Pages

terça-feira, 31 de outubro de 2006

Vitória de Lula era esperada por líderes estrangeiros


Mandatários e presidentes de diversos países salientaram votação histórica do Presidente Lula. O presidente francês, Jacques Chirac, felicitou ontem o Presidente Lula por sua reeleição após uma "votação histórica" e o convidou a continuar contribuindo nos grandes assuntos internacionais. "Quero expressar o quanto me alegro com seu êxito. Não estou surpreso porque pude comprovar, durante minha visita de Estado, a amplitude do trabalho que o senhor alcançou, sobretudo para fazer do Brasil um país mais justo", disse o presidente francês em mensagem enviada a Lula após sua vitória.

Chirac destacou também "a imensa popularidade" de Lula, conquistada com a "ação inovadora e determinante a serviço dessa grande causa". "A escolha de seu povo augura um período no qual seu grande país, prosseguindo o esforço de modernização que o senhor empreendeu amplamente, consolidará os progressos conseguidos", indicou Chirac, que assinalou que as empresas francesas presentes no Brasil "estão dispostas" a apoiar o trabalho de Lula.

O governo dos Estados Unidos felicitou o Presidente reeleito Lula e disseram que o pleito de domingo é uma demonstração "da liberdade no hemisfério ocidental". Edgar Vásquez, porta-voz do Departamento de Estado americano, lembrou que esta é a quinta vez que o Brasil realiza eleições livres desde o restabelecimento da democracia. "É uma demonstração da força da democracia e da liberdade" nas Américas, disse Vásquez, acrescentando que o governo americano deseja trabalhar com o Executivo brasileiro.

A reeleição do Presidente Lula é um fato "muito importante para o projeto de integração de nossa América", assinalou ontem o presidente venezuelano, Hugo Chávez. O presidente venezuelano explicou, durante a inauguração de um centro de formação técnica em Caracas, que essa importância vem da gigantesca dimensão do Brasil. Chávez acrescentou que a vitória de Lula aconteceu apesar do trabalho realizado pelos setores da direita para impedir sua reeleição. "O capitalismo imperialista estava empenhada para tirar Lula, mas aí está o povo do Brasil ratificando-o".

O governo do México também parabenizou o povo brasileiro pelas eleições deste domingo e o candidato ganhador, o Presidente Lula. Os cumprimentos foram dados por Rubén Aguilar, porta-voz do presidente mexicano, Vicente Fox.

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, também enviou ontem uma mensagem de felicitação ao presidente Lula por sua reeleição. "Estou convencido de que sua reeleição como chefe do Estado brasileiro servirá, sem dúvidas, para a ampliação dos nexos construtivos em diversos planos e mutuamente vantajosos em nome dos povos de nossos países", disse Putin em sua carta.

O presidente russo destacou "com satisfação" o "desenvolvimento das relações de amizade entre Rússia e Brasil" e a orientação de ambos os países rumo a uma "associação estratégica permanente".

O chanceler da Argentina, Jorge Taiana, felicitou o do Brasil, Celso Amorim, pela vitória de Lula no segundo turno das eleições presidenciais , disseram ontem fontes oficiais. No domingo, Taiana se manteve em contato com Marco Aurélio Garcia, assessor de Lula para assuntos internacionais, e com Amorim, a quem felicitou após a oficialização da reeleição do chefe do Estado por uma ampla margem de votos frente a Alckmin, assinalaram fontes diplomáticas à agência oficial Télam.

O rei Muhammad IV do Marrocos enviou ontem uma mensagem de felicitação ao Presidente Lula por sua reeleição e lhe expressou seu desejo de aumentar a cooperação entre os dois países. "A renovação, pelo povo brasileiro, da confiança em sua direção clarividente demonstra, sem dúvida alguma, a grande consideração daquele pelas conquistas que o senhor lhe permitiu alcançar em diferentes âmbitos, na via do progresso e do desenvolvimento global", disse o monarca marroquino em sua mensagem a Lula.

Para o presidente da Bolívia, Evo Morales, a reeleição do presidente Lula confirma a "linha de mudança" decidida pelo povo brasileiro. Morales deu as boas-vindas à vitória de Lula depois de o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) confirmar que o Presidente foi reeleito com mais de 60% dos votos. O líder boliviano disse, em declarações divulgadas pela Agência Boliviana de Informação (Abi), que o apoio obtido por Lula "ratifica a vocação de mudança do povo brasileiro e o desejo de continuar avançando com os governos progressistas da região na construção da pátria grande latino-americana".

O presidente do Parlamento Europeu (PE), Josep Borrell, parabenizou ontem o presidente Lula por sua vitória nas eleições presidenciais brasileiras e convidou-o para uma visita na casa. Num comunicado, Borrell destacou a "grande confiança" demonstrada pelo povo brasileiro em Lula e opinou que essa vitória "constitui uma garantia para a continuidade do processo de reformas sociais que iniciou no seu primeiro mandato".


Helena

0 Comentários:

Postar um comentário


Meus queridos e minhas queridas leitoras

Não publicamos comentários anônimos

Obrigada pela colaboração