com 493.951 votos, Clodovil disse à rádio carioca que existe um "poder escuso, que está no subsolo das coisas". "As pessoas são induzidas a acreditar. Quando houve aquele incidente com as torres gêmeas lá não tinha americano nenhum e nem judeu", afirmou ele."Evidente que foi (armado) pelos próprios americanos, não seja idiota, é como o holocausto, você acha que não tinha nenhum judeu manipulando isso por debaixo do pano?", afirmou Clodovil. Em outro trecho da entrevista, o deputado eleito critica o que classificou como "mentalidade americana". Ele elogiou a decisão da Polícia Federal de confiscar os passaportes dos pilotos do Legacy, aeronave norte-americana que está sendo investigada por envolvimento no acidente com o Boeing da Gol, que provocou a morte de 154 pessoas. "Pela primeira vez os americanos vão passar sufoco por causa desse aviãozinho. Cento e tantas pessoas morreram por um acidente que foi causado por essa pretensão que eles têm de invadir o mundo como se fossem o centro do universo", criticou o estilista.

Racismo

Por esse motivo, Clodovil disse não ter nenhum interesse em visitar os Estados Unidos. Contou que da última vez se sentiu ofendido ao ser abordado por um guarda negro: "Na última vez que tive lá tinha um crioulo, no sentido pejorativo mesmo, cheio de complexo por coisas dele, eu não tenho nada com isso, que implicou comigo na Alfândega." A afirmação contra os judeus e negros provocou a indignação do presidente da Federação Israelita do Rio, Osias Wurman. "Não acreditei que ele fosse tão preconceituoso, principalmente porque pertence a uma minoria que também sofre preconceito", afirmou. Além da interpelação judicial - "para que ele confirme ou desminta" - Wurman enviou cópias do áudio da entrevista para a Secretaria Estadual de Direitos Humanos, a deputados estaduais e a Organizações Não-Governamentais ligados ao movimento negro.

O deputado federal eleito Walter Feldman (PSDB-SP) promete tratamento implacável com o também deputado federal eleito Clodovil Hernandes (PTC-SP) em função de declarações anti-semitas do apresentador.Feldman, que é judeu, chegou a falar em prisão para seu futuro colega. “Há uma legislação que impede a manifestação e defesa daquilo que o nazismo praticou. Tendo a confirmação do que ele disse, é o caso de prisão inafiançável”, defendeu.

Não é a primeira vez que Clodovil é acusado de racismo. Ele responde a dois processos criminais no Tribunal de Justiça de São Paulo. Ambos tiveram como origem uma queixa-crime da vereadora Claudete Alves (PT-SP), que foi chamada por Clodovil de "macaca de tailleur metida à besta", no programa de TV "A Casa é Sua", da rede TV, em 2004.

Helena

Bush cumprimenta Lula e pede “ajuda” para vencer eleição


O presidente dos Estados Unidos, George W. Bush,telefonou hoje para o Presidente e elogiou o desempenho de Lula nas eleições de domingo e, em tom de brincadeira, pediu que ele lhe repassasse um pouco da sua experiência.“Você teve uma vitória espetacular. Você tem que me dar um pouco do seu know how (experiência), porque estou precisando para ganhar agora”, disse Bush.

As eleições para o Parlamento nos Estados Unidos serão em novembro e o eleitor americano tem questionado, principalmente, a atuação dos Estados Unidos no Iraque. Com isso a popularidade de Bush vem caindo, o que pode dificultar a posição de seu partido nas eleições.

Lula também recebeu na manhã de hoje telefonema de cumprimentos do primeiro ministro da Grã-Bretanha, Tony Blair, a conversa de Lula com os chefes de governo foi sobre a Organização Mundial de Comércio (OMC) e formas de continuar trabalhando para aprimorar o comércio mundial.

Há pouco, o presidente deixou o Palácio da Alvorada para gravar pronunciamento à Nação que será transmitido hoje à noite em cadeia nacional de rádio e televisão.

Helena

O Blog em destaque


O Jornal Hora do Povo traz em sua edição de hoje a denuncia apresentada neste blog contra a Rede Globo.O blog “Os amigos do presidente lula” denunciou que a rede Globo montou uma farsa no debate entre os candidatos à Presidência com o objetivo de ajudar Geraldo Alckmin.Lembram dos "indecisos?. Um deles mentiu que precisava pegar 3 ônibus para estudar" Clicando aqui você vai ler a matéria do blog publicada no jornal. E acessando aqui você vai ler todo o contéudo do jornal Hora do Povo.

Na semana passada o Jornalista Sidnei Liberal do Portal Vermelho também citou em seu artigo " Liberdade da imprensa" parte de uma matéria publicada neste blog na qual informa que, Eliane Cantanhêde chefe da sucursal de Brasília da Folha é a mulher de Gilnei Rampazzo, um dos donos da GW, a produtora que cuidou das últimas campanhas eleitorais de Geraldo Alckmin e de José Serra

Eu quero agradecer também os Jornalistas da Revista Nova-E que nos dá a honra de ter um link do blog na página da Revista. Puxa vida.... muito muito obrigado! . Fico super feliz pela lembrança, ao mesmo tempo vejo minha responsabilidade aumentar, já que o blog cresceu e ganhou grande importância entre Jornalistas sérios como os do Jornal Hora do Povo, Portal Vermelho (PCdoB) e da Revista Nova-E, . E mais uma vez eu tenho que agradecer especialmente aos queridos leitores deste blog, sem vocês nada disso estaria acontecendo. Um grande beijo para todos vocês!

Helena

E viva os orkuteiros


Manifestantes pró-Lula disseram umas verdades para os jornalistas ontem em Brasília. Puxaram em coro o "Ou, ou, ou, a Veja se ferrou" e "O povo não é bobo, abaixo à Rede Globo".Os principais alvos foram a Rede Globo e a revista "Veja", mas houve também gritos contra os jornais, entre eles a Folha. o presidente da Fenaj diz bem-feito, e Marco Aurélio Garcia sugere que os meios de comunicação "auto-reflexão" sobre sua atuação na campanha.Ai funcionários da Globo com medo do povão se trancaram no caminhão da empresa, temendo represálias, além das verbais. Mas tudo bem, hoje os jornais dizem que quem fez o ato foram militantes que trabalham para o governo. Há! Há! Há! Eu estou sabendo que é mentira dos jornais. Quem fez a manifestação, em sua maioria, foram os orkuteiros cansados da imprensa marrom.

Helena

De bem com a vida


O governador reeleito de Minas telefonou ontem para Lula. "Ô, Aécio, pensei que você não quisesse mais falar comigo", disse o Presidente todo bem-humorado. Tucano e petista combinaram de se encontrar depois do feriado.

Diante dos números da votação em Minas, que recebeu do prefeito de Belo Horizonte, Fernando Pimentel, Lula se deliciou especialmente com um dado: os 73% obtidos em Juiz de Fora, terra de Itamar Franco que apoiou Alckmin.

Desespero


O PFL se agarra com todas as forças a uma de suas últimas tábuas de salvação após o naufrágio eleitoral: quer porque quer convencer o PSDB a lhe dar suporte para disputar a presidência do Senado.Para se contrapor ao esperado crescimento do PMDB, que ameaça lhe tomar o posto de maior bancada, o PFL incentiva o partido aliado a engrossar suas fileiras. Os tucanos cortejam Mozarildo Cavalcante (PTB-RR). O PFL também tentou convencer Leonel Pavan (PSDB), vice-governador eleito de Santa Catarina, a não se diplomar para votar na eleição da Mesa, em fevereiro. Pavan disse não, mas prometeu deixar a vaga com Selma Wesphtal, que se filiaria ao PSDB, em vez de passá-la a Neuto de Conto (PMDB).

Curtas e boas

Lula em quatro redes
Enquanto Ricardo Boechat, do "Jornal da Band", bradava "entrevista exclusiva com o presidente Lula", Fátima Bernardes anunciava, quase humildemente, "um dos compromissos do presidente Lula hoje vai ser uma entrevista ao vivo no "Jornal Nacional".E foi para o "Jornal da Record" que falou primeiro, com perguntas sobre crescimento e, claro, "o fim da era Palocci", repisadas depois por Franklin Martins na Band. Para Lula, não tem fim de era, foi só uma "produção independente" do ministro Tarso Genro.

Ele falou aos quatro telejornais, nova estratégia que foi até manchete na Folha Online. E que contrastou muito com a cobertura pós-eleição de 2002, então com entrevistas exclusivas para "Fantástico" e depois "JN", na bancada. Nas palavras de Lula, no discurso da vitória, domingo, "eu disse a vocês [jornalistas] que ia mudar o meu comportamento com a imprensa".

ANTES E DEPOIS Diz a Reuters Brasil que "o presidente decidiu dirigir-se primeiro aos eleitores" e só "depois agendar interlocução com partidos, governadores". Daí as entrevistas e, para hoje, o pronunciamento em cadeia de rádio e televisão -sobre "as possibilidades que se abrem agora para o país".E hoje, segundo a Folha Online, haveria "também a expectativa de uma entrevista coletiva para a imprensa".

O PRIMEIRO EDITORIALO francês "Le Monde" saiu ontem à tarde com o primeiro editorial da reeleição -sob o título "Os desafios de Lula 2".Saiu dizendo que "é preciso saudar a ampla vitória de Lula da Silva". Na região "tentada pelo nacional-populismo de Chávez, a reeleição prova que a social-democracia é uma via que pode ser bem-sucedida". O mandato inicial conseguiu "principalmente casar, com pragmatismo, a ortodoxia econômica com o social".

"HOSTILIDADE EXTRAORDINÁRIA"Nos canais de notícias pelo mundo, lá estava Lula ontem no Telesur, , mas sobretudo -e repetidamente- na CNN, que falou em "vitória esmagadora", "festa no Brasil" e "um sonoro "sim" para o presidente Lula". Na BBC também, expressões como "vitória decisiva" ou "segunda vitória esmagadora" -que "foi ainda mais marcante porque Lula enfrentou hostilidade extraordinária da elite política tradicional e de muitos dos aliados dela na mídia".(Nelson de Sá)

Vitória de Lula era esperada por líderes estrangeiros


Mandatários e presidentes de diversos países salientaram votação histórica do Presidente Lula. O presidente francês, Jacques Chirac, felicitou ontem o Presidente Lula por sua reeleição após uma "votação histórica" e o convidou a continuar contribuindo nos grandes assuntos internacionais. "Quero expressar o quanto me alegro com seu êxito. Não estou surpreso porque pude comprovar, durante minha visita de Estado, a amplitude do trabalho que o senhor alcançou, sobretudo para fazer do Brasil um país mais justo", disse o presidente francês em mensagem enviada a Lula após sua vitória.

Chirac destacou também "a imensa popularidade" de Lula, conquistada com a "ação inovadora e determinante a serviço dessa grande causa". "A escolha de seu povo augura um período no qual seu grande país, prosseguindo o esforço de modernização que o senhor empreendeu amplamente, consolidará os progressos conseguidos", indicou Chirac, que assinalou que as empresas francesas presentes no Brasil "estão dispostas" a apoiar o trabalho de Lula.

