Pages

segunda-feira, 30 de outubro de 2006

É Lula lá. Nos jornais do exterior

Todos os jornais de hoje elogiam Lula ao falar da vitória. Calma gente, a imprensa Brasileira não mudou. Quando eu digo todos, são todos os jornais do exterior. O Jornal Francês "Le Monde" tem a manchete de título " Os Brasileiros dão uma grande vitória à Lula no segundo turno" O texto informa que "A partir do anúncio dos resultados, vários milhares de pessoas começaram a fazer a festa na avenida Paulista, principal avenida de São Paulo. Ao som de refrões da campanha eleitoral – “Olé, Olé, Olé, Ola, Lula, Lula!" e “Lula outra vez com a força do povo!" – no meio de um concerto de buzinas".

O Argentino "El País" destaca parte da entrevista de Lula ontem" A vitória não é de Lula, não é de nenhum partido político. A vitória é eminente da sabedoria do povo Brasileiro“ .

O "La Nación" cita a frase dita por Lula: “Governaremos para todos, mas os pobres terão preferência.”

Já o The Financial Times , "Washington Post" e "New York Times"diziam que foi "facilmente", "vitória fácil", até "esmagadora" (landslide).Antes, já davam a reeleição por certa e arriscavam por quê. Para Larry Rohter, do "NYT", o presidente colou no opositor a marca de quem só fala de corrupção. Monte Reel, do "WP", destacou o Bolsa Família, que vem de ser "exportado aos EUA, como anunciou o prefeito de NY".

Corriere Della Sera
O site do principal jornal italiano foi um dos primeiros a inserir a reeleição de Lula na página principal, destacando que o resultado do pleito não surpreende.

El Universal
Festa gigantesca – O jornal venezuelano fez da reeleição de Lula, aliado do presidente Hugo Chávez, a principal notícia da noite em seu site na internet. “Uma festa gigantesca estava preparada para celebrar o triunfo de Lula na Avenida Paulista, em São Paulo, coração econômico e financeiro do Brasil”, diz a reportagem. Entre os trunfos do vitorioso, El Universal citou “os programas sociais que tiraram milhões da pobreza e renderam (a Lula) apoio decisivo nas regiões Norte e Nordeste”.

BBC
Vitória sonora – O site da emissora inglesa pública de rádio e TV anunciou a “vitória sonora” do presidente Lula, afirmando que ela é fruto da atenção dada às populações mais pobres e à melhoria dos indicadores econômicos.

CNN
Denúncias insuficientes – Durante toda a noite, a notícia sobre a reeleição do presidente brasileiro foi o destaque no site da edição internacional da principal rede de TV norte-americana. A CNN reproduziu um trecho do discurso de Lula logo após a confirmação da vitória, quando Lula disse que o segundo mandato será melhor que o primeiro. Segundo a rede de TV, Alckmin insistiu nas acusações de corrupção contra o Presidente, mas elas nunca atingiram particularmente Lula. “Se eu vencer estas eleições, então a integração sul-americana terá vencido”, afirmou o reeleito em outra declaração citada pela CNN.


Helena

0 Comentários:

Postar um comentário


Meus queridos e minhas queridas leitoras

Não publicamos comentários anônimos

Obrigada pela colaboração