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sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009

Coindências demais no elo Serra / SABESP / Bob

Luiz Nassif, em seu blog, publicou nota em 20/01/2009, chamando atenção para o que se passa na SABESP e a campanha de Serra para 2010. O assunto causou a demissão de Nassif da TV Cultura, comandada por Serra.

Nassif disse: "O presidente da estatal, Gesner de Oliveira, é uma espécie de operador do PSDB, incumbido de ações mais sofisticadas. Ele foi encarregado de articular, no CADE (Conselho Administrativo de Direito Econômico), a aprovação da fusão Brahma-Antárctica, um dos mais obscursos episódios da história do direito econômico brasileiro."

Conforme já vimos aqui, Bob (José Roberto Vieira da Costa), o sócio à frente da nova S/B, agência de publicidade responsável pelos anúncios da SABESP em rede nacional de TV, também sempre foi uma espécie de operador de Serra. Foi assessor de comunicação no Ministério da Saúde de Serra, ministro de FHC, com a experiência de distribuir entre os veículos do PIG uma verba de R$ 176 milhões em publicidade governamental de 2002, e coordenar a área de comunicação da campanha de Serra, também em 2002.

Por uma dessas coincidências, além da conta da SABESP, da CDHU e da Prefeitura de São Paulo (todos órgãos sob controle político de Serra), a AMBEV (Brahma-Antárctica) também é cliente de Bob na nova S/B. A mesma AMBEV que teve ligações com Gesner de Oliveira, o presidente da SABESP. Mas até aí, na parte visível, são só coincidências, por enquanto.

Mas o que mais intriga de fato, é como uma agência de publicidade com gente experiente, com contas de empresas grandes, faz uma campanha desconexa do público alvo do produto, sem atender ao interesse comercial da empresa (a razão de ser de um anúncio para uma empresa), nem atender ao interesse público da população (que seria compreensível por tratar-se de empresa pública) .

Esse deslize, é praticamente o "beijo na cueca", mostrando que a campanha está sendo usada com fins político-eleitorais, seja para financiamento de campanha, seja para financiamento estatal de veículos de comunicação, conseguindo um noticiário favorável, seja sabe-se lá mais o quê.

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