Pages

quinta-feira, 24 de março de 2011

O veneno que o PIG quer injetar em lulistas contra Dilma

O PIG (Partido da Imprensa Golpista) quer envenenar os brasileiros que aprovaram o governo Lula, espalhando boatos de que a presidenta Dilma seria uma "traíra". Para isso mente, deturpa, inventa "fontes ocultas" para publicar coisas ao contrário do que Dilma disse em seus discursos e entrevistas.

Uma pérola é dizer que alguém (uma fonte em off) disse que Dilma "não teria gostado de Lula não ir bater palmas para Obama", e que FHC estaria sendo prestigiado por ter ido bater palmas para o presidente dos EUA.

Ora, se Dilma e Lula achassem que a presença dele seria importante e produtiva para o Brasil, quem organizou o cerimonial foi o Itamaraty, e a presidenta poderia mandar colocar Lula onde quisesse, inclusive ao lado dela e de Obama, e mandar FHC sentar em uma mesa junto a demo-tucanos, ou ao embaixador dos EUA.

Fica claro que, tanto Lula quando Dilma, não queriam simplesmente se deixarem ser usados para dar escada para Obama na América Latina, num momento em que é o estadunidense quem está precisando oferecer vantagens concretas para nosso continente, e é ele quem está correndo atrás do Brasil.

Coube a Dilma, como chefe de estado, fazer o discurso impecável e dizer com diplomacia, aquilo que Lula teria a dizer. E se Lula fosse e ficasse calado, ficaria naquela história de quem cala concorda, e Lula não concorda com muitas das políticas de Obama. Para ir, teria que manifestar as divergências como líder político que é, o que seria inadequado diplomaticamente para aquele lugar, e Lula sabe disso de seus tempos de presidente, quando recebeu George W. Bush, e não caberia oferecer um almoço colocando na mesma mesa gente para manifestar divergências políticas que não fossem conversas oficiais.

FHC veio a calhar: é o cortesão ideal para bater palmas e "fazer sala" para um presidente dos EUA. Jamais seria capaz de manifestar uma divergência.

O governo Dilma também mostrou que a política externa continua a mesma, quando votou pela abstenção na ONU, junto com Rússia, China, Índia e Alemanha, no bombardeio da Líbia, contrariando os EUA. Foi às vésperas da vista de Obama, o que gerou muitas críticas da imprensa dos EUA pelo presidente deles prestigiarem um país que votou contrariando os interesses estadunidenses.

Por fim, o Itamaraty emitiu nota condenando os bombardeios da Líbia. A mesma coisa que Lula disse na Federação das Associações Muçulmanas do Brasil, no mesmo dia.

Uma Presidenta é obrigada a mudar o tom da política com países que não respeitam as mulheres como iguais, senão não será ouvida nestes países

Agora o PIG diz que Dilma mudou a postura em relação ao Irã. Será? A resposta é: pouco. Apenas o necessário ao momento, e nada tem a ver com concessões aos EUA.

No governo Lula, o Brasil se absteve, recusando a votar contra SANÇÕES na ASSEMBLÉIA GERAL da ONU. O Itamaraty votaria contra apedrejamentos, mas em um texto honesto, sem exploração política, sem segundas intenções.

Agora votou a favor do envio de um relator especial ao país para observar a situação dos Direitos Humanos, proposta pela Suécia no órgão apropriado: no Conselho de Direitos Humanos das Nações Unidas, e não na Assembléia Geral. A proposta diz respeito apenas em fazer um relatório sobre a situação de direitos humanos, sem qualquer sanção. São coisas bem diferentes.

As circunstâncias de uma Presidenta (mulher) negociar com regimes de países onde os direitos humanos de igualdade das mulheres não é respeitado, é diferente das circunstâncias de um Presidente (homem) negociar, e isso muda a forma de conduzir as conversas.

A relação que os iranianos tinham com Lula não é mais a mesma que tem com Dilma, não só por ser um novo governo, mas também por ser mulher. Isso não é por mudança de posição brasileira, e sim pela natureza da cultura iraniana.

Até para se fazer respeitar como interlocutora e mediadora, Dilma tem que ter uma postura imediata mais agressiva com os direitos das mulheres. É curioso como o PIG ignora uma coisa óbvia como essa, em suas análises rastaqueras.