O governo dos Estados Unidos felicitou o Presidente reeleito Lula e disseram que o pleito de domingo é uma demonstração "da liberdade no hemisfério ocidental". Edgar Vásquez, porta-voz do Departamento de Estado americano, lembrou que esta é a quinta vez que o Brasil realiza eleições livres desde o restabelecimento da democracia. "É uma demonstração da força da democracia e da liberdade" nas Américas, disse Vásquez, acrescentando que o governo americano deseja trabalhar com o Executivo brasileiro.

A reeleição do Presidente Lula é um fato "muito importante para o projeto de integração de nossa América", assinalou ontem o presidente venezuelano, Hugo Chávez. O presidente venezuelano explicou, durante a inauguração de um centro de formação técnica em Caracas, que essa importância vem da gigantesca dimensão do Brasil. Chávez acrescentou que a vitória de Lula aconteceu apesar do trabalho realizado pelos setores da direita para impedir sua reeleição. "O capitalismo imperialista estava empenhada para tirar Lula, mas aí está o povo do Brasil ratificando-o".

O governo do México também parabenizou o povo brasileiro pelas eleições deste domingo e o candidato ganhador, o Presidente Lula. Os cumprimentos foram dados por Rubén Aguilar, porta-voz do presidente mexicano, Vicente Fox.

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, também enviou ontem uma mensagem de felicitação ao presidente Lula por sua reeleição. "Estou convencido de que sua reeleição como chefe do Estado brasileiro servirá, sem dúvidas, para a ampliação dos nexos construtivos em diversos planos e mutuamente vantajosos em nome dos povos de nossos países", disse Putin em sua carta.

O presidente russo destacou "com satisfação" o "desenvolvimento das relações de amizade entre Rússia e Brasil" e a orientação de ambos os países rumo a uma "associação estratégica permanente".

O chanceler da Argentina, Jorge Taiana, felicitou o do Brasil, Celso Amorim, pela vitória de Lula no segundo turno das eleições presidenciais , disseram ontem fontes oficiais. No domingo, Taiana se manteve em contato com Marco Aurélio Garcia, assessor de Lula para assuntos internacionais, e com Amorim, a quem felicitou após a oficialização da reeleição do chefe do Estado por uma ampla margem de votos frente a Alckmin, assinalaram fontes diplomáticas à agência oficial Télam.

O rei Muhammad IV do Marrocos enviou ontem uma mensagem de felicitação ao Presidente Lula por sua reeleição e lhe expressou seu desejo de aumentar a cooperação entre os dois países. "A renovação, pelo povo brasileiro, da confiança em sua direção clarividente demonstra, sem dúvida alguma, a grande consideração daquele pelas conquistas que o senhor lhe permitiu alcançar em diferentes âmbitos, na via do progresso e do desenvolvimento global", disse o monarca marroquino em sua mensagem a Lula.

Para o presidente da Bolívia, Evo Morales, a reeleição do presidente Lula confirma a "linha de mudança" decidida pelo povo brasileiro. Morales deu as boas-vindas à vitória de Lula depois de o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) confirmar que o Presidente foi reeleito com mais de 60% dos votos. O líder boliviano disse, em declarações divulgadas pela Agência Boliviana de Informação (Abi), que o apoio obtido por Lula "ratifica a vocação de mudança do povo brasileiro e o desejo de continuar avançando com os governos progressistas da região na construção da pátria grande latino-americana".

O presidente do Parlamento Europeu (PE), Josep Borrell, parabenizou ontem o presidente Lula por sua vitória nas eleições presidenciais brasileiras e convidou-o para uma visita na casa. Num comunicado, Borrell destacou a "grande confiança" demonstrada pelo povo brasileiro em Lula e opinou que essa vitória "constitui uma garantia para a continuidade do processo de reformas sociais que iniciou no seu primeiro mandato".


Helena

Uma prefeitura desgovernada pelo tucano


Na prefeitura de Cidade Ocidental Goiânia(GO), o dinheiro público não é tratado da melhor maneira. O Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) sugeriu a intervenção na cidade do Entorno do Distrito Federal porque as prestações de contas — de janeiro até agosto — não eram entregues no prazo. Obras de urbanização para beneficiar 693 famílias da periferia estão paradas porque a prefeitura está com o nome sujo no Cadastro dos Inadimplentes (Cadin) do governo federal. Até cheque sem fundo a empreiteira teria recebido dos administradores locais.

Para coroar um histórico de práticas não recomendáveis, só agora o Executivo enviou o projeto da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para 2007. O texto deveria estar na mão dos vereadores em abril — motivo pelo qual o Ministério Público de Goiás (MPGO) pediu explicações ao prefeito Plínio Rodrigues de Araújo (PSDB). A oposição(?) pediu à Controladoria Geral da União (CGU) uma auditoria no município.

De acordo com o conselheiro do TCM Jossivani Oliveira, só agora a prefeitura entregou as prestações de contas exigidas desde o início do ano. “Era o único dos 243 municípios de Goiás que não havia feito isso. Agora, vamos verificar os balancetes e fazer inspeção in loco”, comentou. Jossivani explicou que, como finalmente o município informou onde gastou os impostos dos moradores, não há mais chances de intervenção. Mas Araújo está sujeito a multas para cada mês em que os balancetes foram entregues fora do prazo — valores que variam entre R$ 4 mil e R$ 96 mil. A oposição bem que podia investigar também a Bolsa OVG, eleitoreira da dona Valéria Perilo e as faculdades do Marconi Pirilo (PSDB), , sendo que em uma delas tem como testa de ferro um casal de político do PFL.

Helena

Atrás do palanque


O senador José Maranhão (PMDB), candidato derrotado ao governo da Paraíba, disse ontem, em entrevista coletiva, que não reconhece a vitória do governador Cássio Cunha Lima (PSDB). Segundo Maranhão, Cunha Lima só foi eleito “por força da compra de voto”. Cunha Lima obteve 51,35% dos votos. Maranhão ficou com 48,65%. De acordo com o senador, a compra de votos “está comprovada na distribuição de milhares de cheques da Fundação de Ação Comunitária (órgão do governo do estado), em plena campanha eleitoral, e nas reiteradas apreensões de caixas e envelopes de dinheiro vivo às vésperas e no dia do pleito”. Maranhão disse que já recorreu ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE) solicitando a cassação do registro da candidatura, do diploma e do mandato do governador, a quem acusa de compra de votos e de abuso do poder político, econômico e de mídia.

Do outro lado tem mais protesto contra a imprensa, dessa vez do governador reeleito do Paraná, Roberto Requião (PMDB), em entrevista ressaltou ontem ter aprovação de 75% da população. Requião voltou-se contra a imprensa durante toda a entrevista. O governador chegou a insinuar que os jornalistas deveriam ser presos. "Num estado com Justiça Eleitoral mais pesada e mais atenta estariam todos na cadeia", atacou. O governador, que declarou apoio ao Presidente Lula apenas uma semana do segundo turno, foi evasivo ao ser interrogado sobre o segundo mandato do Lula. "Espero que o segundo governo do Lula seja o governo que eu sonhei na primeira eleição".

Helena

Lula faz pronunciamento hoje


O Presidente Lula está preparando um pronunciamento sobre as eleições de domingo e seu segundo mandato que deve ser transmitido em rede de rádio e tevê hoje, informaram duas fontes do governo. "Será uma fala curta, sobre o significado da reeleição e as possibilidades que se abrem para o país nos próximos quatro anos", disse uma das fontes . Lula também deve conceder uma entrevista coletiva na terça ou na quarta-feira.O Presidente decidiu dirigir-se primeiro aos eleitores e à sociedade para depois organizar uma agenda de interlocução com governadores, partidos políticos e movimentos sociais, como anunciou no domingo, em São Paulo, na primeira entrevista após as eleições.

Ao deixar para a próxima semana os contatos institucionais (não está descartada uma reunião com governadores), Lula procura manter o controle da agenda política e adiar as pressões em torno dos acordos partidários e da formação do futuro governo, disseram as fontes palacianas.Na entrevista de domingo, o Presidente anunciou que, no segundo mandato, terá um controle maior sobre a coordenação política. No início do primeiro governo, o ex-ministro José Dirceu chegou a ser visto como uma espécie de primeiro-ministro informal de Lula.

"Nós vamos ter a mesma coordenação política, mas posso dizer que eu pessoalmente irei interferir mais nessas negociações", disse o Presidente na entrevista. Ele também quer, segundo as fontes, esvaziar especulações em torno de um "pacto político" com a oposição. Para os auxiliares de Lula, os 58 milhões de votos obtidos no domingo conferem ao presidente legitimidade para dialogar com os partidos sem necessidade de pactos."Chamarei todo mundo para conversar e, se as pessoas não quiserem, que digam por que não querem conversar", disse o presidente no domingo.

Lula, segundo assessores, está telefonando para os governadores eleitos e reeleitos no segundo turno para cumprimentá-los, como fez com os 17 vitoriosos na primeira rodada. Pela manhã, o Presidente falou com Eduardo Campos (PSB), de Pernambuco, e Ana Julia Carepa (PT), do Pará.Até amanhã, o Presidente Lula pretende tratar da agenda interna do governo com a ministra da Casa Civil, Dilma Roussef, e os ministros da Fazenda, Guido Mantega, da Secretaria-Geral da Presidência, Luiz Dulci, e das Relações Institucionais, Tarso Genro. Na quinta-feira, sai para uma viagem de repouso durante o feriado de Finados.


Helena

Tucano voa baixo na Bahia


Na Bahia, os eleitores Baiano contam que, um dos motivos que os levaram a votar em Lula, Além do cansaço com um projeto de governo do PFL, que se desgastou, seria o fato que se votassem em Geraldo Alckmin (PSDB) prejudicaria o governador eleito Jaques Wagner (PT), porque o tucano era aliado do senador Antonio Carlos Magalhães, que não facilitaria a vida do adversário petista no estado. Resultado: no segundo turno, Lula melhorou sua performance e alcançou 78,08% dos votos válidos baianos, ampliando em 12 pontos percentuais o desempenho da primeira etapa da disputa. Obteve uma margem de 3.731.897 votos a mais que o tucano, que voou baixo na Bahia, tendo um total de 1.456.417 votos.

Helena

Argentina festeja eleição de Lula


A Argentina já comemorava a reeleição do Presidente Lula,mas respirou ainda mais aliviada quando escutou as palavras do Lula em sua primeira entrevista depois de reeleito. Lula citou a relação de "confiança" com a Argentina, disse que o presidente argentino, Néstor Kirchner, é um aliado estratégico, e ressaltou que está comprometido com a integração entre os países do Mercosul.Era exatamente o que o país vizinho esperava ouvir. Nos principais jornais argentinos, títulos chamavam a atenção para o "grande triunfo" do petista e mostravam um Lula sorridente em belas fotos coloridas.

"La Nación", "Clarín" e "Página/12", os três principais jornais diários do país, destacam a "alegria" argentina diante da vitória de Lula. A explicação é simples: o discurso tucano que, do lado brasileiro, agradava à Fiesp, era considerado como um pesadelo pela UIA (União Industrial Argentina), que, no cenário argentino, tem importância política equivalente à da entidade paulista.Para os industriais argentinos, uma vitória de Geraldo Alckmin seria um "risco para a economia" de seu país. Já Lula era visto como "um homem comprometido com a industrialização da Argentina". Segundo o empresariado, a defesa do Lula se deve ao fato de que Lula, para manter o Mercosul unido, assumiu o custo de apoiar salvaguardas que possibilitaram a adaptação competitiva no comércio dos dois países.

