Pages

terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Preparando para a vida

O Programa ViraVida, do Conselho Nacional do Sesi, formou ontem, os primeiros 24 jovens no Distrito Federal, em cerimônia realizada no Sesi Ceilândia. São 14 meninas e dez meninos, que viviam em situação de exploração sexual, que concluíram os cursos de Qualificação de Assistente Administrativo e Recepcionista. Os cursos foram ministrados pelo Senai e Senac.

A primeira-dama, Marisa Letícia Lula da Silva, madrinha do Programa, foi a responsável pela entrega dos diplomas aos formandos.

Cinco dos jovens já estão empregados na Caixa Econômica Federal e os demais estão sendo cadastrados e encaminhados para o Sistema S, formado pelo Senac, Sesi e Senai, para integrarem o Programa Menor Aprendiz.

Os meninos e meninas, em sua maioria, vêm de outros estados ou de cidade situadas na periferia do Distrito Federal. O aluno G.R, participou do programa, que durou um ano. Ele morava em um abrigo e por algum tempo chegou a ganhar a vida como garoto de programa. Ele conta que no momento em que não tinha muitas perspectivas de vida, ficou sabendo do programa e decidiu participar da seleção. ?Não tinha renda, nem local para morar. A primeira vez que fui para a rua eu tinha oito anos e morava em Maceió (AL). Aos dez anos, já em Brasília, estava nas ruas novamente".

ORGULHO

Ele conta orgulhoso que, após um ano de curso, agora se encontra formado e empregado. "Estou gostando muito do meu emprego e agora posso pensar no futuro. Ainda penso em ser sociólogo. Teve uma época em que nem imaginava conseguir um trabalho de verdade, que dirá estudar. É um sonho se realizando", emociona-se G.R.

O rapaz, de apenas 20 anos, diz que 90% do ano foi legal, pois abriu portas para ele. Ontem, satisfeito, não se sentiu nervoso, mas no dia anterior a sua estreia no trabalho foi difícil controlar a ansiedade. "Fiquei muito nervoso, ansioso. Acordei pela madrugada e ficava pensando que não poderia chegar atrasado. Graças a Deus não cheguei", orgulha-se.

O desafio do Programa ViraVida no DF foi atender a pessoas diferentes daquelas que normalmente frequentam os cursos do Sistemas S. A persistência em mantê-los estimulados para completar a formação socioeducativa e capacitação profissional oferecidos marcaram o primeiro ano de implementação do programa.

PROJETOS

Segundo o presidente do Conselho Nacional do Sesi, Jair Meneguelli, o ViraVida já tem projetos para o próximo ano. "O programa tem um compromisso com a CNI e CNC, Sebrae, Senac, CNT e vai se tornar um programa oficial permanente do Sistema S. Será implementado no Brasil inteiro e vamos formar jovens. O que esperamos deste programa não são números. É o resultado de um trabalho", explica Jair Meneguelli.

"Uma passagem da Bíblia diz: se você salvar uma ovelha do rebanho, terá feito algo em benefício da humanidade. Eu quero salvar dezenas, centenas, mas sem ter compromisso com números. Tenho compromisso em salvar de verdade", completa. O presidente do conselho alega que o programa continuará acompanhando os jovens que se formam juntamente com as empresas, pois, conforme explicou, não é apenas um curso de formação profissional, e sim curso humanista.

SAIBA MAIS

O chamado Sistema S, engloba o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), o Serviço Social da Indústria (Sesi), o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) e o Serviço Social do Comércio (Sesc).

O Programa ViraVida foi criado para oferecer profissionalização para jovens em situação de exploração sexual. A equipe do programa conta ainda com assistentes sociais, pedagogos e psicólogos, com trabalho diário voltado para a mudança de vida dos alunos.

0 Comentários:

Postar um comentário


Meus queridos e minhas queridas leitoras

Não publicamos comentários anônimos

Obrigada pela colaboração