Pages

sábado, 16 de abril de 2011

O que a Globo tem contra o sotaque nordestino no Jornal Nacional?

A Rede Globo tem TV afiliada em Alagoas, com equipes de reportagem local.

Então por que mandou um jatinho do Rio de Janeiro, para fazer uma reportagem do Jornal Nacional, sobre maternidades em Maceió?

O que a Globo tem contra os repórteres nordestinos, para não poderem aparecer em uma edição nacional?

Por acaso, a Globo acha que o sotaque nordestino não se enquadra no chamado "padrão globo de qualidade"?

23 Comentários:

Anna Luiza disse...

Será que é só pra mostrar aos outros canais que eles têm um jatinho?
A Record deve estar em cólicas por um jatinho desde as eleições né? rs
O mais irônico disso: as novelas que mais fazem sucesso na Globo são as que têm sotaque nordestino...

Anônimo disse...

A resposta para sua pergunta é sim. A Globo não só acha que o sotaque paraibano, alagoano, cearense estão em "desalinho" com o padrão Globo, que os próprios jornalistas e repórteres que apresentam os telejornais das afiliadas locais falam um sotaque que não ouvimos nas ruas por aqui.

Ricardo Macedo disse...

A Globo alem de nao gostar de nordestinos nao gosta de:
Nortistas, Negros, indios, pobres, trabalhadores e do povo em geral.
Igual ao FHC, Serra, Bolsonaro, Prates e outras coisas do genero.

Anônimo disse...

Bonito mesmo é a gente escutar aquele paulistes macarrone falando "Apartameinto"; "30 por ceinto" "nós fumu tudo na pirua" e outras barbaridades como girias essencialmente cariocas com sotaque paulistes. Um horror,

Anônimo disse...

Quem não se lembra do caso da TV Diário, do Ceará, que teve o sinal da parabólica derrubado por pressão da Rede Globo? Isso porque a TV Diário exibe uma programação de exclusivo apelo nordestino e regional e expandia a audiência nos outros Estados, abocanhando os anunciantes da Globo no Nordeste. O Grupo Verdes-Mares, dono da TV Diário e da TV Verdes-Mares (essa afiliada da Globo) foi ameaçado de romper o contrato de sua afiliada local. É como diz Arlindo Cruz: isso é globalização.

Reg disse...

Não penso assim.
O modo de falar carioca já se expandiu para todo o País, daí que não vejo nenhuma diferença entre o falar nordestino e o carioca.
Somente nos rincões é que permanecem carregados os sotaques.
É visível a união do Brasil ao redor da língua portuguesa e o falar carioquês em todo o Brasil.
Até mesmo em outros países de língua portuguesa ou não, estão adotando o falar carioca, em razão das músicas, filmes, escolas de samba etc invadirem estes páises, por gostarem de nossa música e de nossa belíssima língua, o que é percebido nas tevês dos outros países ou cantares de coros disponíveis no youtube, como a música "Brasil, meu Brasil brasileiro, meu mulato ..."
É a invasão do português/falar carioca no mundo, até porque a portuguesa é a 4ª língua mais falada no mundo; que causa indignação ao portugueses e seu sotaque.
O Brasil, com seus mais de 190 milhões de habitantes, fala a mesma língua/sotaque.
Um luxo.
Ao contrário de Itália, Espanha, China, que são cheios de dialetos, dificultando até mesmo os negócios nestes lugares.
Desta forma, penso, ser o uso do jatinho da globo nas reportagens ao redor do Brasil, apenas manifestação de grandeza desta emissora que, a cada dia que passa, perde audiência.
Perda de tempo,dinheiro e cafonice.
Menos, gente, bem menos.

Reg disse...

Complementando o meu comentário.
O que assistimos em matérias de repórteres/jornalistas de outros estados, em todas as emissoras é o mesmo falar, uma unidade linguística e isto é muito bom.
É espetacular.
O jatinho da globo pode ser um problema, mas apenas para a emissora e sua mania de grandeza.