Helena

Cadê o povo?


Vários jornais de hoje,se lamentam que foram hostilizados por militantes petista. Interessante notar as notícias que estão sendo vínculadas na mídia. Se tem festa para Lula em Brasília, os jornalistas dizem; a militancia que fez a festa. Se Lula é recebido com abraços por onde passa, para os jornalistas os abraços veio da militancia. Incrivel, nunca é o povo, tudo é a militancia. Nos jornais de hoje são os militantes do PT que foram saudar a chegada do Presidente Lula à cidade hostilizaram a imprensa pela cobertura tendenciosa durante o processo eleitoral.

Quanto ao povão que esteve em Brasília para ver Lula, nem uma palavra. Era só os miliantes.Enquanto o presidente comentava a vitória nas urnas diante das câmeras, em frente ao Palácio da Alvorada, o povo gritava em coro: "Eu, eu, eu, a Rede Globo se f..." Na briga para se aproximar do presidente, muitos dos presentes chegaram a gritar para os seguranças: "Tira a imprensa, tira a imprensa." .A frase mais ouvida contra a imprensa ontem era; "A ditadura matava com baionetas, a imprensa hoje mata com a língua".. Um mais exaltado disse que não iria tolerar perguntas "provocativas" ao ídolo Lula." Receberam vaias de repórteres que resolveram responder aos manifestantes .

À tarde, durante entrevista coletiva do Marco Aurélio Garcia, os jornalistas voltaram a ser hostilizados. Garcia condenou o comportamento dos militantes. "Se houve qualquer manifestação de intolerância, tem nossa condenação. Todos sabem que muitas vezes divergimos sobre o comportamento da imprensa, mas nunca a ponto de negar o papel que ela tem." Mesmo assim, sugeriu que os meios de comunicação façam uma "auto-reflexão" sobre sua atuação na campanha. Para Marco Aurélio Garcia, esse sentimento de crítica à mídia “atravessa uma parte dos jornalistas nas redações.” E acrescentou: “Tenho informações disso e sei que existem instituições da sociedade civil preocupadas. Da mesma forma que sei que há movimentos crescentes de consumidores de órgãos de imprensa que estão manifestando a sua inconformidade através do cancelamento de assinaturas”. Certamente ele não está se referindo aos veículos que puxam o saco do governo. Para os petistas, todos os jornais e revistas seriam cartilhas. Cartilhas capitais.

Helena

Uma formiguinha que incomoda o elefante


Bom dia Leitor! Eeeeee hoje eu estou muito, mas muito feliz da vida. Imagina você leitor que este humilde blog conseguiu mexer com os "poderosos" de Piracicaba?! Ebaaaa! Vivaaaa nós! Eu explico o motivo da minha alegria; Ontem eu denunciei as placas da contrutora concivi do sanguessuga, Abel Pereira, amigo do prefeito Barjas Negri(PSDB-Piracicaba). As placas anunciam obras que simplesmente não existem. Pois bem. Hoje eu recebi um e-mail comunicando que ainda ontem, um caminhão da prefeitura esteve no local e retirou uma placa que anunciava a construção de uma escola no bairro Alvorada, Construção essa que não existe. Como diz o nosso "amigo" Geraldo. O prefeito acha que está bom, "pra mim não tá" Eu quero que os deputados e vereadores do PT acordem pra vida e deixem de comer na mão do prefeito do PSDB e passe a fiscalizar os atos do Abel Pereira e do seu Barjas Negri.Se o prefeito, se apressou em mandar retirar a placa e porque ali tem alguma coisa errada, ou será que não?

Outra coisa; Não adianta me mandar e-mail com críticas do tipo" Você está fazendo denúncias porque quer ser candidata" Eu só tenho a dizer a você o seguinte:Não serei candidata a nada, para sua sorte. Mesmo porque não sou Piracicabana e sim Santista. Você é tão acostumado a "trabalhar" para seus próprios interesses, pensa que todos são iguais a você. Você só visita a periferia da cidade quando precisa de votos dos pobres, ai, pega criancinha no colo, dá tapinha nas costas do pobre, quando se elege não sabe mais onde fica a periferia.E...fica calminho. Muitooooo calminho, caso contrário vou contar todos os seus podres.

Helena

segunda-feira, 30 de outubro de 2006

Enfim uma boa manchete


Eu gostaria de chamar atenção do leitor para a manchete do Jornal o dia do Rio de Janeiro. vejam:" O povo não é bobo e elege Lula de novo"(aqui) A charge é maravilhosa. Lula cozinhando o chuchu e ao lado outra manchete " O Brasil deixa o homem trabalhar de novo" O leitor desavisado pode achar que trata-se de um jornal de responsabilidade de governistas. Mas não é. Vale a pena acessar e clicar no informe do dia para virar as páginas.
Helena

Só lembra o que interessa...


Eu presto atenção no que eles dizem, mas eles nunca dizem nada...Alexandre Garcia estava comemorando no Jornal Hoje da Globo. Eeeeee o Lula apoiou Roseana Sarney, mas Roseana não ganhou..Obaaaa! Yupe! Viva!!.Alexandre estava inconsolável, não engoliu a derrota do Geraldo, estava procurando explicações . O Alexandre Garcia disse que foi a Bolsa-Família e ganho crescente de renda dos mais pobres que deram a vitória a Lula. Pior foi a análise final; Disse ele que o Geraldo Alckmin massacrou Lula nos debates e o povão ficou do lado do Lula porque ele apanhou. Muiiiiiito ridículo. Pra quem se diz inteligente deveria ter mais cuidado com as abobrinhas que fala. Deveria deixar passar o calor da derrota para falar de cabeça fria. Besteiras Alexandre. O Presidente Lula também apoiou para governador de Pernambuco o ex-ministro da Ciência e Tecnologia do governo Lula Eduardo Campos (PSB), que segundo as pesquisas estava sempre em terceiro lugar. Eduardo Campos foi para o 2º turno e ganhou a eleição .Hoje o governador eleito declarou" Lula e eu fizemos a aliança dos agredidos. Eeeeeee! Ebaaaaa! Mas isso Alexrandre Garcia esqueceu de mencionar.

E por falar em Alexandre Garcia! Nossa!!! è mesmo....Lembrei da tia Hebe Camargo. Hoje é dia da senhora fazer seu programa! Vai ser ótimo ver dona Hebe fazendo comentários ridículos!!!Pra quem acha que a Dona da Daslu é inocente e que a polícia devia é ir atrás de bandido (ela acha que sonegar impostos não é crime ...) tô até imaginado a pérola que vai sair!!! Na certa ela não vai falar: O Presidente Lula é uma gracinha, não é mesmo?... Alguém sabe me dizer qual é a utilidade da Hebe Camargo?

Helena

Leitor do blog diz: Deixa o Lula descansar


DEIXA O LULA DESCANSAR
Depois de meses de batalha, sendo chicoteado e humilhado pela mídia negra da oposição, LULA merece uns dias para esfriar a cabeça e descansar o corpo para depois voltar novamente as suas atividades.Deixa o homem descansar...(Romualdo D. Borges)

Demorô hein Marcelo!


Veja o que diz Marcelo Beraba Ombudsman da Folha sobre o caso dossiê: Tem razão a coluna de Jânio de Freitas de domingo ("Iguais, mas diferentes") quando avalia que o tratamento dado pelos meios de comunicação (e pela Polícia Federal) à trama armada em Pouso Alegre, Minas, que envolve o PSDB, não está merecendo dos jornais o mesmo tratamento que deram ao envolvimento do PT no dossiê dos Vedoin. O caso de Pouso Alegre já sumiu das páginas. Hummm Marcelo, só contaram pra você! E ai! vai tomar providências?


Helena

[!] Foco: Elite peessedebista atribui vitória de Lula à falta de informação do "povão"


Repórter da Folha de S. Paulo flagra, em Higienópolis, a desolação preconceituosa de tucanos. Enquanto rolava a votação um jornalista circulou pelo bairro onde moram FHC, José Aníbal, Aloysio Nunes Ferreira e Paulo Renato Souza, entre outros. Ignorantes em relação ao mapa político, eleitores do PSDB dizem que Lula só teve o voto dos nordestinos. Leia mais a matéria de título " Elite peessedebista atribui vitória de Lula à falta de informação do "povão" aqui se for assinante. Ou aqui o texto reproduzido da Folha aqui.

Helena

Jucelino da Luz: O profeta inútil

Clique na foto para ampliar

O professor, vidente e picareta nas horas vagas,Jucelino da Luz - paranaense de 45 anos também conhecido como Garganta de Fogo e dono de um currículo paranormal que inclui previsões sobre atentados como o do 11 de setembro, sobre os supostos grampos colocados nos telefones do presidente do Tribunal Superior Eleitoral (jamais confirmados e contestados pela PF), Marco Aurélio de Mello(outro picareta), e até quanto ao câncer superado pela apresentadora Ana Maria Braga - escreveu em abril de 2003 uma carta ao Presidente Lula em que alertava que o vencedor do pleito de 2006 seria o então governador paulista Geraldo Alckmin. A premonição de Jucelino da Luz foi durante a campanha de Geraldo o maior fator de otimismo enquanto, a oposição no Congresso se empenhava em questionar a diferença entre Lula e Geraldo Alckmin apontada nas pesquisas e alavancar ao máximo possível a votação do tucano, de olho no saldo político do segundo turno.

Ontem pela manhã o picareta Jocelino apareceu na EPTV de Campinas para dizer "Há dentro dessas muitas outras razões, que levará o Ilustre Presidente vir a perder as eleições , por uma margem de 67% de votos contra a sua pessoa, demonstrando assim, que hoje o que vale é lá nas urnas a decisão final e, não adianta gastar milhões que não resolverá o problema porque quem conduz tudo isso é Deus, e não à vontade dos homens." Claro que não perdeu a chance de fazer seu markenting;Você pode se comunicar com o Professor Jucelino via e-mail jucelinopremonicao@ig.com.br e jucelinopremonicao@yahoo.com.br ou pelo telefone: (19) 3824-5861. Em tempo: apesar de alguns acertos em outras áreas, política não parece ser o forte do vidente. Ele anteviu as vitórias de Germano Rigotto, Lúcio Alcântara e Paulo Souto, respectivamente para os governos do Rio Grande do Sul, Ceará e Bahia. Todos foram derrotados em primeiro turno. (Clique aqui para ler mais cartas de Jucelino). Ah e tem também uma carta do picareta chefe o Bruninho Surfistinha dizendo" Pelo amor de Deus não me abandone" aqui


Helena

Lula é recebido em Brasília com o tema da vitória de Ayrton Senna


O Presidente é recebido por militantes com bandeiras e carro de som; banda da Aeronáutica toca tema da vitória de Ayrton Senna

O Presidente reeleito Luiz Inácio Lula da Silva distribuiu beijos e abraços a cerca de 3000 pessoas que o aguardavam na manhã desta segunda-feira (30) em frente à Base Áerea de Brasília. Lula foi recebido pela banda da Aeronáutica, que tocou a música tema usada nas vitórias de Ayrton Senna na Fórmula 1 e pela "Aquarela do Brasil", de Ary Barroso.

