Pages

segunda-feira, 28 de novembro de 2011

O Brasil que o tucano José Serra não conhece é destaque na revista americana

Eu gostaria de chamar atenção dos meus queridos leitores para duas notícias, ou, duas análises sobre o Brasil.

Primeiro, do ex governador de SP, José Serra (PSDB): “Brasil ainda é um país pequeno”."O Brasil ainda é, no contexto da economia mundial, por incrível que pareça, um país pequeno", disse o tucano durante palestra no á jovens empreendedores, na Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo).

A segunda anáilise é da reportagem da revista americana "The New Yorker" que circula na edição do dia 5 de dezembro.a análise partirá, principalmente, do momento econômico positivo que o Brasil passa, em comparação à economia mundial:“O país era antes um dos mais ignorantes e de economia instável e hoje vive um momento de crescimento, baixo endividamento, equilíbrio orçamentário e emprego pleno”.

'New Yorker' destaca perfil de Dilma e elogia economia brasileira:
O texto destaca as transformações econômicas e sociais do Brasil nos anos recentes. Para o autor, o país alcançou algo raro: “alto crescimento econômico (diferentemente dos Estados Unidos e da Europa), liberdade política (diferentemente da China) e desigualdade em baixa (diferentemente de quase todos os lugares). Como isso está acontecendo?”.

  A revista afirma que “o país era um dos mais ignorantes e de economia mais instável no mundo”. Agora, em contraste, “o país tem equilíbrio orçamentário, baixa dívida pública, quase pleno emprego e inflação baixa”.



O perfil da presidente Dilma Rousseff será tema de uma reportagem da revista norte-americana "The New Yorker" que circula na edição do dia 5 de dezembro. Em prévia divulgada no site da revista, a publicação mostra que a análise partirá, principalmente, do momento econômico positivo que o Brasil passa, em comparação à economia mundial, para mostrar quem é a presidente.

Sob o título de "The Anointed", a ungida, na tradução literal, remete os feitos de Dilma ao trabalho de seu padrinho e antecessor político, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

A reportagem trará fatos da história recente do país, como a ascensão de parte da classe baixa à média em 2010.

Depois analisa que o país era "antes um dos mais ignorantes e de economia instável" e hoje vive um momento de crescimento, baixo endividamento, equilíbrio orçamentário e emprego pleno.

Segundo o site, entre os grandes poderes econômicos, o Brasil alcançou algo raro: "alto crescimento, a liberdade política e a diminuição da desigualdade". ....

Já o nosso brasileiro José Serra, diz: O Brasil tem que  vencer esse quadro de subdesenvolvimento, de não desenvolvimento, de modéstia em relação a avanços sociais e peso na economia mundial.

HISTÓRIA

A reportagem narra a história de Dilma, relatando que, em 2010, Lula a ungiu como sucessora. E que a presidente, agora com 63 anos, era um estudante universitária durante o golpe de 1964 que estabeleceu a ditadura militar no Brasil (1964-1985).

O texto conta que no final dos anos 1960, Dilma foi casada com um militante de oposição à ditadura, Cláudio Galeno Linhares, com quem viveu na clandestinidade, armazenou e transportou armas, bombas e dinheiro roubado, além de planejar e executar ações. Depois, deixou Linhares para se casar com Carlos Araújo.

No início de 1970, após ser presa pelos militares, passou três anos na prisão, onde ela teria sido submetido "a tortura extensiva". A revista diz que Dilma nunca esteve pessoalmente envolvida em ações violentas durante seus dias de militante.

Depois de liberada, ela se pós-graduou em economia, se filiou ao PDT e logo começou a trabalhar em cargos de governo em Porto Alegre.

Quando presidente, Lula se reuniu com Dilma e "de tão impressionado que ficou, a nomeou ministra de Minas e Energia". Link da Revista aqui

José Serra deveria comprar um exemplar da revista para ler....para entender mais do Brasil

5 Comentários:

Carlos Alberto Neves Albergaria Barreto disse...

A poste brilha e o iluminado sofre de apagão.ViVa minha presidenta e ao meu presidente.

Herminio disse...

Esse Serra está parado no tempo por + ou - 10 anos, com certeza ele se refere nos tempos em que ele era governo, quando o Brasil vivia de pires na mão e os brasileiros tinham que tirar os calçados nos aeroporto dos States Unites e fhc levava mijada de Clinton e não esboçava um mínimo defesa eram uns subalternos entreguistas.

ProfeGélson disse...

Zé Serra: ''Você pode enganar algumas pessoas todo o tempo. Você pode
também enganar todas as pessoas algum tempo. Mas você não
pode enganar todas as pessoas todo o tempo".

Chuck disse...

Para o Serra, comprar a revista só se vier com legendas em portugues!

Anna Banana disse...

0O Cerra não sabe que inveja mata? é um paspalho sem discurso, e ainda levam para falar para jovens? coitados dos jovens, ouvindo uma anta assim...

Postar um comentário


Meus queridos e minhas queridas leitoras

Não publicamos comentários anônimos

Obrigada pela colaboração