Anônimo disse...

pô mêo na Band o sotaque é totalmente paulistês e o resto Brasil tem que engolir,purrrque o imverso não dá verso?
e sem essa de que todo o Brasil agora é Carioca,com respeito aos mesmos mas venha andar nas ruas da bahia,do ceará de pernambuco do maranhão pra ver se é assim,né não mermão!,cada um tem seu ritmo e melodias próprios,sai da frente do plim plim e viaje pelo Brasil pra ouvir nas ruas a prosa do POVÃO,QUI OCÊ VAI VER VIU BIXIM!CED GOSTA BDI PÃUM DDI QUEIJ.

Reg disse...

Maranhão é um caso particular.
Lá é aonde se pronuncia o melhor português do Brasil.

Deco disse...

"Não penso assim.
O modo de falar carioca já se expandiu para todo o País, daí que não vejo nenhuma diferença entre o falar nordestino e o carioca."...

Desculpe, Zé Augusto, mas este comentário chamou muito a minha atenção. Quem escreveu não conhece o Brasil. Pior não conhece a cidade do Riode janeiro . Pois no Rio o sotaque é incrivelmente mais acentuado, o "Shis" dos plurais são muito, mais muito mais acentuados para quem é criado na Zona Sul. Quem mora na na Zona Norte, Baixada e na região serrana, o sotaque carioca não é tão acentuado. Há ainda muitas cidades do estado do Rio que os moradores quase não têm sotaque.

Eu sou mineiro, fui muito pouco ao Rio, mas eu e nem ninguém que eu conheço fala com sotaque carioca. exceto os amigos e parentes do Rio.

No caso da reportagem e das novelas a Globo faz pior. Ela tenta padronizar o sotaque nordestino, mas o baiano fala um pouco diferente do alagoano, que fala um pouco diferente do pernambucano e por aí vai.

Reg disse...

Continuo pensando assim.
Pépino, pepinu, pipinu são diferenças linguísticas, mas que mantém o mesmo falar compreensível a todos os brasileiros sobre o pepino.

Reg disse...

Continuo pensando assim.
O menino que ganhou o maior prêmio do Soletrando, do Luciano Hulk, da globo, é de uma escola pública do interior do Piauí.
Detalhe, como disse, ele não tem sotaque.
Do estado do Piauí, tão sofrido e tão sacaneado por políticos e empresários, como na última campanha, o que motivou reação indignada da blogosfera, inclusive aqui ao promover boicote ao empresário preconceituoso.
Valeu Piauí, sou carioca e adorei o resultado.

Kleber Morais disse...

Me chama muito a atenção o cidadão que falou que não vê diferença entre o falar carioca e o falar nordestino. Com certeza ele não conhece o nordeste. Até mesmo para quem é nordestino é perceptível uma certa de diferença de sotaque entre os estados. Essa adoção do falar carioca se deve por parte da mídia gorda que pretende padronizar para o modo carioca (que agrada a Globo)de falar. Ainda teve o disparate de dizer que todos os brasileiros têm o mesmo sotaque. Gaúchos, paulistas, cearenses, baianos, cariocas, mineiros, paraenses, acreanos, paraibanos, dentre tantos outros, temos sotaques distintos. O Brasil é um país multicultural. Espera que ele consiga entender isso. Qualquer coisa venha ao nordeste, procure conhecer mais seu país antes de conhecer o estrangeiro.

Reg disse...

Não faço o jogo do dividir para governar, apenas acho que este assunto de enfatizar discriminação de nordestino, só faz crescer a discriminação e isto é tudo que não queremos.
Somos um País só, de uma língua só, sem dialetos, apenas diferentes no que diz respeito a linguística, se preferirem, sotaques.
Muito me orgulho de pertencer a um País em que, apesar de muitas discriminações intoleráveis contra nordestinos, temos uma língua única.
Ah! Sou mulher, carioca, sexagenária e votei no Lula e na Dilma.

Enquanto aqui se discute sotaque, estrangeiros se esmeram em cantar as nossas músicas num português quase ... sem sotaque.
Aquarela do Brasil e Mais que Nada.

http://www.youtube.com/watch?v=jmttwEHdfB0&feature=related

http://www.youtube.com/watch?v=PbHtDJA_7Lg&feature=fvwrel

Zé Augusto disse...

