A Rede Globo realizou o último debate da campanha presidencial na noite de sexta-feira. Foi um confronto em quatro atos e o Presidente Lula saiu vitorioso porque ganhou dois dos blocos, perdeu o primeiro e empatou o último.
1º bloco: Show de talentos
O primeiro bloco do debate global foi vantajoso para Geraldo Alckmin. O tucano treinou melhor a participação no programa, que mais parecia um espetáculo de auditório do que uma entrevista jornalística, e o Presidente Lula não se enquadrava nos limites de tempo que lhe eram destinados. Lula não conseguiu fechar raciocínios. Quando William Bonner chamou o primeiro intervalo comercial os publicitários que auxiliavam Lula respiraram aliviados: era o momento para mudar a estratégia e dar um choque de realidade no Lula.
2º bloco: Se vira nos 30
O segundo bloco permitiu que surgisse na superfície um Lula completamente diferente. Objetivo em cena,Lula passeava pelo palco e se posicionava estrategicamente atrás de Alckmin, podendo ser enquadrado pelas câmeras, e ouvia o rival com estudados gestos de desaprovação registrados por meneios de cabeça e sorrisos irônicos. Quando perguntava, encarava Geraldo Alckmin frente a frente e parecia falar para uma estátua que engolia seco e parecia um estudante cabisbaixo ao tomar bronca de professores. Lula deitou e rolou. Foi um vexame para o candidato do PSDB.
3º bloco: Acredite se quiser
Geraldo Alckmin lançou ao vento o número que lhe parecia mais eficaz, mais convincente. Quem dourasse melhor a pílula sairia melhor nesse bloco, e Lula manejou com maestria o spray dourado. O presidente mostrou para os telespectadores a as estatísticas e quem o ouvia, à guisa de dados para confirmar os dados, seguir crendo no que lhes falava o homem que tenta a reeleição. Tanto foi assim que, ao soar a voz de Bonner convocando o intervalo, foi possível ver alguns dos indecisos do Ibope aplaudindo o candidato Lula.
4º bloco: Telecatch
Era a hora do tudo ou nada. A campanha resumida em dois minutos. Lula falou da armação mineira que envolvia uma dirigente do PSDB na forja de um depoimento à PF em que um padeiro tentou se passar por "laranja" do esquema do dossiê e Alckmin cobrou a origem do dinheiro do dossiê. Nas considerações finais cada um fez seu comercial e Lula terminou por vencer porque falou por último e tinha uma fala bem melhor. "Você sabe que só você ganhou com esse negócio do dossiê", disse Lula, cara a cara com Alckmin.
Resultado: 3 x 1 para o Presidente da República, Lula e que, de resto, parece caminhar para uma consagradora reeleição. Lula sabe, porém, que a batalha do "terceiro turno" no Congresso começa tão logo seja proclamado vencedor do pleito de amanhã.
E a sua opinião. Qual é? Concorda ou discorda?
1 Comentários:
Não sei por que o Presidente foi a este debate.
Por que não perguntou onde está os R$ 1 200 000 000 que desapareceu da prefeitura.
Achei que o Presidente parecia cansado do cinismo do cara de pau.. Dava para sentir oa montagem favorável ao xuxu. Estou preocupada.
Aquela armação de colocar pessoas que, mesmo treinadas, não sabiam ler o texto...
Vamos rezar e encher as caixas do pessoal de mensagem mostrando quem é o tal xuxu.
Postar um comentário
Meus queridos e minhas queridas leitoras
Não publicamos comentários anônimos
Obrigada pela colaboração