Agora jogue o PIG no lixo, e veja que o chanceler Antonio Patriota sugere que os EUA se aproximem da posição brasileira em relação ao Irã, e não o Brasil se alinhar aos EUA, como mente o PIG:
"No Irã, as sanções não contribuíram [para avançar nas garantias de uso pacífico do programa nuclear] enquanto a iniciativa levada pelo Brasil e pela Turquia teria produzido [resultados pacifistas]. Foi uma oportunidade perdida. Mas continuaremos a debater a questão do Irã, mantendo o contato com essa variedade [de opiniões]".

Continue jogando o PIG no lixo, com esse trecho da entrevista do ex-chanceler Celso Amorim à BBC Brasil (grifos nossos):
BBC Brasil - A imprensa procura ressaltar as diferenças entre os governos de Dilma e Lula. Há uma continuidade na política externa do governo Dilma, ou ela está tomando rumos próprios?

Amorim - É bom que tome rumos próprios. Cada pessoa é uma pessoa, cada momento é um momento. O momento é da Dilma. Há continuidade nas linhas básicas, mas cada situação é uma situação. À medida que o Brasil se torna maior, ele não vai ter menos problemas, vai ter mais problemas. Os momentos variam, a sensibilidade pode variar em relação à maneira de fazer determinada coisa, e cada um fará a seu modo, isso é natural.

Mas acho que em grande parte o desejo da imprensa de fazer uma separação é porque ela nunca aceitou o Lula. A verdade é essa. Nunca aceitou nossas atitudes independentes. Quando fomos à Síria a primeira vez, fui perguntado: “Mas vocês perguntaram a Washington se podia?” É achar que o Brasil tem que ser pequeno, caudatário.

Nessa questão de direitos humanos, é perfeitamente respeitável a opinião da presidenta, até pela sensibilidade pessoal que ela tem para isso. Eu nunca fui torturado, mas devo dizer que o presidente Lula foi preso e eu perdi meu lugar na Embrafilme porque autorizei um filme que tratava de tortura durante o governo militar.

Mas quando você lê a mídia brasileira, pegam isso para dizer que o Brasil não tem que se meter com o Irã, não tem que se meter com o Oriente Médio. Eles querem o Brasil pequenininho. No máximo cuidando um pouco aqui na região, sempre com uma postura agressiva em relação aos fracos e submissa em relação aos fortes.

Não é isso que queremos, e eu acho que a presidenta Dilma também não quer.

A íntegra do voto do Brasil no Conselho de Direitos Humanos da ONU:
Sr. Presidente,

- O Brasil acredita que todos os países, sem exceção, têm desafios a superar na área de direitos humanos.
- A Presidenta Dilma Rousseff deixou claro, em seu discurso de posse, que acompanhará com atenção os avanços na situação de direitos humanos em todos os lugares, a começar pelo Brasil.
- Consideramos que o sistema das Nações Unidas de direitos humanos, a despeito de suas imperfeições, oferece oportunidades para a promoção de melhorias nos Estados Membros das Nações Unidas.
- O Brasil formulou convite permanente para todos os mecanismos de direitos humanos. Hoje, não há visitas pendentes de Relatores Especiais ao meu país.

IRÃ NO SISTEMA DE DIREITOS HUMANOS
Sr. Presidente,
- Na extinta Comissão, em mais de uma oportunidade o Brasil votou a favor do mandato sobre a situação dos direitos humanos no Irã.
- Em 2001, entretanto, o Brasil se absteve diante de resolução cujo objetivo era renovar o mandato sobre o Irã, em função do compromisso assumido na época pelo governo iraniano de aumentar sua cooperação com o sistema.
- Após emitir convite permanente para visitas de Relatores Especiais temáticos, o Irã recebeu seis desses Relatores.

DESDOBRAMENTOS RECENTES
- Desde o final de 2005, entretanto, e a despeito solicitações dos Relatores Especiais temáticos, nenhuma visita foi realizada ao país.