Lula chegou por volta das 11h e estava acompanhado da primeira-dama Marisa Letícia. Na entrada da base, os dois desceram do carro-oficial para falar com os militantes petistas que usavam camisetas do PT, empunhavam bandeiras e cantavam para saudar Lula. Um carro de som estava estacionado tocando as músicas da campanha vitoriosa. O comboio presidencial seguiu para o Palácio da Alvorada onde mais mais pessoas aguardam o presidente reeleito. Lula deixou o apartamento em São Paulo por volta das 8h30 e seguiu para o aeroporto de Congonhas.Segundo a assessoria do presidente, Lula deve ficar no Palácio da Alvorada até as 15h. O presidente vai passar parte do dia em ligações internacionais e a governadores eleitos.

- Leia a íntegra do primeiro discurso de Lula

- Clique aqui para ler a retrospectiva completa da carreira política de Lula

- Veja galeria de fotos com a trajetória do presidente desde os tempos de militância.

- Assista a vídeos da eleição aqui

- Veja aqui o resultado completo da votação, estado por estado

Helena

VIVA LULA E VIVA O SÁBIO POVO BRASILEIRO


E VIVA O CHICO BUARQUE!

Vai passar nessa avenida um samba popular
Cada paralelepípedo da velha cidade essa noite vai se arrepiar
Ao lembrar que aqui passaram sambas imortais
Que aqui sangraram pelos nossos pés
Que aqui sambaram nossos ancestrais
Num tempo página infeliz da nossa história, passagem desbotada na memória
Das nossas novas gerações
Dormia a nossa pátria mãe tão distraída sem perceber que era subtraída
Em tenebrosas transações
Seus filhos erravam cegos pelo continente, levavam pedras feito penitentes
Erguendo estranhas catedrais
E um dia, afinal, tinham o direito a uma alegria fugaz
Uma ofegante epidemia que se chamava carnaval, o carnaval, ocarnaval
Vai passar, palmas pra ala dos barões famintos
O bloco dos napoleões retintos e os pigmeus do boulevard
Meu Deus, vem olhar, vem ver de perto uma cidade a cantar
A evolução da liberdade até o dia clarear
Ai que vida boa, o lelê, ai que vida boa, o lalá
O estandarte do sanatório geral vai passar
Ai que vida boa, o lelê, ai que vida boa, o lalá

BIRA E LULA
Quero dizer que estou muito feliz pela vitória, torço pra que o Lula faça um governo ainda melhor, com menos petistas trapalhões e mais gente competente. Espero que ele consiga agradar a todos, até aos que não votaram nele. Com uma mídia tão imparcial, não tem, ao meu ver, como eu ficar imparcial.

MEU GIBI DO LULA
http://www.universohq.com/quadrinhos/n03092002_02.cfm
Pois é... Foi uma honra ter feito esse gibi há 4 anos e foi uma honra ser relembrado no fotolog Tupinanquim ontem.
http://fotolog.terra.com.br/tupinanquim10:91

Ganhar dos tucanalhas, pefelentos e mídia golpista não tem preço!
VIVA LULAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

(Bira Dantas)

Até quando teremos que aguentar esse traste chamado Marco Aurélio de Mello?

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral, ministro Marco Aurélio de Mello, disse “achar factível” a cassação do registro da candidatura do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, mesmo tendo sido ele reeleito.Para o leitor lembrar o TSE abriu processo a partir de representação do PSDB e do PFL sobre o episódio do dossiê. Se restar comprovada captação ou gasto ilícito na campanha petista, a Lei Eleitoral prevê a negação do diploma ao eleito ou sua cassação, se já outorgado. “O fato consumado tem apelo relativo para a Justiça, “O tribunal se pronuncia ante provas e ante o direito posto, pouco importando as circunstâncias reinantes.” disseo picareta Marco Aurélio.

O processo no TSE vem sendo chamado de “terceiro turno” e causa intenso desconforto entre os aliados de Lula. Um parlamentar com amplo acesso ao gabinete presidencial, em conversa , disse sem meio-termo que, “se o TSE entrar no jogo da oposição, o Lula convoca o povo e isso aqui vira uma Venezuela”. A referência à Venezuela diz respeito à tentativa de golpe contra o presidente Hugo Chávez, ocorrida em 12 de abril de 2002. Na época, o país estava em meio a uma grave crise política e franca oposição do empresariado ao governo. Um grupo de militares marchou sobre o Palácio Miraflores e anunciou a “renúncia” do presidente. Apoiado pela massa da população, entretanto, Chávez reapareceu no dia 13 de abril, reuniu tropas fiéis e reassumiu a presidência.

Desvirtuamento

Sobre a possibilidade de o tribunal tirar o mandato ganho nas urnas, o ministro Marco Aurélio de Mello tem evocado a entrevista do próprio Lula dada há duas semanas. “O presidente disse que está sujeito à Lei Eleitoral e que, se houve algum erro, terá que ser punido”, repete. Na entrevista que concedeu ontem à noite, Mello passou seu recado. “Não existe terceiro turno. O que existe é a conclusão da Justiça Eleitoral sobre um desvirtuamento.”

Relator do processo no TSE, o corregedor do tribunal, César Asfor Rocha, informou que ainda pretende ouvir 20 testemunhas antes de decidir se recebe ou não recebe a representação da oposição. Perguntado sobre quando pretende se pronunciar, ele respondeu que “eventualmente” pode fazê-lo antes de 1º de janeiro de 2007, data da posse presidencial.

Helena

Perguntar não ofende!


Eu quero saber onde estão os vereadores e deputados do PT da cidade de Piracicaba.Está na hora dos senhores acordarem para a vida, e honrar os votos que receberam dos Cidadãos Piracicabanos. Não é possível que vocês, não estajam vendo as ruas da cidade repletas de placas da construtora Concivi do seu Abel Pereira,amigo do seu Barjas Negri(PSDB), anunciando construção de obras que simplesmente não existem.Que tal vocês trabalharem só dois minutinhos para dar uma passadinha lá no bairro do Alvorada para confirmar a denúncia?Ah! tá, os senhores só vão á periferia quando precisam de votos não é mesmo?

Helena

Fica Márcio!


O ministro da Justiça, Márcio Thomaz Bastos, declarou ontem que essa decisão de sair ou ficar,é uma coisa que depende do Presidente. Estou programado para ficar quatro anos. Fiquei esse tempo e gostei muito. Nem sei como pude viver sem ter sido antes ministro da Justiça, mas acho que terminei o meu termo de quatro anos. Eu não conversei com Lula. Mas, desta vez,Márcio Thomaz Bastos, insinuou que pode rever a decisão se Lula pedir para que ele continue à frente do ministério.O ministro chamou de armação a denúncia da secretária do PSDB de Pouso Alegre (MG), Rosy Pantaleão, de que um padeiro da cidade teria entregue cerca de R$250 mil a Hamilton Lacerda, para a compra do dossiê.
- É uma coisa séria. Foi uma armação na véspera da eleição e está sendo apurada pela Polícia Federal.

Helena

Um governo bem avaliado

Em 2002, Lula, embalado por apoios que iam dos sindicatos aos grandes empresários. Venceu no segundo turno, com 61,2% dos votos. Em 2006, chegou à eleição fustigado por meses de denúncias na imprensa e oposição. Venceu no segundo turno, com 60,8% dos votos. Como explicar que ele tenha mantido seu patrimônio eleitoral, apesar de toda a crise política? A resposta está na avaliação do governo.

Uma semana antes da eleição, a pesquisa do Datafolha mostrou que ele obteve os maiores índices de aprovação desde que o instituto começou a investigar a popularidade dos presidentes. Nada menos que 53% dos eleitores consideravam o governo “ótimo ou bom”. Outros 32% o classificavam como “regular” e apenas 15% como “ruim ou péssimo”. Reeleição é um plebiscito, uma avaliação do governo. Pela lógica política, um governante com esses números tinha toda a chance de ser reeleito.

Lula percebeu isso cedo. No final de 2005, quando os ministros desesperavam-se com a repercussão política da crise do mensalão, ele dizia: “O que decide eleição é o governo. Se o governo estiver bem, não adianta a oposição gritar”. A oposição não entendeu. Ao decidir concentrar sua campanha em ataques e denúncias contra o governo, tentou mobilizar um Brasil dizendo que o povo estava indignado com os escândalos. Um país indignado não dá ao governo 53% de “ótimo ou bom”. A oposição fez campanha para um país que não existia.


Helena

É Lula lá. Nos jornais do exterior

Todos os jornais de hoje elogiam Lula ao falar da vitória. Calma gente, a imprensa Brasileira não mudou. Quando eu digo todos, são todos os jornais do exterior. O Jornal Francês "Le Monde" tem a manchete de título " Os Brasileiros dão uma grande vitória à Lula no segundo turno" O texto informa que "A partir do anúncio dos resultados, vários milhares de pessoas começaram a fazer a festa na avenida Paulista, principal avenida de São Paulo. Ao som de refrões da campanha eleitoral – “Olé, Olé, Olé, Ola, Lula, Lula!" e “Lula outra vez com a força do povo!" – no meio de um concerto de buzinas".

O Argentino "El País" destaca parte da entrevista de Lula ontem" A vitória não é de Lula, não é de nenhum partido político. A vitória é eminente da sabedoria do povo Brasileiro“ .

O "La Nación" cita a frase dita por Lula: “Governaremos para todos, mas os pobres terão preferência.”

Já o The Financial Times , "Washington Post" e "New York Times"diziam que foi "facilmente", "vitória fácil", até "esmagadora" (landslide).Antes, já davam a reeleição por certa e arriscavam por quê. Para Larry Rohter, do "NYT", o presidente colou no opositor a marca de quem só fala de corrupção. Monte Reel, do "WP", destacou o Bolsa Família, que vem de ser "exportado aos EUA, como anunciou o prefeito de NY".

Corriere Della Sera
O site do principal jornal italiano foi um dos primeiros a inserir a reeleição de Lula na página principal, destacando que o resultado do pleito não surpreende.

El Universal
Festa gigantesca – O jornal venezuelano fez da reeleição de Lula, aliado do presidente Hugo Chávez, a principal notícia da noite em seu site na internet. “Uma festa gigantesca estava preparada para celebrar o triunfo de Lula na Avenida Paulista, em São Paulo, coração econômico e financeiro do Brasil”, diz a reportagem. Entre os trunfos do vitorioso, El Universal citou “os programas sociais que tiraram milhões da pobreza e renderam (a Lula) apoio decisivo nas regiões Norte e Nordeste”.

BBC
Vitória sonora – O site da emissora inglesa pública de rádio e TV anunciou a “vitória sonora” do presidente Lula, afirmando que ela é fruto da atenção dada às populações mais pobres e à melhoria dos indicadores econômicos.

