Bom dia queridissimas leitoras! Dia da Mulher
Papel na sociedade atual passou a ser mais valorizado a partir do esforço delas
O Dia Internacional na Mulher é um marco na vida de mulheres de várias partes do mundo, fora aqueles, cuja religião e tradição não permitem que exerçam funções culturalmente masculinas, além de reduzir a zero toda e qualquer manifestação política, cultural e social.
A história dessa data tem a ver com uma manifestação ocorrida no dia 8 de março de 1857 em Nova Iorque (EUA), que fizeram greve numa fábrica de tecidos para protestar acerca dos baixos salários em relação aos homens, redução de carga horária de trabalho e melhorias nas condições de trabalho.
O desfecho foi trágico, pois culminou com a morte de 130 tecelãs, que após serem trancadas dentro da fábrica foram carbonizadas. E no ano de 1910, durante uma conferência da ONU (Organização das Nações Unidas) ficou decidido que no dia 8 de março seria o Dia Internacional da Mulher, em homenagem às operárias assassinados. Massó em 1975, após decreto da ONU a data passou a ser respeitada.
E o papel da mulher na sociedade atual passou a ser mais valorizado, a partir do esforço delas mesmas na luta por melhores salários, vantagens na carreira profissional, jornada justa de trabalho e contra o preconceito e desvalorização dos salários.
As mulheres brasileiras conquistaram muitos dos seus direitos a partir do ano de 1932, mais exatamente no dia 24 de fevereiro quando lhes foi dado o direito de votar e de serem eleitas como representantes políticas. Foi um marco de luta e liberdade que propiciou a elas oportunidades em vários aspectos da sociedade.
No município de Resende, foram ouvidos os órgãos que medem de forma mais precisa a atuação da mulher como eleitora através do TRE (Tribunal Regional Eleitora), CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas), em relação a mulher atuante no comércio, Sebrae ( Serviço de Apoio Às Micro e Pequenas Empresas) , sobre as mulheres empreendedoras, CVT( Centro Vocacional Tecnológica), em nível de qualificação profissional e na prefeitura, sobre o número delas aprovadas no último concurso público. Enfim, os dados foram expressivos, mas alguns bem difíceis de serem conseguidos, como o número de eleitoras e aquelas aprovadas em concurso público municipal.
O CDL, por exemplo, infirmou através do seu gerente executivo, Augusto Costa, que as mulheres têm procurado cada vez mais a qualificação profissional. " A participação das mulheres como empresárias do comércio é grande e vem aumentando cada vez mais, no curso de treinamento que começou no dia 15 de fevereirocom término previsto para maio, observei que dos 11 alunos, 7 são mulheres. Por aí é possível fazer uma base do interesse delas em qualificação profissional e em outros cursos que ministramos, elas são sempre a maioria", informou Augusto, acrescentando que um exemplo da atuação da mulher no mercado, vem do próprio CDL." Aqui mesmo na CDL temos um exemplo interessante, a nossa amiga Romana Diniz que foi a primeira mulher a presidir a instituição fundada há 35 anos", Completou.
Um dado muito curioso foi passado pela coordenadora geral do CVT, Martha Noguti, " As mulheres estão presentes em todos os cursos da instituição, mesmo aqueles com mão-de-obra mais pesada, como construção civil, solda, pedreiro, ladrilheiro, elétrica, enfim, elas atuam em todos os setores de uma obra. Atualmente, as mulheres que se especializam aqui no CVT em muitos casos cuidam das reformas e construções das suas própria casas, orienta os pedreiros e ajudantes de pedreiro sobre a obra. Daqui já saíram várias profissionais para o mercado de trabalho, além de aprovação em concurso como pedreira e ladrilheira", contou Martha, muito satisfeita com o desenvolvimento e qualificação da mulher resendense, completando que essas mulheres estão fazendo cursos destinados a parte de planejamento da obra como, o de Autocad ( Computer Aided Design) ou desenho auxiliado por computador. O programa foi criado e comercializado a partir de 1982 e é utilizado, principalmente, para a elaboração de peças de desenho téc-nico em 2D (Duas Dimensões) e outras utilidades. As mulheres, esclareceu a coordenadora,"Querem ser verdadeiras empreendedoras, por isso estão cada vez mais procurando a qualificação profissional", Concluiu Martha.
4 Comentários:
Bom dia querida blogueira! É bom saber que você tem este espaço e que é uma voz ativa para defender a justiça e a igualdade como bens inalienáveis dos homens e das mulheres. Parabéns por ser mulher (e linda!). Ainda há muito o que fazer para a verdadeira emancipação feminina.
Neste dia à todas mulheres do Brasil um grande abraço. À minha mãe que esteja ao lado de Deus, muitas saudades e obrigado por tudo.
Neste dia à todas mulheres do Brasil um grande abraço. À minha mãe que esteja ao lado de Deus, muitas saudades e obrigado por tudo.
Felicidades pra ti, querida presindenta!!
Postar um comentário
Meus queridos e minhas queridas leitoras
Não publicamos comentários anônimos
Obrigada pela colaboração