MOTIVAÇÃO PARA A RESOLUÇÃO
- Ainda que o Brasil reconheça a prontidão das autoridades iranianas em receber visita da Alta Comissária, consideramos que a presente resolução é reflexo de uma avaliação compartilhada de que a situação dos direitos humanos no Irã merece a atenção do Conselho. Essa resolução também deve ser vista como a expressão de um entendimento comum de que é importante, necessário e imperativo que todos os Estados Membros das Nações Unidas colaborem com os Relatores Especiais e com outros mecanismos do Conselho de Direitos Humanos.
- O Brasil estimula o Irã a demonstrar seu compromisso e renovar sua cooperação com o Conselho de Direitos Humanos, inclusive com o novo mandato para relator especial que acaba de ser estabelecido. É motivo de especial preocupação para nós a não-observância de moratória sobre a pena de morte, não apenas no Irã, mas em todos os países que ainda praticam a execução de pessoas como forma de punição.

COERÊNCIA NO SISTEMA DE DIREITOS HUMANOS
Sr. Presidente,
- O Brasil estimula outros países a cooperarem com todos os mecanismos decorrentes de resoluções e decisões adotadas pelo Conselho.
- O Brasil espera que os principais patrocinadores desta iniciativa apliquem os mesmos padrões a outros casos de não-cooperação com o Sistema de Direitos Humanos das Nações Unidas.
- O Brasil também espera que o presente mandato possa contribuir para o avanço da situação de direitos humanos no Irã e que, ao mesmo tempo, abra caminho para ações coerentes e consistentes quando nos encontrarmos frente a outras situações.

O VOTO BRASILEIRO
- Por todas as razões acima expostas, o Brasil vota a favor do projeto de resolução L.25.
Leia também:
- Estadão e Folha tentam usar Dilma para apedrejar Lula
- Americana que foi solta no Irã agradece ajuda do Brasil em sua libertação

30 Comentários:

Minhoca disse...

Ó gente, em dois segundos o Lula E a Dilma resolvem isso. Se tivesse essa merda mesmo já teriam aparecid dando beijinhos. Sabe qual a melhor saída? Rir e muito e na cara de todo mundo. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Miguel do Rosário disse...

Gostei do post, escrevi um na mesma linha, mas o seu traz os argumentos sobre Dilma ser mulher que eu não tinha pensado.

http://www.gonzum.com/2011/03/ultima-defesa-de-dilma.html

Acácia disse...

Achei certíssimo o Lula não ir, primeiro que ele iria ofuscar a presença do Obama. A nossa presidenta Dilma foi super feliz em seu discurso de paz e teve uma ótima atitude ao escrever, imediatamente, no dia seguinte, que deveriam cessar as bombas contra a Líbia, para derrubar o péssimo mal estar que ficou quando saiu no jornaleco o Globo, a manchete infeliz da permissão do ataque à Líbia daqui do Brasil. Realmente esse pessoal do Globo é brasileiro??? acho que não!

Edson disse...

Bem eu estou onde O Presidente Lula estiver, comungo com suas ideas, Lula tando com Dilma eu estarei e adefenderei com todas as forças, so tenho isto a dizer para o PIG !!!

alexandre cerqueira disse...

Nâo sei, não me agrada nada, e não é só o PIG, isso é sentido nas ruas, no dia a dia, assim como o PIG falava em crise, era sentido nas ruas o crescimento econômico, o aumento real do salário e renda etc.
E o que esta acontecendo é a mesma coisa, não basta só atacar o PIG, vai ser dificil defender um governo que esta mudando de rumo. Ficar discutindo lula x dilma não leva a nada, temos que discutir o governo e nesse momento acho que esta num rumo que eu não votei ..

MauMauquirino disse...

A estratégia do PIG provavelmente já estava traçada mesmo antes da eleição de DILMA,classificando-a como "poste",que LULA iria comandá-la,que ela seria uma teleguiada de LULA,ao perceberem que Dilma com sua inteligência , coragem e sensibilidade social caminha com suas próprias pernas,passaram para o plano "B",colocar DILMA e LULA um contra o outro,como no vídeo divulgado durante a campanha "2012",onde mostrava que Dilma havia rompido com LULA,que o país entrará num caos completo,com fechamento do congresso e tudo,colocar Dilma e LULA um contra o outro é o mesmo que colocar a militância que a elegeu,uns contra os outros,além dos "TROLLS" que invadiram os blogs progressistas,disseminando a discórdia,eu que acompanho muitos BLOGS tenho percebido que existem personagens novos que chamam DILMA de traidora,outros que a elogiam efusivamente por se diferenciar do "melhor de todos".
Deste modo, nós militantes,blogueiros,aliados,etc e tal,que ajudaram nas duas eleições de LULA e na eleição da DILMA devemos nos manter unidos.DEIXEM O PIG FALAR,afinal LULA E DILMA SÃO PESSOAS DIFERENTES,COM MANEIRAS DIFERENTES DE FAZER A MESMA COISA, MAS O PROJETO É O MESMO,O FUTURO É O MESMO.UM BRASIL DESENVOLVIDO,COM JUSTIÇA SOCIAL E RESPEITADO INTERNACIONALMENTE.