CNN
Denúncias insuficientes – Durante toda a noite, a notícia sobre a reeleição do presidente brasileiro foi o destaque no site da edição internacional da principal rede de TV norte-americana. A CNN reproduziu um trecho do discurso de Lula logo após a confirmação da vitória, quando Lula disse que o segundo mandato será melhor que o primeiro. Segundo a rede de TV, Alckmin insistiu nas acusações de corrupção contra o Presidente, mas elas nunca atingiram particularmente Lula. “Se eu vencer estas eleições, então a integração sul-americana terá vencido”, afirmou o reeleito em outra declaração citada pela CNN.


Helena

Cada um com seus problemas

Um tucano tripudia do fato de o candidato tucano ter recebido no segundo turno menos votos do que no primeiro, Veja bem, foi um tucano que disse: "Quando o eleitor conheceu melhor Geraldo Alckmin, teve menos vontade de votar nele".E disse mais ainda:Tucanos e pefelistas divergem sobre motivos da derrota, mas concordam que começou a ser desenhada em reunião do dia 2 Com aval do Geraldo Alckmin, foi mantido acordo pelo qual a propaganda na televisão só começaria no dia 12, hoje decisão admitida como erro. O pior de tudo isso, Marco Aurélio de Mello estava aliado aos tucanos, permitindo o retardamento do horário eleitoral.O coordenador de comunicação da campanha de Alckmin, jornalista Luiz Gonzalez argumentou, no entanto,diz que temia a desconstrução da imagem de Alckmin durante o programa eleitoral.E tem mais choro ai. Alckmin admite outro erro cometido no mesmo 2 de outubro: a fotografia com o ex-governador do Rio de Janeiro Anthony Garotinho (PMDB).

Naquela noite, Alckmin, Tasso e o coordenador-geral da campanha, Sérgio Guerra (PE), acertaram para o dia seguinte um encontro com o casal Garotinho. "Aquela fotografia esvaziou o discurso ético de Alckmin", dizem os tucanos agora.A aparição de Garotinho aconteceu no momento em que Alckmin se debatia em busca de uma agenda positiva em resposta ao "não troque o certo pelo duvidoso" de Lula. Alckmin reconhece: foi um tiro no pé. Errado por errado,tentando alavancar votos o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso chegou a telefonar para Cristovam pedindo que se manifestasse. Nos dois dias seguintes, Cristovam se limitou a dizer "Se Alckmin disser que voto nele, não vou desmentir", afirmou Cristovam.Tarde demais.Enfim, hoje o dia é de choro para os tucanos, para a classe média alta do Geraldo, para a folha, para a veja.Do outro lado é dia de muita alegria para o povão Brasileiro.

Helena

Lula ganha eleição e poder político para novo mandato


Reeleito Presidente do Brasil com 60,8 por cento dos votos válidos, o Presidente Lula confirmou a sua popularidade e garantiu um expressivo cacife político para conduzir o novo mandato de quatro anos.A votação de Lula, superior a de 2002 em números absolutos, com 58,29 milhões de votos, e muito próxima em termos percentuais, sobrepujou os problemas enfrentados em seu primeiro governo e os momentos mais radicais da campanha.

"Sou grato ao povo que soube fazer diferença entre o que era verdade e o que não era", disse Lula, em seu primeiro pronunciamento após a vitória.O segundo turno acabou se revelando benéfico para Lula, que sai das urnas mais fortalecido. Ele aumentou a sua votação em todas as regiões, inverteu a desvantagem que tinha no Sudeste e Centro-Oeste, perdeu apenas na região Sul.

O candidato do PSDB, Geraldo Alckmin, encolheu em relação ao primeiro turno e, mesmo onde venceu, viu sua vantagem se reduzir. Em São Paulo, seu principal reduto eleitoral, Alckmin viu sua diferença para Lula cair da casa dos 4 milhões de votos para apenas 1 milhão de votos.O segundo turno também deu a Lula uma base mais forte para o seu próximo governo. Ao ver seus aliados vencerem em seis dos 10 Estados em que houve segundo turno, Lula passou a ter o apoio de 15 dos 27 governadores do país.

RELAÇÃO COM O CONGRESSO

Lula revelou a intenção de usar seu novo poder político num papel mais atuante na coordenação política de seu futuro governo."Até dezembro, pretendo conversar com todas as forças políticas, todos as forças sociais e irei interferir mais nas negociações com o Congresso Nacional", prometeu Lula. "Não haverá veto a ninguém, chamarei todo mundo para conversar", acrescentou, manifestando a disposição para o diálogo com a oposição.

Alckmin telefonou a Lula parabenizando-o pela vitória e mais tarde fez um breve pronunciamento, agradecendo os votos. "A vida, como a democracia, é feita de conquistas e dificuldades", comentou Alckmin, dizendo-se feliz e com a consciência tranquila.Parlamentares do PFL e do PSDB reagiram, após a proclamação da vitória apenas meia-hora depois do encerramento das urnas em todo o Brasil, prometendo uma oposição mais efetiva. Eles admitiram, no entanto, que a vitória de Lula foi "contundente", como disse o deputado eleito Paulo Renato Souza (PSDB-SP).

CRESCIMENTO

Trajando uma camiseta branca com os dizeres "A vitória é do Brasil", Lula prometeu um maior crescimento da economia, já no ano que vem, e anunciou a manutenção da política fiscal, que desagrada parte de seus aliados."Manteremos uma política fiscal dura, porque não se pode gastar mais do se que ganha", afirmou o presidente. "Reivindiquem tudo o que quiserem, daremos apenas aquilo que a responsabilidade permitir", afirmou, dirigindo-se a dirigentes sindicais, e acrescentando que isso vale também para os movimentos sociais.

A proposta de uma política econômica mais desenvolvimentista no segundo mandato foi a bandeira encabeçados pelo ministro das Relações Institucionais, Tarso Genro, logo no início do dia. Em Porto Alegre, o ministro afirmou que acabou a "era Palocci" (ex-ministro da Fazenda, Antonio Palocci), caracterizada por taxas baixas de crescimento e preocupação neurótica com inflação.A orientação da política econômica do próximo mandato de Lula e a formação da equipe de governo vão atrair a atenção dos especialistas do mercado nesta semana.


PRIORIDADE AOS POBRES

Apesar do compromisso com o controle dos gastos públicos, Lula reafirmou que os pobres terão prioridade em seu governo. "Continuaremos a governar o Brasil para todos, mas continuaremos dando mais atenção aos mais necessitados", afirmou.Depois, em comício na festa da vitória, em São Paulo, que reuniu milhares de pessoas na avenida Paulista, Lula disse que o resultado da eleição "foi a vitória dos de baixo contra os de cima".Logo cedo, ao deixar a cabine de votação, em São Bernardo do Campo, na região do ABC paulista onde se formou líder operário, Lula já tinha a certeza de que teria mais quatro anos à frente do Palácio do Planalto.

A possibilidade que se anunciava de uma vitória com mais de 20 milhões de votos de diferença o levou a convocar as forças políticas do país para a garantia da governabilidade.As principais lideranças da oposição já enviaram um sinal positivo. O governador de Minas Gerais, Aécio Neves (PSDB), desde já candidato à sucessão de Lula, em 2010, garantiu que irá trabalhar para a governabilidade.

"Há o tempo da eleição e há o tempo da construção. Se o presidente Lula for reeleito, estaremos na oposição, mas isso não impedirá que conversemos a respeito de uma agenda", sinalizou Aécio, logo pela manhã.

Helena

domingo, 29 de outubro de 2006

Lula está reeleito.A oposição recua com o resultado das urnas no 2º turno



O Presidente Luiz Inácio Lula da Silva já tem 61% dos votos válidos e já foram apurados 85% dos votos para presidente, em todo o país, até as 19h15min. Reeleito, Lula tentará ampliar espectro de forças que o apóiam.

O quase perfeito aparato tecnológico montado ao longo de uma década pelo Tribunal Superior Eleitoral permitiu que antes das 19h30min do domingo 29 o Brasil conhecesse o resultado da quinta eleição presidencial direta desde a redemocratização consumada em 1989. Com 85% dos votos contabilizados até as 19h15min Lula, já havia obtido 61% dos votos válidos para Presidente. Assim, não poderia mais ser alcançado por Geraldo Alckmin, PSDB, no curso da apuração.

O Presidente Lula venceu seu adversário de ocasião, o ex-governador Geraldo Alckmin; impôs uma amarga derrota à coligação rival PSDB-PFL e mostrou a seu partido, o PT, que a autoridade que as urnas lhe conferem é suficiente para encarar as hostes mais tresloucadas da legenda e dizer-lhes: "parem, aqui mando eu". O PT não venceria a eleição sem Lula, assim como o Partido dos Trabalhadores começa a contagem regressiva para 2010 sem nenhum nome no horizonte. Reeleito, revigorado pela votação consagradora, Lula vai governar com o apoio institucional de legendas como PSB, PCdoB, PL e PP e terá a seu lado o PMDB em sua quase totalidade. Também abrirá diálogo direto com os governadores de Minas Gerais, Aécio Neves, e de São Paulo, José Serra. Serra e Aécio, do PSDB, passam a ser as duas maiores lideranças da oposição e tendem a ofuscar o próprio Geraldo Alckmin dentro do partido. Pragmáticos, os dois governadores de São Paulo e de Minas buscarão o entendimento com o presidente, com quem têm amizade e intimidade, e farão uma inflexão no PSDB para que o partido se afaste da linha guerrilheira de oposição que o PFL adota.


Helena

Apuração concluída: Lula vence eleição em Fernando de Noronha


Acaba de ser divulgado o resultado das eleições no arquipélago de Fernando de Noronha, em Pernambuco.

Na eleição para presidente, Lula foi o mais votado com 828 votos. Geraldo Alckmin (PSDB) obteve 268 votos. Foram registrados 104 votos nulos e 16 brancos .

Para o governo do estado de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB) ganhou com 882 votos. O atual governador candidato a reeleição, Mendonça Filho (PFL) ficou com 163 votos. Foram 143 votos nulos e 28 brancos.

Helena

Olha a fraude: Em São Paulo urnas registram votos antes de eleitores comparecerem a sessão


Os eleitores Wladimir Ferreira Barbosa e Joaquim José de Oliveira saíram frustrados neste domingo (29) após tentarem votar na Escola Estadual Cidade de Hiroshima, em Itaquera, na Zona Leste de São Paulo. Ao se encaminharem para a urna eletrônica, ambos descobriram que alguém já havia votado com seus nomes.

Os dois acabaram impedidos de participar do segundo turno das eleições para Presidência da República. "Recebi um comprovante de que eu estive lá e vão ver uma solução depois. Eu não votei", reclamou Wladimir Barbosa, que é funcionário público.

Ele não gostou de ser informado pelo mesário Márcio Côrrea de que não poderia votar por um erro - ele alega que se enganou computando o voto de outro Wladimir no lugar do de Barbosa.

Em uma seção diferente na mesma escola, Joaquim Oliveira, que é motorista, passou pelo mesmo problema, mas ficou sem voto e sem explicação.

De acordo com a assessoria de imprensa do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP), no seu caso um mesário pode ter digitado o número do título de outro eleitor errado ou um eleitor homônimo pode ter votado em seu lugar. Cadê o palhaço do Marco Aurélio?

