Pages

sábado, 16 de abril de 2011

Jornal Nacional fez propaganda tucana contra a Rede Cegonha e escondeu a verdade

O TV Globo pegou um jatinho do Jornal Nacional para ir à Alagoas (com sotaque sulista) e atacar, com indiretas, o programa Rede Cegonha recém-lançado pela presidenta Dilma, que mal começou e é um programa robusto e estruturante para ser implantado ao longo dos 4 anos.

A "reporcagem" quis jogar o telespectador contra o governo federal, no trecho em que diz:
A Maternidade Santa Mônica [estadual do governo tucano] está superlotada desde o início do mês. Passou a atender o dobro de pacientes porque a maternidade e a UTI neonatal do hospital universitário, de responsabilidade do Governo Federal, tiveram que ser fechadas.
Vamos aos fatos que a Globo omitiu em parte ou no todo, desinformando o telespectador:

O Hospital Universitário da Universidade Federal de Alagoas fechou (para novos pacientes) a Unidade de Cuidados Intensivos da maternidade no dia 31 de março, porque um paciente contaminado com a bactéria multirresistente Acinectobater baumannii, chamada super-bactéria, estava contaminando os demais. Nove mortes ocorreram, fora do normal, e a suspeita da causa-morte recai sobre a super-bactéria, ainda pendente de confirmação.

Ao contrário do que diz o Jornal Nacional, a maternidade não está totalmente fechada. Continua em funcionamento salvando a vida dos bebês e mães com sintomas de contaminação, e foi fechada apenas a novos pacientes, para não serem contaminados, conforme mandam as boas normas de saúde. Por isso os demais pacientes são encaminhados a outros hospitais ou para alas seguras do próprio hospital, quando não precisam de atendimento em UTI.

O que sugere o Jornal Nacional? Seria executar com a pena de morte pela falta de tratamento todos estes bebês e mães já contaminados, para poder descontaminar e reabrir a Unidade a novos pacientes?

O hospital faz o que deve ser feito: salva todas as vidas que podem ser salvas, enquanto certifica quando a unidade oferece segurança aos novos pacientes para restabelecer a normalidade em condições seguras.

Se a TV Globo tivesse ouvido o Hospital (aqui e aqui) saberia que:

- quatro bebês permanecem internados na UTI Neonatal, sendo que um deles já negativou a bactéria no organismo e aguarda apenas o ganho de peso para receber alta médica e os outros três ainda são portadores da bactéria, mas não estão com infecção.

- A maternidade possui 60 leitos (entre o pré-parto e o alojamento conjunto), e nela estão internadas três pacientes, sendo uma parturiente e duas mulheres em tratamento clínico.

- Dia 14, véspera da "reporcagem", o Hospital Universitário já recebeu 11 gestantes, vindas da Maternidade Escola Santa Mônica, que estava com problemas de superlotação. Essas gestantes precisam de assistência hospitalar para tratar crises hipertensivas, diabetes e outras, mas não estão no final da gravidez e podem receber cuidados médicos com segurança, em enfermarias do 6º andar, onde funciona a maternidade.

A Globo também "se esqueceu" de cumprir sua pricipal função social: levar a seguinte informação de interesse público, da população de Maceió:

A Maternidade do Hospital Universitário voltará a receber novos pacientes a partir da próxima terça-feira (19), caminhando para restabelecer a normalidade.

A Unidade de Cuidados intermediários (UCI) do Hospital Universitário será dividida, com a finalidade de absorver a Unidade de Tratamento Intensivo neonatal (UTI). Os recém-nascidos com suspeita de infecção serão transferidos para uma área de isolamento, até que receba alta médica (cerca de 15 dias).

Estas decisões tem o endosso dos técnicos da Vigilância Sanitária estadual e municipal, que fizeram uma inspeção na maternidade do HU e, constataram que estas adequações físicas mínimas e melhorias nos procedimentos de fluxo de pacientes isolados, permitem restabelecer o atendimento com segurança.

14 Comentários:

Herminio disse...

É por essa e por outras que esses contratos de concessões das tvs tem que ser revistos, isso que as tvs fazem é puro terrorismo contra o governo e a favor do psdb, com certeza tem alguma promessa nessa atitude da globo.

Ricardo Macedo disse...

Terrorismo de informacao e o que sempre fizeram.
TEM ALGUMA UTILIDADE PUBLICA?

Reg disse...

Por causa deste tipo de informação tendenciosa e errada é preciso que o governo tenha uma equipe multitarefa para atuar nestes locais.
Explicando à população o que de fato ocorreu, ao mesmo tempo dizer que a globo mentiu.
Simples assim.
Aqui no Rio, tanto o prefeito, quanto o governador estão sempre presentes em todos os eventos, sejam trágicos ou alegres.
Tanto funciona esta maneira de se explicar, que o globo sempre fica mentindo sobre a presença do governador, dizendo que ele está em Paris.
Marcar presença e informar a população as providências tomadas é dever dos órgãos públicos, não dando chance para a enganação da rede globo.
Por quê os outros estados não fazem o mesmo?