MauMauquirino disse...

Sou Lulista,Dilmista e Petista,que se dane o PIG,vou pra rua defender os três,contra o PIG,a direita e a oposição.

MauMauquirino disse...

Na hora "H" sei que estaremos unidos contra qualquer tipo de retrocesso.

zé disse...

O problema pra mim pessoalmente não é o que o PIG diz, pois, não acredito em nada que vem deles.
O problema pra mim, foi a ida a Folha, Ana M Braga e Hebe.
Tem outras atitudes de Dilma também que não me agradam como por exemplo ela não se defender das fofocas e deixar a mentira tomar conta de tudo.

Outra coisa é que ela está totalmente nas mãos daquele marqueteiro que quase nos fez perder a eleição por excesso de elegância, e por não deixá-la revidar as agressões que sofreu.

Esse marqueteiro está criando uma outra Dilma que não é a que nós elegemos. Meu medo é que ela acabe acreditando que é essa OUTRA e perca o rumo e a próxima eleição. Dilma não tem a força de Lula pra segurar o povo nas mãos.

Anônimo disse...

Carlos/Americana
Por favor Zé, deixe um frasco com
oleo de Peroba na entrada.O tucanoPATA acima, tem coragem de dizer que Ele acha (não tem certeza) ki as coisas estão num rumo ki ele não votou, lógico ki não, ele votou no Padim Pade Cerra.
Qto ao LULA fez certo, ir fazer o que no almoço? prestigiar o Obama nem a pau juvenal.
Qto a Dilma esta certissima, ela não é LULA, é maior, 3º grau, e Presidenta do Brasil.

Saudaçoes Dilmista e Lulista.

Professor Eduardo Lima disse...

Parece que o pessoal não entendeu nada, em relação ao que é o PIG. A minha única decepção com Dilma foi pela continuidade do aumento da taxa de juros, mas daí a chamar de volta do neoliberalismo é muita ignorância. Por isso quando ouvi estes comentários raivosos preferi ficar calado e esperar novas posições do governo. Agora o Guido Mantega quer tirar o presidente Agnelli da Vale por ele não investir no Brasil. O neoliberalismo foi embora de novo?

MauMauquirino disse...

A presidenta teve a intenção de distender o virulento quadro político que se formou ao longo dos oito anos anteriores e,ao meu ver não houve exageros da parte dela,uma postura de estadista e cumprindo um dos seus compromissos,o de estender a mão à oposição,seja política,ou midiática,acho inclusive que ela deva aparecer mais nesses eventos e desconstruir a imagem que o PIG e a oposição quiseram lhe imputar,como disse em outro comentário,(não são só os de direta que leêm os jornalões,resvistões,que assitem Ana Maria Braga,Hebe e etc)ser de direita é uma coisa,votar na direita é outra bem diferente,como ser de esquerda é diferente de quem vota na esquerda, nós brasileiros ainda somos muito pragmáticos.

MauMauquirino disse...

O compromisso da presidenta é evitar a volta da inflação,onde os maiores prejudicados são os mais pobres,portanto a taxa de juros que sempre foram astrônomicas no passado,anterior a 2002,devem ser controladas.

MauMauquirino disse...

A Vale do Rio Doce exporta minério de ferro e importa trilhos da china,que poderiam ser produzidos aqui mesmo geram milhares de empregos.Nossa industria naval voltou a ser forte,entretanto o SR.Agnelli encomendou navios na Ásia.

MauMauquirino disse...

Para se chegar a algum lugar existem vários caminhos.Cada um escolhe o que for melhor para si,o importante é chegar.

Rodrigo Carvalho disse...

Mas algumas decisões da Dilma não têm sido boas, nãos ei se deseja far uma impressãoe depois retornar, mas a julgo conservadora em relação ao que seria o correto a um governo progressista.