Fora tucano


Pronto. Não há mais dúvidas. O tucano canalha Marco Aurélio de Mello anunciou o golpe, ao dizer claramente qual candidato ele quer que vença a eleição.Segundo ele, no primeiro turno as pesquisas indicavam "certos resultados que não se confirmaram. Vamos aguardar."Em outras palavras o canalha tucano lembrou que as pesquisas indicavam vitória de Lula no primeiro turno, mas Lula não ganhou.Ou teria Marco Aurélio de Mello anunciado fraude nas urnas?. O tucano ainda disse " que votou no candidato que "ganhará as eleições". Questionado se essa resposta estava baseada nas pesquisas eleitorais --que indicam a vitória do Presidente Lula -- ou se era uma esperança de "virada" ele foi evasivo. Impressionante. O discurso do tucano Marco Aurélio é identico ao de Geraldo Alckmin.Até parece que o texto foi combinado. Como bem lembrou o Jornalista Paulo Henrique Amorim, no artigo, Mello viu a uva." Sobre essa velada ameaça de impeachment, talvez fosse o caso de o Conselho Nacional de Justiça, recém criado – com a oposição do Ministro Mello – estudar o comportamento do Ministro na presidência do TSE" .Ou será que o tucano deslumbrado acha que ele é autoridade máxima neste país?.

Helena

Iguais, mas diferentes


A CAMPANHA oficial dura três meses, a oficiosa é à vontade do interessado, mas nas 72 horas finais é que o perigo, uma beira de abismo quase sempre impressentido, ameaça candidatos a cargos de governo. Faz parte indispensável da regra brasileira que o jogo baixo seja construído pelos que se apresentam como os representantes autênticos da ética política e da moralidade administrativa. Alguns Estados deram novas e interessantes contribuições ao costume, mas a eleição presidencial não poderia desconsiderar a tradição, mesmo sem chegar ao nível de eleições colloridas e outras.

No primeiro turno, foi na antevéspera da votação que o delegado da PF Edmílson Bruno usou de uma artimanha para difundir, contra ordem superior, fotos da dinheirada cujo único efeito possível seria contra Lula e outros candidatos do PT.
No segundo turno, a trama arquitetada em Minas é que justifica, por sua audácia, esta nota. Quem leva à Polícia Federal, apresentando-se como jornalista, a descoberta de um intermediário de R$ 250 mil destinados ao petista Hamilton Lacerda, do caso dossiê, é uma secretária de diretório do PSDB, em Pouso Alegre.

O marceneiro por ela apresentado à PF como portador da contribuição petista do seu patrão é, na realidade, produtor "cultural". Apresentou-se com nome falso, mas confirmado pelos respectivos documentos -que haviam sumido da vista de seu dono. E o nome dado à PF como do tal patrão-contribuinte é o nome verdadeiro do produtor "cultural", que assim poderia confirmar, por depoimento à distância, a falsa denúncia do empregado.
Tamanha trama não é o casinho simplório que transparece do noticiário. Antes de tudo, pelo efeito previsível que a articulação, não fora um pequeno deslize, teria sobre a eleição de não menos do que o presidente da República. Além disso, porque essa trama saiu de um partido político tal como a denúncia provocada pelo dossiê. Mas o tratamento, na Polícia Federal e nos meios de comunicação, é muito diferente.
Descoberta sua verdadeira atividade, a secretária do PSDB, Rosely de Souza Pantaleão, explicou-se: denunciou a contribuição dos R$ 250 mil com os seus bons propósitos de cidadã que levou informações importantes à polícia, ilusórias também para ela. O fato de que só o fizesse a 72 horas da votação não mereceu socorro de igual quilate, nem precisava: já conquistara a glória de fortes destaques em jornais e telejornais. E em ocasião preciosa.

O produtor "cultural" Luiz Armando Ramos foi mais prático: pediu para ir falar com a família e sumiu. Não há pressa de aparecer ou achá-lo, a lei eleitoral lhe assegura liberdade até terça-feira. E nada sugeriu, até agora, que nesse caso haja decisão policial de investigar remunerações, subornos, sigilos telefônicos, movimentos bancários e outras providências que, tantas vezes, dependem pouco de quais são os fatos e muito de quem são as personagens envolvidas ou envolvíveis.
Janio de Freitas - Folha

O outro Brasil que vem aí



Eu ouço as vozes
eu vejo as cores
eu sinto os passos
de outro Brasil que vem aí
mais tropical
mais fraternal
mais brasileiro.
O mapa desse Brasil em vez das cores dos Estados
terá as cores das produções e dos trabalhos.
Os homens desse Brasil em vez das cores das três raças
terão as cores das profissões e regiões.
As mulheres do Brasil em vez das cores boreais
terão as cores variamente tropicais.
Todo brasileiro poderá dizer: é assim que eu quero o Brasil,
todo brasileiro e não apenas o bacharel ou o doutor
o preto, o pardo, o roxo e não apenas o branco e o semibranco.
Qualquer brasileiro poderá governar esse Brasil
lenhador
lavrador
pescador
vaqueiro
marinheiro
funileiro
carpinteiro
contanto que seja digno do governo do Brasil
que tenha olhos para ver pelo Brasil,
ouvidos para ouvir pelo Brasil
coragem de morrer pelo Brasil
ânimo de viver pelo Brasil
mãos para agir pelo Brasil
mãos de escultor que saibam lidar com o barro forte e novo dos Brasis
mãos de engenheiro que lidem com ingresias e tratores europeus e norte-americanos a serviço do Brasil
mãos sem anéis (que os anéis não deixam o homem criar nem trabalhar).
mãos livres
mãos criadoras
mãos fraternais de todas as cores
mãos desiguais que trabalham por um Brasil sem Azeredos,
sem Irineus
sem Maurícios de Lacerda.
Sem mãos de jogadores
nem de especuladores nem de mistificadores.
Mãos todas de trabalhadores,
pretas, brancas, pardas, roxas, morenas,
de artistas
de escritores
de operários
de lavradores
de pastores
de mães criando filhos
de pais ensinando meninos
de padres benzendo afilhados
de mestres guiando aprendizes
de irmãos ajudando irmãos mais moços
de lavadeiras lavando
de pedreiros edificando
de doutores curando
de cozinheiras cozinhando
de vaqueiros tirando leite de vacas chamadas comadres dos homens.
Mãos brasileiras
brancas, morenas, pretas, pardas, roxas
tropicais
sindicais
fraternais.
Eu ouço as vozes
eu vejo as cores
eu sinto os passos
desse Brasil que vem aí.


Gilberto Freyre

sábado, 28 de outubro de 2006

Denúncia: Fraude no debate. A Globo mentiu


A Rede Globo montou uma farsa no debate eleitoral. Com o intuito de ajudar o candidato Geraldo Alckmin, a Globo levou ao debate várias pessoas que segundo o Ibope eram indecisos. Só que agora, o site de relacionamento Orkut mostra a verdade. Tudo não passou de uma armação da Globo.No debate de ontem, a regra era que os eleitores indecisos formulassem uma pergunta para os candidatos.

Alan Brito de Fortaleza-Ceará, era um dos indecisos. Ele perguntou, o que o futuro presidente faria para a melhoria dos transportes, e deu como exemplo o caso dele, que pegava todo dia três ônibus para chegar a faculdade.Só que a Globo não esperava que a farsa fosse desmascarada tão rápido.Alan Brito mora na frente da Faculdade que estuda. Não tem como ele pegar três ônibus, contam seus amigos da comunidade do Orkut. A pergunta foi montada para prejudicar o Presidente Lula. Não foi uma pergunta gerada por um indeciso, mas sim pela própria produção do debate. A Globo contrariou as regras que descreveu. E tem mais. O tal eleitor indeciso faz parte da comunidade contrária a Lula a "Presidente Mulla". No perfil do Alan Brito no Orkut, a maior parte dos seus amigos são eleitores de Geraldo Alckmin. Provavelmente isso explica o fato dos "eleitores indecisos" gaguejarem tanto na hora de ler suas próprias perguntas, como se não tivesse saido de suas próprias cabeças.

A verdade está no próprio profile de Alan Brito.Veja a prova
http://www.orkut.com/Profile.aspx?uid=15015107971567257159
Os amigos de Alan estão indignados com a mentira e ainda fundaram uma comunidade no orkut para denunciar o caso.

Veja o link:
Comunidade: http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=22669879


Perfil do Alan Brito:

Nós no Portal Vermelho


Sidnei Liberal, Médico, membro da Direção e Secretariado Político do PCdoB - DF , escreveu um belissímo artigo, de título " Liberdade da imprensa ", para o site Vermelho. Neste artigo Sidnei, cita uma matéria escrita por mim neste blog. Diz o texto: "Um blog (http://www.osamigosdopresidentelula.blogspot.com/), de responsabilidade de governistas, informa que Eliane Cantanhêde usa sua coluna diária da Folha de S. Paulo para agredir o presidente Lula e o governo federal. Afirma que ela é chefe da sucursal de Brasília da Folha e – feliz coincidência? – mulher de Gilnei Rampazzo, um dos donos da GW, a produtora que cuidou das últimas campanhas eleitorais de Geraldo Alckmin e de José Serra. Rampazzo é sócio de Luiz Gonzales, o marqueteiro escolhido pelo PSDB para coordenar a campanha presidencial de Geraldo Alckmin. Ele foi acusado pela Folha de S. Paulo de participar de um esquema de desvio de recursos da Nossa Caixa". Para ler o texto completo clique no link do Portal Vermelho aqui


Helena

O dia em que a Globo deu espaço para Lula


Milagre! A Rede Globo abriu um grande espaço somente com notícias positivas para Lula. Lula, no meio do povo, aproveitou o espaço para falar na laranja podre, a secretária do PSDB. Rosy Pantaleão a falsa jornalista e amiga do falso padeiro. Do outro,Geraldo Alckmin, com seus cinco cabos eleitorais empunhando bandeiras, e tentando passar simpatia, e o repórter lembrando que ele não se deixava filmar no prédio classe média alta onde mora...Milagre? Ou seria a carga de e-mails que o Jornal Nacional recebeu nos últimos dias?


Pesquisa


A pesquisa não trouxe nenhuma novidade. A pesquisa Ibope Lula é reeleito com 61% dos votos contra 39% de Alckmin.

Na Datafolha a mesma coisa. Lula é reeleito com 61% dos votos válidos se a eleição fosse hoje, enquanto o tucano teria 39%. Os dois mantiveram os mesmos percentuais do levantamento anterior.Para ver pesquisas anteriores clique aqui

Helena

Pesquisas apontam que Lula ganhou o debate


Lula venceu o debate com Geraldo Alckmin (PSDB) na noite de sexta na Rede Globo, segundo os institutos de pesquisa Ibope e Datafolha.De acordo com o Ibope, 51% dos que assistiram ao debate consideraram que Lula venceu. Para 34%, venceu Alckmin. Os que afirmaram que não sabem, que ninguém ganhou e que ambos venceram são 15%.Somados os eleitores consultados que assistiram e que não assistiram ao debate, 37% disseram que Lula venceu. Alckmin foi o vitorioso para 22%. Entre esse mesmo grupo de eleitores, os que afirmaram que não sabem, que ninguém ganhou e que ambos venceram são 41%.O Ibope ouviu neste sábado 8.680 eleitores em 465 municípios.

