O Ministério Público Federal denunciou à Justiça o bispo Edir Macedo, fundador da Igreja Universal do Reino de Deus, sob acusação de formação de quadrilha, estelionato e lavagem de dinheiro proveniente de doação dos fiéis.
Segundo a denúncia, oferecida no último dia 1º, o dinheiro era remetido ao exterior e, posteriormente, retornava ao Brasil para a aquisição de empresas de comunicação (TVs e rádios).
Outros três integrantes da cúpula da igreja também foram denunciados: o bispo e ex-deputado federal João Batista, o bispo Paulo Roberto Gomes e Alba Maria Silva da Costa, que era diretora financeira de uma empresa pertencente à Universal.
A Justiça deve decidir nesta semana se aceita a denúncia. Por enquanto, o processo está sob sigilo.
Outra ação semelhante contra a Universal havia sido proposta em 2009 pelo Ministério Público Estadual. Esta, porém, foi anulada pela Justiça estadual no fim do ano passado. O argumento usado foi que o assunto era da competência da Justiça Federal.
O Ministério Público Federal diz ainda que a Igreja Universal não declara à Receita Federal todo o dinheiro que arrecada com os fiéis.
Entre 2003 e 2006, a igreja declarou ter recebido R$ 5 bilhões, mas depoimentos prestados à Procuradoria indicam que os valores podem ser maiores.Por ser uma igreja, a Universal tem direito à imunidade tributária. Cópia da denúncia foi encaminhada à área cível da Procuradoria, que analisará se solicita a cassação da imunidade tributária da igreja.
3 Comentários:
É preocupante a mercantilização neoliberal da religiosidade popular. Arrancar dinheiro em troca de favores divinos é exploração promíscua, opressora e ferramenta do capitalismo em seu aspecto mais atrasado. Essa notícia da interferência do ministário público nessa área sombria, a religiosa, é esperançosa. Dom Orvandil, www.domomb.blogspot.com
Que babaquice desse blog ecoar uma notícia que só serve ao PIG. Edir Macedo é alvo de perseguição da elite branca por estar enfrentando a TV Globo e conseguindo assustá-la com o crescimento de audiência da Record, que não mentiu sobre o Governo Lula, como a Globo.
Edir Macedo e a Igreja que lidera apóiaram o Presidente Lula e a eleição da Presidenta Dilma, em razão da base popular comum.
Atacar Edir Macedo é fazer o jogo do PIG em geral e da Globo em especial.
Decepcionante esse post.
Fernando Trindade: Você acha que quando a Record for a líder de audiência vai ser diferente da Globo? A imprensa brasileira é a m...que é, por causa do sistema em que está instalada, de concentração nas mãos de poucos. O interesse deles é o do próprio bolso. Se circunstancialmente a Record tem sido menos anti-Lula/Dilma, isso não limpa a barra do Edir Macedo. As ilegalidades e sacanagens dele, assim como as da Globo, devem ser mostradas.
Postar um comentário
Meus queridos e minhas queridas leitoras
Não publicamos comentários anônimos
Obrigada pela colaboração