Pages

sábado, 31 de maio de 2008

IPT fez laudo para favorecer hospital do Serra Promotoria diz que vai investigar .


Vocês lembram do IPT, do Serra, Alckmin e Fernando Henrique? É esse instituto que está investigando o caso do buraco do Metrô onde morreram sete pessoas, e que segundo ele, a culpa foi de uma rocha que estava no meio do caminho do metrô. E foi esse instituto que investigou o incêndio no hospital das cliínicas

Agora, leiam essa...

O Ministério Público Estadual investiga se o parecer produzido pelo IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas) sobre as causas do incêndio no Hospital das Clínicas de São Paulo na noite do Natal de 2007 foi direcionado para atender aos interesses da direção do HC...Governado por Serra....Lembram que o governador José Serra, culpou o PT pelo incêndio ? Leia

Com o documento, que apontou como provável causa do incêndio cortes em cabos de energia elétrica, a superintendência do hospital sustenta a tese de que o incêndio foi resultado de uma tentativa de furto desses cabos.Essa versão afastou, em tese, a principal suspeita sobre os motivos do acidente que pairavam até então e vista como prejudicial à direção do HC: de o incêndio ter sido causado por motivos relacionados à falta de manutenção do prédio, inclusive da própria rede elétrica.

O que reforça a suspeita dos promotores são os depoimentos de dois engenheiros elétricos ouvidos no inquérito do Ministério Público. Eles foram unânimes em afastar como causa do incêndio uma eventual tentativa de furto, já que as características dos cortes nos fios e a seqüência da falta de energia não seguem a lógica desse tipo de crime.

"O seccionamento dos fios na diagonal teria uma justificativa diferente daquela a que chegou o IPT. A pessoa também poderia morrer eletrocutada. E outra: no momento que seccionasse um cabo, um fio, o próprio hospital teria alguma sinalização disso. Alguma área do hospital apagaria. O laudo do IPT diz que o apagão se deu quase que simultaneamente, logo em seguida à detecção do incêndio", afirmou o promotor José Carlos Freitas (Habitação), um dos responsáveis pela investigação.

A principal indagação da Promotoria é por que o IPT usou na investigação do incêndio apenas engenheiros civis, e não um engenheiro elétrico, já que um problema na rede seria uma possível linha de apuração.

Os técnicos e a direção do IPT terão de dar explicações sobre isso. Os dois engenheiros que assinaram o parecer devem ser chamados já na próxima semana. "O Ministério Público não vai fazer nenhum juízo de valor agora, mas acha estranho que engenheiro civil faça um laudo também abarcando questões de engenharia elétrica", disse o promotor Freitas.

"Quando o laudo tratou de análise química, essa parte do laudo foi encaminhada para os engenheiros químicos. No que diz respeito à parte elétrica, isso não foi feito. Essa dúvida nós vamos colocar aos engenheiros do IPT para esclarecerem. Por que houve essa análise por profissionais que não são da área?", disse.

"Nós imaginamos que o laudo tenha pelo menos uma lacuna, que é essa investigação de causas fora do âmbito do conhecimento de engenheiro civil", afirmou Freitas.

Outro parecer também pode ser questionado


Além do incêndio na noite de Natal, a avaliação do IPT para o segundo incidente, ocorrido em 23 de janeiro, também poderá sofrer questionamentos. Em seu parecer, o IPT apontou a causa como incêndio criminoso. "O incêndio foi deliberadamente provocado, fazendo uso de álcool para iniciar e acelerar o processo de queima", diz trecho do documento.

Segundo uma notinha publicada na Folha, diz que apurou com membros da polícia científica, o IC (Instituto de Criminalística) não deverá seguir a mesma linha e vai concluir que o segundo incêndio foi evento comum, e não criminoso.Já para o primeiro incêndio, segundo apuração da reportagem, o IC ainda não tem uma conclusão.O órgão, que avalia uma série de possibilidades para o incêndio, enviou engenheiros elétricos para o local em que o incidente ocorreu e deverá divulgar um laudo próprio.

Na época dos fatos , procurado por jornalista para falar sobre o assunto, o tucano, governador de São Paulo, jogou a culpa no PT: “O incêndio pode ter sido criminoso”. Agora, eu se fosse o PT, processava o José Serra... Você não?

0 Comentários:

Postar um comentário


Meus queridos e minhas queridas leitoras

Não publicamos comentários anônimos

Obrigada pela colaboração