Kassia eler disse...

O qwue seria de nós, pobre mortais, se não fosse esse tipo de jornalista que moistra o outro lado das noticias. Somos bombardeados 24 horas pela versão do PIG e é muito bom saber que podemos contar com blogs como este, conversaafiada e viomundo.

parabens! continue assim, agora precisamos de uma rede nacional de TV para abrir os olhos dos nossos avós que só asisstem a Grobo.

Douglas Otaviani Tôrres disse...

O problema não é o pig,o problema que tem a presidente e o Lula,é o clima de tensão que esta na blogosfera,simpstizantes e movimentos sociais.estes flertes que a presidente tem dado a direita,mais uma politica economica ortodoxa,aliado as nomeações de gente que naõ goza de confiança destes grupos(Jobim,Palocci,Cardoso) e até criticas ao Patriota e a ação do Minc.E tudo isso soma-se ao total silencio a esta parcela da sociedade,uma das colunas mais importantes para eleição da Dilma.O clima não é bom,atritos ,acusações,entre apoiadores e os críticos das ações e silencio da presidente como do Lula,Já estão querendo a cabeça do responsavel pela campanha,e sugundo dizem influenciador das ações dela.Ou a Dilma ou o Lula abrem um canal de comunicação e conversem com estes grupos,ou ela perderá apoios importantes e de peso na sociedade civil organizada e enfrentará dificuldades caso precise do apoio destes,que a cada dia que passa vai se tornando mais frágil.Agora a grande pergunta,porque e para quê este desgate,este silencio?

Rasil disse...

Eu acho que Dilma não pode é sair por ai imitando o presaidente LULA como muita gente quer.Ela tem personalidade própria, competência e um compromisso moral com a nação e com o programa de governo abraçado. Ir ao PIG como ele foi, além de ser um ato de grandeza com quem a apedrejou na campanha, é mostrar coragem no terreno do adversário, onde, além de olhar no olho dos seus inimigos baratos que estão atráz do videos enquanto rançosos e hipócritas e aproveitar para confirmar para aquele público que ainda se prende as amenidades e mentiras do PIG a sua grandeza de intesões de gestora da nação e ganhar espaço no terreno deles, antes fechado e por enquanto ainda aberto até as próximas eleições, quando a máscara deles voltará a cair. Quanto a tese de que o PIG quer jogar Dilma contra o LULA, isso é temor de quem ainda não se deu conta que nos vencemos a força de um tsuname eleitoral ao eleger Dilma e que esse mesmo tsuname pode voltar com mais força, se o rumo da nossa história sofrer qualquer mudança de rota, seja por parte da Dilma ou por quem quer que esteja no governo. Não há como recuar mesmo. Só se Deus não quiser e deixar de ser brasileiro. O caminho para a Democracia é longo e não podemos arriscar as conquistas com os dedânimos das análises superficiais. É a minha opinião...

Ary disse...

O dado concreto é o seguinte: O PiG continuará recebendo verbas publicitárias do governo federal. Por quê a Petrobras anuncia em quatro páginas na in(Veja) sabendo que a revista vai abrir espaços para criticar essa mesma empresa? Portanto, o PiG deve ser bom! Você tem aquário? Logo...

José Henrique disse...

Amigos esta da Dilma mudar a orientação contra o Irã na ONU está pegando mau pois a política externa que Lula tinha era de pura aoberania, agora com Patriota no ministério e ele foi embaixador nos Estados Unidos, e cm a visita de Obama ao Brasil está mudança repentina de atitude é algo estranho. O lula não comparecer ao jantar é outra coisa estranha. O comparecimento a Folha, Hebe e Ana Maria brega são outros fatores que estam nos deixando intrigados.

TAIGUARA disse...

Continuo confiando plenamente na capacidade e, principalmente, na honestidade intelectual e princípios éticos da Presidenta Dilma. Mas confesso que apostei algumas fichas na inexixtência da figura da "Dilminha Paz e Amor", e que o PIG iria passar, no mínimo oito anos à pão e água. Com a ida a Folha, Hebe e Anamaria o crupier levou minhas fichas à banca.
Como não sou profissional, apenas diletante, agora vou apostar que é apenas estratégia, e que, no momento mais oportuno a "guerrilheira" se fará presente.
O PERIGO MORA EM MINAS.

Malu cpv disse...

