Pages

terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Combate à corrupção no governo Lula

O mundo celebrou na semana passada, em 9/12, o Dia Internacional contra a Corrupção, instituído pela ONU. Nestes dias finais do governo Lula, é tempo de reflexão sobre o que fizemos e o que ainda precisa ser feito nessa área.

Lembremos as medidas iniciais, a base do que veio depois: o fortalecimento da Controladoria-Geral da União, da Polícia Federal e a decisão de fazê-las atuar de forma articulada, em operações conjuntas, desbaratando quadrilhas há muito existentes. Pouco depois, o sistema de corregedorias, com uma em cada ministério.Decisiva também foi a nova relação com o Ministério Público, para que pudesse cumprir sua função constitucional, ao contrário do que ocorria antes, quando um procurador ganhou a alcunha de "engavetador-geral". Hoje, essa autoridade é apontada pelo voto dos seus pares, o que garante sua autonomia.No campo da transparência, este governo partiu do zero, tal era a "caixa-preta" das despesas.

Hoje, o Portal da Transparência é reconhecido como um dos mais completos do mundo, permitindo a qualquer cidadão saber hoje de todos os gastos feitos até ontem à noite pelo governo.

Para afastar a impunidade, que sempre imperou por aqui, já foram demitidos mais de 2,8 mil servidores. Passaram a ser punidas também as empresas fraudadoras: mais de 3,7 mil já estão proibidas de contratar com a administração.

Claro que isso não é tudo, pois ainda não se consegue pôr os corruptos na cadeia, graças às leis processuais e à interpretação dada às garantias do réu.Mas pelo menos estamos excluindo-os da administração. Esses esforços já ganharam reconhecimento internacional e levaram nosso país a uma posição de liderança.Organismos como a ONU e a OCDE (Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico) vêm apontando o Brasil como modelo no esforço contra a corrupção.O país acaba de ser bem avaliado por esta última e de ser convidado para integrar seu comitê de governança pública, em Paris.Aqui se realizou a conferência da OEA, pela primeira vez fora dos Estados Unidos. E fomos escolhidos pela Transparência Internacional (TI), para sediar, em 2012, a Conferência Anticorrupção, que reúne mais de cem países.

Como se vê, conquistamos confiança e credibilidade. Pesquisa mundial divulgada pela TI no dia 9 mostra o Brasil no grupo de países menos castigados pela praga da propina: apenas 4% dos entrevistados já foram submetidos a isso, índice igual ao do Canadá e melhor que o dos Estados Unidos e o da União Europeia (5%). A média da América Latina foi de 23%; a mundial foi de 25%.

Mas o item mais divulgado em nossa mídia foi o de 54% das respostas considerando insuficiente o que o governo faz para combater corrupção. Pois bem: a mesma tabela mostra que nos Estados Unidos esse percentual é de 71%, no Canadá, de 74%, na Alemanha, de 76%, na Inglaterra, de 66%, e na Finlândia, de 65%. Já no Azerbaijão é de apenas 26%, no Quênia, de 30%, em Uganda, de 24%, e em Serra Leoa é de 12%.Como assim? A tabela está invertida? Não. O que ela mostra é que, quando a pergunta envolve "percepção" (em lugar de fatos concretos), a resposta depende do nível de informação, de exigência e de consciência crítica de cada sociedade.

Por isso, é preciso cautela nas comparações. Mas não resta dúvida de que ainda há muito por fazer aqui. Falta a reforma política, a do financiamento de campanhas, a das emendas parlamentares e a das leis processuais, entre outras.E certas coisas só evoluem com a pressão da sociedade. O exemplo da Lei da Ficha Limpa pode e deve se multiplicar. Porque é muito importante que o Brasil continue avançando nessa área.Por Horge Hage

5 Comentários:

Ignez disse...

