O candidato do PSDB à Presidência, Geraldo Alckmin, disse ontem, no Rio, que não errou ao citar dados da educação em São Paulo durante entrevista ao “Jornal Nacional” de segunda-feira. Perguntado pelos apresentadores sobre o mau desempenho na Prova Brasil do estado que governou, Alckmin rebateu citando dados do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb).
— Não errei, não. A rede estadual praticamente não participou da Prova Brasil porque foi na mesma semana do Saresp (Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo). — disse o candidato, mas deixando de citar os dados de desempenho por disciplina.
Na verdade, o Saeb é uma prova que avalia apenas alunos de 4 e 8 séries e 3 ano do ensino médio. Ou seja, mede conhecimento. E os alunos de São Paulo não são os primeiros colocados. O Saeb não mede a evasão. A evasão e a repetência são indicadores educacionais calculados com base no censo escolar. E na resposta ao “Jornal Nacional” o candidato se referiu explicitamente ao Saeb.
No ano passado, o Saeb foi dividido entre a Avaliação Nacional da Educação Básica (Aneb) e a Avaliação Nacional do Rendimento Escolar (Anresc). A primeira mede a gestão dos sistemas educacionais a partir de amostragens das redes de ensino. Mas, por ter as mesmas características do Saeb, continuou a ser chamada assim nas divulgações do Ministério da Educação. A segunda é mais extensa, pois detalha a situação do ensino em cada unidade escolar. Esta foi chamada de Prova Brasil.
Helena
0 Comentários:
Postar um comentário
Meus queridos e minhas queridas leitoras
Não publicamos comentários anônimos
Obrigada pela colaboração