O que menos importa é o veneno do Pig, pois nós o povo soubemos muito bem distinguir o joio do trigo na época das eleições e elegemos Dilma presidenta.O que está pegando mesmo é o rumo que o governo está tomando, totalmente diferente do que esperávamos, tanto é que os blogs chamados de sujos parecem estar sem assunto, Falar de PSDB, DEM, Serra e FHC perdeu a graça, pois parece que essa turma é que está governando. Saudades do grande Lula e Amorim.

Lula o maior presidente disse...

Uma coisa, é uma coisa. Outra coisa,é outra coisa.

O PIG algumas vezes pode até tentar envenenar os Lulistas contra a Dilma.
Mas tem coisa, que não tem como negar.
Ela ter mudado de lado qto ao Irã, não achei legal.

FHC ter ido no almoço do Obama. Foi convidado por uma presidente petista e sai de lá atirando contra o Lula, sabendo que foi ele o responsavel pela eleição de Dilma.
Se não fosse ele, Dilma não seria eleita.
Para eleger Dilma, Lula teve problemas com a justiça, com multas, criticas. Lembram o que Sandra Cureau falava do Lula.
Durante todo a campanha Lula sofreu os mais duros ataques.
O Minimo que Dilma poderia ter feito era uma nota de repudio contra as declarações de FHC. E uma nota de desagravo a Lula.
Mas não foi isso que aconteceu.
Parece que ela gostou dos elogios que FHC fez a ela e, ignorou os ataques que foram feitos a Lula.

Zé Augusto disse...

Lula o maior presidente disse...
A Dilma não mudou de lado qto ao Irã, isso é o PIG que está dizendo.
Tanto Lula contra Dilma defendem melhoria dos direitos das mulheres, de liberdades religiosas e de expressão nestes países.
Quando sob Amorim, o Brasil votou contra, o voto explicava que aquilo deveria estar sendo discutido no Conselho de Direitos Humanos e não na Assembléia Geral, agora está sendo no lugar certo.
O Miguel do Rosário prova isso:
http://www.gonzum.com/2011/03/ultima-defesa-de-dilma.html

Zé Augusto disse...

Gente, a Dilma como presidente, não pode agir como líder de partido, nem como candidata.
Tem coisas que são as lideranças do partido que tem que responder.
O Lula também, durante muito tempo não bateu boca com a imprensa. Teve muita gente que o acusava de "não ter coragem". A popularidade dele só subiu e, no fim do mandato, quando estava no auge, reduziu a pó o poder da imprensa de eleger Serra.
O pessoal do fogo-amigo teve que engolir o que disseram.

Anônimo disse...

Douglas: "O problema não é o pig,o problema que tem a presidente e o Lula,é o clima de tensão que esta na blogosfera,simpstizantes e movimentos sociais". É isso aí Doulas. Tem alguns blogs "progressistas" que, muitas vezes agem como o PIG, ou seja, ficam tentando queimar o governo por não gostarem de um ou outro ministro, ou de alguma medida adotada. O problema não é a crítica em si, mas a forma como é feita, por exemplo, quando um blog faz a caveira de um ministro que se quer derrubar, chamando-o de traíra e outras coisas piores, crítica pessoal, futricas.

Anônimo disse...

sugestão.

Esse post poderia ficar em cima p/ que pudessemos saber a opinião de todos e esclarecer.
Existem muitas duvidas. Muitas coisas que precisam ser esclarecidas.
Acredito que a propia presidente Dilma leia esse blog,ou ao menos seja inoformada pela sua assessoria.

Geysa Guimarães disse...

No meu pedaço o PIG não faz água, tenho estoque de soro antiofídico.
Lula e Dilma em campos opostos?
Só acredito se um deles declarar a cizânia - mas acho a hipótese remota.

Carlos Dias disse...

Boa reportagem, que está colocando as coisas às claras. Um bom jornalista não deve dar atenção a boatos - antes, deve desmascará-los apontando os fatos.

O Brasil de Dilma continua exatamente o mesmo caminho do Brasil de Lula: a economia, as políticas sociais e educacionais - tudo visa o progresso de todos os brasileiros. Pra quê dar ouvidos à Rede Globo & cia?

Postar um comentário


Meus queridos e minhas queridas leitoras

Não publicamos comentários anônimos

Obrigada pela colaboração