Reg
Eu entendo seu ponto de vista, defendo também a integração do idioma, mas o sotaque é diferente, é raiz cultural e deve ser preservado. Não existe sotaque errado. Se uma pessoa nasceu com ele, por que ter que mudar? A pessoa só precisa falar bem, tendo boa dicção para o rádio e Tv.
Também acho importante enfatizar qualquer discriminação para combatê-la.
Até pouco tempo atrás eu não ouvia nenhum atendente de telemarketing com sotaque nordestino aqui no Rio. Acho que o pessoal não contratava.
De uns 2 ou 3 anos para cá, toda vez que tenho que brigar com a Oi-Telemar por causa de alguma porcaria de serviço, sou atendido por pessoas com sotaque nordestino. Isso até me acalma, fazendo passar a raiva da empresa na hora do atendimento, porque é esse o lado bom do atendimento, sentir que as pessoas não são mais barradas em um emprego por causa de preconceito regional, seja caipira de Minas e do Centro-Oeste (igual a mim, que vivo no Rio há anos, mas não perco o sotaque mineiro), seja gauchês da fronteira, seja nordestino, seja paulistano, seja carioca, seja nortista.
É provável que esse call-center da Oi esteja no Nordeste, o que é muito positivo.
No Domingo Espetacular da Record tem uma moça repórter que mostra curiosidades em cidades do Brasil, em geral no nordeste. É super simpática, e mantém o sotaque nordestino.
Eu acho que as TVs deveriam ser mais abertas à diversidade. Lá pelos anos 80, diziam que os locutores das FM's tinham que falar como os gaúchos mas perdendo o sotaque (mais ou menos como um Galvão Bueno - que é paranaense sem sotaque sulista). Eu acho que a Globo persegue esse padrão até hoje, e acho que ela está "pasteurizada". Hoje, a maioria das pessoas gostam e respeitam a diversidade cultural e humana e as raízes de cada pedaço da nação.

Liz Lee disse...

Vejo como uma maneira de tirar a individualidade cultural/regional das pessoas.
Entendo como uma forma "subliminar" de domínio das mentes.
Abraço

Anônimo disse...

A Globo trouxe um paulista para "auxiliar" os paraibanos nas reportagens nacionais.

Anônimo disse...

Se as pessoas fossem todas iguais, o mundo não teria graça. Seria monótono, cheio de tédio. Que bom que as regiões têm suas peculiaridades. Essa, sim, é a graça. Sou nordestino e me orgulho de minhas origens, do meu sotaque, do jeito simples do povo de minha região.O resto é vaidade debaixo do sol.
Lucio Dias

Wilsoleaks Alves disse...

Parabéns Lucio Dias!
Eu também sou nordestino.
Nasci na capital paulista, mas meu velho pai era um baiano muito orgulhoso de sua Bahia.
Da minha Bahia, que um dia ei de conhecer.
Saudades... Do meu pai, desculpem amigos.

Lacerda disse...

Sou paraibano e muito orgulhoso da minha terra, do meu sotaque e da minha cultura nordestina ! Não vejo graça nenhuma nem concordo quando o cara diz que o carioquês é falado em todo o Brasil ! Cada região tem suas características próprias e pronto ...!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Mr. Rich's English disse...

Aqui em São Luís do Maranhão a língua portuguesa é a mais bem falada, porque aqui viviam os grandes escritores que estudavam na Europa. Por isso o nosso sotaque não é idêntico ao do resto do NORDESTE.

Mr. Rich's English disse...

Aqui em São Luís do Maranhão a língua portuguesa é a mais bem falada, porque aqui viviam os grandes escritores que estudavam na Europa. Por isso o nosso sotaque não é idêntico ao do resto do NORDESTE.

Mr. Rich's English disse...

Aqui em São Luís do Maranhão a língua portuguesa é a mais bem falada, porque aqui viviam os grandes escritores que estudavam na Europa. Por isso o nosso sotaque não é idêntico ao do resto do NORDESTE.

Postar um comentário


Meus queridos e minhas queridas leitoras

Não publicamos comentários anônimos

Obrigada pela colaboração