Reg disse...

Só para lembrar a piada do dia do jornal oglobo, ao informar que os índices de criminalidade do Rio estão caindo e assocair aos de São Paulo, às conquistas do Rio.
Uma piada o globo, porque ao informar que em certos locais, outrora dos mais violentos da cidade/Rio, o índice de mortes foi a zero.
E São Paulo, continuam os índices tudo como antes, no quartel de abrantes.

MAICHEL ARAGÃO MANAUS AM disse...

A bolinha de papel e cute na bunda que o Serra tomou nas urna tá fazendo efeito até agora, o cara não pará ele quer por quer tentar manchar a imagem do governo, porque então eles (que querem voltar aop poder) não pegam o jatinho e voam até o Pará e peçam explicações do gevernador do Pará que é tucano sobre o caos na saúde pública no estado como a globo mostrou no profissão repórter semanas atrás, ao invés de só criticarem mostrar soluções, isso seria da lógica de quem diz querer governar pro bem do país se as ideias deles são as melhores pro país, porque o "jênio economista" não dá a cara pra bater e mostre o que ele e o partido querem pro país

P.S SINCERAMENTE TENHO DÓ DO SERRA É UM ZÉ NINGUÉM E SE ACHA O REI DA COCADA PRETA, Ô DÓ, SERÁ QUE ELE NÃO VÊ QUE NÃO É UM BOM POLÍTICO, PIOR QUE ELE SÓ QUEM VOTA NELE A ELITE ESQUIZOFRÊNICA PAULISTA QUE ACHAM QUE SÃO MODELO PRO PAÍS

Anônimo disse...

Até quando o povão vai ter que engolir as manipulções da globo,já tá na hora de dar um basta,vamos fazer um abaixo assinado,que teremos mais de milhões e vamos mandar pro sendado e exigir explicações dos nossos senadores

Airton Silva disse...

Eu não entendo a omissão do PT quanto a tal Ley de Medios. É obrigação do nosso partido, junto com os que apoiam o governo, trabalhar em cima desta questão. Não pode continuar assim.

Ary disse...

Enquanto isso, o governo federal e as estatais continuam a abastecer o caixa da Globo com verbas publicitárias. Deve ser a tal síndrome de Estocolmo.

reinaldo bordon carletti disse...

esta mai do que na hora, da presidenta dilma,colocar para fora esse palocci,pois é o homem da globo no governo.....ele caindo, cai aquele "qualquer coisa kamel
reinaldo carletti

Wilson Garcia disse...

Se ouvesse lei e justiça neste pais, com certeza a globo teria que se retratar.mas infelizmente tudo continuara como antes, a globo e seus associados pig, dirao o que querem,caluniam a quem quiserem, e nao dao nem explicaçao, satisfaçao ou retrataçao.Meu deus ate quando, ate quando este partido politico disfarçado de meio de comunicaçao continuara impune, sem uma lei que o faça estar em seu verdadeiro lagar de fazer uma coisa simples de dar apenas a noticia e nao de fabrica-la o distorce-la conforme os seus interesses financeiros e politicos.Ate quando, ate quando, ate quando!!!!!!!!!!!??????????????.

Beco Ferreira disse...

"P.S SINCERAMENTE TENHO DÓ DO SERRA É UM ZÉ NINGUÉM E SE ACHA O REI DA COCADA PRETA, Ô DÓ, SERÁ QUE ELE NÃO VÊ QUE NÃO É UM BOM POLÍTICO, PIOR QUE ELE SÓ QUEM VOTA NELE A ELITE ESQUIZOFRÊNICA PAULISTA QUE ACHAM QUE SÃO MODELO PRO PAÍS"
Grande MAICHEL ARAGÃO MANAUS AM
A Reforma que deve ser feita é a do
Judiciário e depois a Pulitica...

Beco Ferreira disse...

...Política...

josé lopes disse...

Esse pessoal jornalista da Globo é muito cara de pau. Como deturpam. Como manipulam. Depois reclamam de um controle da mídia. A gente não quer é isso!

Fernando disse...

Olha senhores leitores e assinantes desta pagina, infelizmente não se pode discutir liberdade de opinião pois qdo vc formada sua tese é contraria a outra, então que dizer do sistema R7, Bandeirantes, JovenPan. Gastar tempo com utopias de comunicção em lugar nenhum do mundo se verá verdade. Afinal a verdade é relativa ou não? Qual a verdade de cada um? A que beneficia vc ou vai, mesmo sendo considerada verdade, de encontro aos seus? Será que os senhores são tão puros ou defendem uma propositura q não esta sendo beneficiada? Se a Globo ou a R7 ou outra qualquer disser amém ao GOVERNO seja ele quem for esta será a VERDADE? Siceramente olhe bem pra não se repetir a história.

Postar um comentário


Meus queridos e minhas queridas leitoras

Não publicamos comentários anônimos

Obrigada pela colaboração