Datafolha

Segundo o Datafolha, 49% dos que assistiram ao debate atribuíram a vitória a Lula e 35% a Alckmin. Para 7%, ambos ganharam e, para 4%, nenhum. Os demais 5% disseram não saber quem venceu.O Datafolha apurou que 53% dos eleitores assistiram total ou parcialmente ao debate e 47% não assistiram.Somados os que assistiram e os que não assistiram, 36% julgam que Lula se saiu melhor. Para 23%, foi Alckmin, para 5%, ambos, para 3%, nenhum, e 33% disseram não saber. O Datafolha ouviu 5.196 eleitores em 354 municípios.


Helena

Grande imprensa cometeu suicídio nestas eleições, diz Nassif


Aquela diversidade que os jornais ainda tinham e perderam, o pessoal foi buscar na internet. E uma coisa a gente aprende com os blogs: se houver 20 blogs falando ’’A’’, basta um blog falando ’’B’’ de forma consistente, que ele inverte e desmascara. Há a interação entre os blogs e seus leitores. Os blogs emergiram como uma alternativa. E isso culminou com a matéria do Raimundo Pereira na CartaCapital. Em outros momentos, a Carta teria feito a matéria e ninguém falaria nada. Agora a matéria teve um alarido infernal, de tudo quanto é blog discutindo. E o tema não morreu. Vale a pena ler aqui na Revista Nova-E

Helena

¶¶¶¶```````¶¶¶¶````¶¶¶¶``¶¶¶¶``````````¶¶¶¶¶`````´´´´````¶¶¶`````¶¶¶¶¶¶`````
¶¶¶¶```````¶¶¶¶````¶¶¶¶``¶¶¶¶``````````¶¶¶¶¶`````´´´´```¶¶¶¶````¶¶¶¶`¶¶¶````
¶¶¶¶```````¶¶¶¶````¶¶¶¶``¶¶¶¶```´´´´´´¶¶¶`¶¶¶````´´´´`¶¶¶¶¶¶`````````¶¶¶````
¶¶¶¶```````¶¶¶¶````¶¶¶¶``¶¶¶¶``´´`````¶¶¶`¶¶¶````´´´´````¶¶¶````````¶¶¶````
¶¶¶¶```````¶¶¶¶````¶¶¶¶``¶¶¶¶````````¶¶¶``¶¶¶¶```´´´´````¶¶¶``````````¶¶¶```
¶¶¶¶````````¶¶¶````¶¶¶```¶¶¶¶```````´¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶``´´´´````¶¶¶`````¶¶```¶¶¶`´`
¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶``¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶```¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶`¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶`´´´´````¶¶¶````¶¶¶¶¶¶¶¶¶```
¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶````¶¶¶¶¶¶`````¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶´¶¶¶¶`````¶¶¶¶``´´````¶¶¶``````¶¶¶¶¶`````

Alckmin, na praia da Barra da Tijuca hoje de manhã: "sinto a onda da virada"


Geraldo Alckmin caminhou pela beira mar, foi à rua de comércio popular conhecida por Saara e elogiou sua a própria performance no embate de ontem à noite na TV Globo. No corpo-a-corpo com cariocas, disse que se sentia em casa no Rio. "Eu sou do Vale do Paraíba. Meu coração é metade paulista e metade fluminense.",. Em seguida Geraldo disse aos jornalistas ""sinto a onda da virada"" Há! Há! Há!. Geraldo Alckmin deveria, em seguida a caminhada, participar de um almoço com a candidata do PPS ao governo fluminense, Denise Frossard, e com o prefeito César Maia (PFL). Foi ao local. Mas acabou desistindo do almoço. Detalhe: nem Maia nem Denise estavam lá. Muito sem graça Geraldo minimizou: "Candidato não almoça." . Não almoça...com ele!

Helena

Lula na véspera da reeleição: "tem hora de brigar; tem hora de administrar"


Em São Bernardo do Campo o presidente da República avalia a reta final da campanha, diz que tem até 1º de dezembro para montar eventual novo governo e disse que 2º turno foi "uma benção divina

Na véspera do segundo turno, o Presidente Lula disse que espera iniciar um segundo mandato sem riscos jurídicos ou institucionais."Terminou o processo eleitoral, quem ganhar governa este país, essa é a consagração da democracia", disse Lula a jornalistas neste sábado ao final de uma caminhada com militantes do PT na região central de São Bernardo do Campo, seu berço político."Os partidos políticos entendem que tem a hora de brigar e tem a hora de voltar e administrar o país. Vocês sabem que eu sou um homem de paz: eu não consigo confundir minhas divergências de disputa eleitoral com a governabilidade", afirmou.

Ao ser questionado sobre o caso da falsa jornalista do PSDB Lula disse:- "Nós vimos ontem (sexta-feira) uma pressão do PSDB de Minas Gerais, um laranja podre que fez um trabalho sujo e foi desmascarado porque a mentira tem perna curta", disse Lula. "Vejam o que é possível fazer o desespero político", acrescentou.Lula procurou afastar especulações e pressões em torno da formação de um novo governo, caso sua reeleição se confirme no domingo, conforme indicam pesquisas que lhe dão mais de 20 pontos percentuais de vantagem sobre o candidato do PSDB Geraldo Alckmin."Eu tenho até 1o de dezembro para montar um novo governo", disse o Presidente. "Eu estou com o time completo. Esse time pode continuar, pode mudar uma peça, mas está tudo muito tranquilo.". "Conseguimos no segundo turno juntar todas as forças políticas que querem um país mais democrático, com desenvolvimento econômico e distribuição de renda", afirmou. "Foi por isso que não parei de crescer nas pesquisas, todos os dias eu crescia um pouquinho e meu adversário caía um pouco."

Em São Bernardo, Lula desfilou sobre a carroceria de uma pequena pickup ao lado da mulher Mariza Letícia, do ministro do Trabalho Luiz Marinho. Lula não fez discursos, o que é proibido pela lei eleitoral. Seu carro foi acompanhado por algumas centenas de militantes e políticos aliados por algumas quadras.Ele disse que ficará em São Paulo depois de votar na manhã deste domingo em São Bernardo, voltando para Brasília apenas na segunda-feira.Os coordenadores da campanha de Lula convocaram uma entrevista coletiva para às 20h de domingo quando calculam que já estará definido o resultado das eleições. O Presidente ainda não confirmou sua presença, mas deve participar da entrevista.

PSDB e a quadrilha de: Falsa jornalista. Falso padeiro e... Caseiro


Toda a conspiração mentirosa para derrubar Lula saiu de Minas Gerais, será uma concidência?. O Mensalão saiu de Minas com Marcos Valério e foi criado no tempo de Eduardo Azeredo, muita coincidência! Depois do caseiro, o PSDB encontra um padeiro! E agora o caso do falso testemunho do falso padeiro e da falsa jornalista do PSDB, que por mais uma coincidência vem de Pouso Alegre também em Minas Gerais. Achou pouco? Tem mais. O dono de uma pousada em Ouro Preto. Conhecido como Gérson da Pousada, também de Minas Gerais foi candidato a vereador com o número 25660 (PFL), em 2004, pela coligação "Muda, Ouro Preto"(Eleiçoes Terra aqui) O pai do caseiro Francenildo também é filiado ao PFL. Euripedes Soares da Silva já foi candidato a vereador pelo PFL.Concorreu nas eleições de 1996 para a câmara de Cachoeira ... (Eleições Terra aqui). A falsa jornalista Rosy Pantaleão, dona do site TV Uai e secretária-geral do PSDB em Minas Gerais. A ética tucana está patinando na lama. Quanto a Mídia, quando descobre dinheiro do PSDB dizem que não tem provas. Mas quando é com o Presidente Lula até a palavra do caseiro vale. E o dinheiro depositado na conta do caseiro , por um senhor que Francenildo disse que era seu pai, e sem ao menos pedir DNA, deposita uma bolada para o caseiro, justamente na mesma época que ele fez a denúncia? Hummm! quantas coincidências!. A denúncia derrubou Ministro Palocci,que vinha prestando um excelente trabalho para o Brasil. Será que eles queriam mesmo atingir o Ministro ou o Presidente eleitor legitimamente pelo povo Brasileiro?


Helena

De onde veio o dinheiro hein Cássio?


Fiscais da Justiça Eleitoral apreenderam na Paraiba uma caixa com 65 pacotes de R$ 5 mil, cada, totalizando R$ 325 mil, juntamente com 40 camisas amarelas do PSDB e dezenas de contas de água e luz. O responsável ou dono do material fugiu, livrando-se de suposto flagrante por crime eleitoral.O material encontra-se no cartório da 64ª Zona Eleitoral, em João Pessoa, à disposição da juíza Maria das Graças, que deve abrir investigação judicial para apurar a origem e o destino do dinheiro, camisas e contas de água e luz. A apreensão foi feita por volta das 19h, causando grande tumulto . Populares que se aglomeraram na porta do edificio Concorde passaram a gritar palavras de ordem como "Fora Cunha Lima!" e tiveram que ser afastados por agentes da Polícia Federal que chegaram logo após os fiscais do TRE.Um homem não identificado foi contido ao avançar sobre a máquina fotográfica do jornalista Stanley Talião, repórter do Correio da Paraíba. Ele seria um auxiliar de campanha do governador Cássio Cunha Lima (PSDB), mas não conseguiu evitar que o material apreendido fosse fotografado. Trocando em miudos. O dinheiro era para comprar a reeleição de Cássio Cunha Lima PSDB.

sexta-feira, 27 de outubro de 2006

Opine sobre o debate


A Rede Globo realizou o último debate da campanha presidencial na noite de sexta-feira. Foi um confronto em quatro atos e o Presidente Lula saiu vitorioso porque ganhou dois dos blocos, perdeu o primeiro e empatou o último.

1º bloco: Show de talentos

O primeiro bloco do debate global foi vantajoso para Geraldo Alckmin. O tucano treinou melhor a participação no programa, que mais parecia um espetáculo de auditório do que uma entrevista jornalística, e o Presidente Lula não se enquadrava nos limites de tempo que lhe eram destinados. Lula não conseguiu fechar raciocínios. Quando William Bonner chamou o primeiro intervalo comercial os publicitários que auxiliavam Lula respiraram aliviados: era o momento para mudar a estratégia e dar um choque de realidade no Lula.

2º bloco: Se vira nos 30

O segundo bloco permitiu que surgisse na superfície um Lula completamente diferente. Objetivo em cena,Lula passeava pelo palco e se posicionava estrategicamente atrás de Alckmin, podendo ser enquadrado pelas câmeras, e ouvia o rival com estudados gestos de desaprovação registrados por meneios de cabeça e sorrisos irônicos. Quando perguntava, encarava Geraldo Alckmin frente a frente e parecia falar para uma estátua que engolia seco e parecia um estudante cabisbaixo ao tomar bronca de professores. Lula deitou e rolou. Foi um vexame para o candidato do PSDB.

3º bloco: Acredite se quiser

Geraldo Alckmin lançou ao vento o número que lhe parecia mais eficaz, mais convincente. Quem dourasse melhor a pílula sairia melhor nesse bloco, e Lula manejou com maestria o spray dourado. O presidente mostrou para os telespectadores a as estatísticas e quem o ouvia, à guisa de dados para confirmar os dados, seguir crendo no que lhes falava o homem que tenta a reeleição. Tanto foi assim que, ao soar a voz de Bonner convocando o intervalo, foi possível ver alguns dos indecisos do Ibope aplaudindo o candidato Lula.