QUe notícia boa! O Presidente Lula foi quem mais medidas tomou contra a corrupção. Se hoje os escândalos aparecem é porque são investigados. Aqui, em SP, não há denúcias de escândalos contra o governo paulista. As únicas que "pipocam" para o povão correspondem ao "percentual" que o PIG acha razoável não esconder. Aqui a corrupção é colocada debaixo do tapete. São "engavetadores" oficiais. Mas com Dilma o Brasil vai continuar punindo os corruptos. As denúncias serão mostradas. Até porque "interessa" ao PIG denúncias de Brasília. Só de lá. Ah! Wikileaks... Quanta coisa "cerrá" que vai aparecer sobre o Cerra e "cia. bela", ainda?

Hildegard Silva disse...

A proposito da corrupção no Governo Lula, não é bem assim como os Tukanalhas que fazem comentários no Estadão e na Folha dizem.

Eles são tão burros e ainda não entenderam que agora, diferente da epoca dos militares e do FHC onde tudo era acobertado, agora as coisas são investigadas,
os bandidos são presos,
e a imprensa é livre para divulgar, daí a sensação de haver mais corrupção agora do que no passado.

O fato é que enquanto não acabarmos com essa praga brasileira chamada "habeas-corpus", não teremos um país sério.

Para quem não entende Latim, "habeas-corpus" significa na prática:

"pagou-soltou" - Solta quem tem dinheiro, mesmo que seja assassino ou corrupto"

É o que a Dilma teria de corrigir para acabar com a farra da impunidade.

MARCOS BICALHO disse...

A corrupção vive de dinheiro. Dinheiro está com os ricos. As grandes corporações corruptas são tema de inúmeras obras de ficção por mera maldade? Eu luto para divulgar isso e ninguém acredita. Corrupto vai fazer o quê com pobreza? Dividir migalhas? Em todos relatórios sobre banditismo, a direita, os ricos e os desenvolvidos estão na frente dos pobres. Em quantidade e '''qualidade''' de crimes. ????? Durante o governo Lula, a imprensa perdedora de eleições divulgou que a polícia prendeu mais e por isso a criminalidade aumentou; patrocinou pesquisas que mostravam que os pobres são mais desonestos que os ricos e portanto o Brasil é mais corrupto que os EUA. Essa imprensa, o pior que o Basil possui, criou um mundo com valores invertidos para prejudicar os governos de esquerda e se deu mal nas eleições e na percepção mundial. O povo via uma coisa durante o dia e assistia mentiras no telejornal da noite. Nem com a inserção da fé da religião eles não venceram a verdade nas urnas. E vem o Uiquiliques e dá a pancada final para acabar com a hipocrisia mundial. Prenderam o cara por não usar a camisinha que o Papa liberou geral.

Rogério Chaves disse...

Estimados e estimadas leitoras,
Para quem quiser saber um pouco mais sobre o combate à corrupção no governo Lula, indico o livro de Jorge Hage, ministro, sobre o assunto. Foi publicado pela Editora Fundação Perseu Abramo , disponível em livrarias ou gratuitamente no pdf da obra, no mesmo sítio.
Abraço fraterno!
Rogério Chaves - coordenador editorial
Fundação Perseu Abramo

Jeferson Betti disse...

Em nov/2009 fora formatado em Poços de Caldas pela Policia Civil a OPERACAO CADEADO, onde esta pessoa que vos subscreve foi a testemunha principal de acusação sob a denuncia contra a corrupção do sistema prisional de minas, mais precisamente em Poços de Caldas...
O governo Mineiro obtve por manter os acusados e indiciados trabalhando e demitir esta pessoa que simplesmente quis combater a corrupçaõ naquele ambito...Isso sem contar que as denuncias feitas no disque denuncia 181, foram parar diretamente no e-mail coorporativo dos diretores indiciados....

operacaocadeado.blogspot.com
normalidadeperversa.blogspot.com

Postar um comentário


Meus queridos e minhas queridas leitoras

Não publicamos comentários anônimos

Obrigada pela colaboração