4º bloco: Telecatch

Era a hora do tudo ou nada. A campanha resumida em dois minutos. Lula falou da armação mineira que envolvia uma dirigente do PSDB na forja de um depoimento à PF em que um padeiro tentou se passar por "laranja" do esquema do dossiê e Alckmin cobrou a origem do dinheiro do dossiê. Nas considerações finais cada um fez seu comercial e Lula terminou por vencer porque falou por último e tinha uma fala bem melhor. "Você sabe que só você ganhou com esse negócio do dossiê", disse Lula, cara a cara com Alckmin.

Resultado: 3 x 1 para o Presidente da República, Lula e que, de resto, parece caminhar para uma consagradora reeleição. Lula sabe, porém, que a batalha do "terceiro turno" no Congresso começa tão logo seja proclamado vencedor do pleito de amanhã.

E a sua opinião. Qual é? Concorda ou discorda?

MAIS UMA DO DEBATE

PICOLÉ DE CHUCHU

Falso padeiro mentiu sobre dinheiro para petista, diz PF


A pessoa que anteontem prestou um depoimento à Polícia Federal de Minas Gerais sobre o caso do dossiê mentiu ao dizer que entregou dinheiro ao petista Hamilton Lacerda, em São Paulo. O depoente falsificou até sua identidade: apresentou-se como Aguinaldo Henrique Delino, mas é na verdade Luiz Armando Silvestre Ramos. A polícia pediu sua prisão (leia texto nesta página). O verdadeiro Aguinaldo Delino é um ex-funcionário de Ramos, morador de Cachoeira de Minas (MG), que perdeu os documentos há dois meses. Ele foi ouvido ontem por um promotor de Justiça, a pedido da PF, e contou ter dado queixa à polícia sobre o sumiço dos documentos. Disse ainda não saber o motivo pelo qual Ramos usou seu nome no falso depoimento.Na verdade [a suposta testemunha] não é Aguinaldo, ele se utiliza do nome de outra pessoa", disse o delegado federal Daniel Daher, que cuida do caso em Pouso Alegre (MG). A PF está à procura de Ramos desde o início da manhã de ontem.

No depoimento à polícia e num vídeo gravado pelo "Jornal do Estado", de Pouso Alegre, Ramos, apresentando-se como Aguinaldo, afirmou ter sido usado como "laranja" por Luiz Armando Silvestre Ramos -ele próprio, como se soube ontem. Segundo seu relato, ele teria participado da entrega de R$ 250 mil a Hamilton Lacerda, um dos investigados no caso do dossiê contra tucanos.A Folha esteve na casa de Ramos (até então identificado como Aguinaldo) às 10h30 de ontem. Segundo sua mulher e sua mãe, ele deixou o imóvel, na periferia de Pouso Alegre, às 6h, a pé, dizendo que iria "prestar um depoimento". Ao ser perguntado sobre "Aguinaldo", a família confirmava o nome.

Uma hora depois, uma equipe da PF esteve na casa. Desde então, Ramos não foi encontrado pela polícia. A PF não havia divulgado, até o início da noite de ontem, os possíveis motivos que teriam levado Ramos a fraudar seu testemunho. O dono do "Jornal do Estado", advogado e empresário da construção civil Sebastião Foch Kersul, 62, e o jornalista Fernando Lima, 28, que fizeram a gravação do vídeo, e a jornalista Rosy Pantaleão, dona do site TV Uai e secretária-geral do PSDB no município, negaram motivação política para a entrevista. "Fizemos a denúncia para a Polícia Federal e pedimos a presença deles para que apurassem o que estava acontecendo. Foi feito anteontem [terça-feira]", disse Foch.

Segundo o empresário, a pessoa que se apresentou como Aguinaldo foi à sede do jornal e disse que queria "fazer uma denúncia" porque temia por sua segurança. "Ele contou a história para nós e tomamos as devidas providências. Contratamos um advogado para ele e tudo mais, para que ele fosse protegido", disse Foch. O empresário disse não ser filiado a partido. Foch e o jornalista foram ouvidos na noite de anteontem pela PF junto com Rosy Pantaleão. Ela afirmou que só enviou o vídeo, pela internet, para a PF de Mato Grosso, na última terça. "Como é que eu iria armar uma coisa dessas? A cidade inteira sabe que sou do PSDB, não escondi isso do delegado", disse Rosy. delegado Daniel Daher descartou a possibilidade de terem ocorrido saques na conta corrente de Luiz Armando Silvestre Ramos, o que desmontou seu depoimento, após receber, ontem pela manhã, informações extra-oficiais da agência do Bradesco na cidade. Segundo o delegado, não foram feitas comunicações ao Coaf (Conselho de Controle das Atividades Financeiras) sobre saques ou provisionamentos no mês de setembro.

Parabéns Presidente Lula



Feliz Aniversário Lula


Feliz Aniversário, Meu Amigo!!!


Gostaria de escrever uma mensagem bem legal, mas bem legal mesmo!

Diferente de tudo que existe.

Uma mensagem sem rasuras ou uma única gota de tristeza molhando suas letras.

Que ao lê-la seu coração pulsasse mais rápido, teus olhos brilhassem mais e seus lábios pudessem sorrir, comovidos.

Uma mensagem simples, mas espontânea, que te deixasse um pouco mais feliz e realizado!

Queria encher o seu "e-mail" de estrelas, de sorrisos, ao nível do teu merecimento.

Queria pôr dentro do seu "e-mail" todos os corações que te amam incondicionalmente.

É muita pretensão, mas eu queria isto tudo, porque gosto muito de você.

Que esta felicidade que te desejo hoje te acompanhe sempre, para todo o sempre.

Que bom que você existe.

E como é maravilhoso ser seu amigo.

Quero que Deus subscreva, Sorrindo,
tudo o que acabei de escrever...!


Feliz aniversário, meu amigo!


De todos os leitores do Blog Os Amigos do Presidente Lula



OBS:Queridos Leitores, Novamente estou subindo essa mensagem a pedido dos leitores que me enviaram e-mails. Logo a baixo, leia todas as notícias publicadas hoje.

O tucano do TSE Marco Aurélio aparece e anuncia o golpe


Há dois dias da eleição o tucano Marco Aurélio de Mello do partido político TSE, deu o ar da graça, em sua talvez, última e desesperada tentativa de levar seu candidato Geraldo a presidência.Ao perceber que o seu partido PSDB está enrolado no caso dossiê, o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Marco Aurélio Mello, admitiu nesta sexta-feira a existência da prática de Caixa 2 na campanha presidencial de 2002. "O que concluímos e não podemos ser ingênuos é que em 2002 houve recursos não contabilizados", disse. Ela afirmou ainda que, se ficar comprovado qualquer participação do Presidente Lula no caso do dossiê contra tucanos, ele poderá ser punido. Sei! Mas não puniu a compra da reeleição de FHC.

A afirmação foi feita após concluir que apesar da aprovação da lei 11.300, que deveria baratear as campanhas, com a proibição de outdoors, showmícios e doação de brindes, os valores gastos foram superiores comparando com a última de eleição para presidete. "Os doadores que doavam por debaixo do pano, e aí estou a me referir especificamente ao caixa dois, estiveram em 2006 mais espertos. O que é muito bom em termos de avanço cultural", disse Marco Aurélio. Bom, esse tucano não sabe mais o que diz. O TSE autorizou aumento de gastos em campanha de Lula e negou o pedido de Alckmin. Veja: Lula pede e TSE autoriza aumento de gastos de campanha de R$ 89 p …Lula pede e TSE autoriza aumento de gastos de campanha de R$ 89 p/ R$ 115 milhões. Depois: TSE VOLTA ATRÁS E LIBERA AUMENTO DE GASTOS DE ALCKMIN …Interessante notar que o tucano Marco Aurélio, nunca tem nada contra os tucanos, apesar dos assessores de Cássio Cunha Lima ter sido pego com mala de dinheiro. Nem uma palavra sobre o assunto. Nem uma palavra sobre Rosely Souza Pantaleão, que se apresentou como jornalista e as investigações da PF descobriram que ela é servidora pública e secretária-executiva do PSDB...


Lula e o dossiê

Marco Aurélio comentou também que se um possível envolvimento do Presidente Lula no caso da tentativa de compra do dossiê Lula também será punido. O ministro admitiu que o caso não estará resolvido até o 2º turno, mas que dependendo do resultado das investigações e da eleição, poderá resultar em um processo de impugnação. Questionado se acreditava que os escândalos estavam aumentando progressivamente ao longo dos anos, o presidente do Tribunal disse que o que realmente aconteceu foi uma perda dos parâmetros. "Não posso imaginar que se tenha uma progressividade em termos de escândalos", disse o tucano. O Tucano Marco Aurélio está sendo neste último momento a última trincheira do Geraldo Alckmin.Se Geraldo não ganhar, por falta de militância que não há de ser. Marco Aurélio está ajudando e muito.

Lula encerra campanha na TV com Paulo Coelho




































O apoio do mago e escritor Paulo Coelho à reeleição do Presidente Lula foi a novidade da campanha do Lula no último dia de propaganda gratuita na televisão.Novidade para alguns mas não para quem acompanha a campanha do Presidente bem de perto.Paulo Coelho, um dos autores que mais vende livros no mundo, prestou solidariedade a Lula e parabenizou Presidente pelos 61 anos de idade completados nesta sexta-feira."Presidente Lula, em primeiro lugar, feliz aniversário. Vamos comemorar juntos este aniversário, domingo, com uma vitória, uma vitória do povo, uma vitória do país, uma vitória da democracia", disse Paulo Coelho.

"Nestes quatro anos passados, o Brasil passou por provas necessárias e saiu fortalecido. O povo compreendeu perfeitamente isso e, nesse domingo, estaremos todos votando de novo por mais quatro anos de fé, esperança e realizações", afirmou o escritor.A exemplo do que ocorreu no primeiro turno, o último programa de Lula antes das eleições de domingo teve destaque para a Nona Sinfonia de Beethoven, com crianças levando seu bolo de aniversário e imagens de brasileiros de mãos dadas em vários cantos do país.O Presidente adotou um tom de estadista, e começou o programa como uma análise da disputa eleitoral.

"Hoje é o último dia do horário eleitoral. Olhando esta campanha de trás para diante fica bem claro que o segundo turno foi a coisa melhor que poderia ter ocorrido para o Brasil. Com ele, o debate foi mais amplo e a reflexão mais profunda."O mais importante, segundo Lula, é que não houve "a separação traumática entre classes e regiões como previam os mais apressados". Isso mostrou, mais uma vez, que a democracia brasileira é sólida, comentou Lula.O presidente destacou que tem apoio político no Congresso e um bom diálogo com todos os governadores eleitos. E prometeu que, se eleito, vai aprofundar as mudanças iniciadas no seu governo, melhorar o que foi feito, fazer as correções necessárias e "exigir as punições dos erros".Foi emocionante. Que não viu que veja logo mais a noite o último programa eleitoral da campanha do Presidente. Vale a pena.