Pages

quinta-feira, 24 de março de 2011

Família Roriz é acusada de ganhar ‘apês’ de propina

O ex-governador do Distrito Federal, Joaquim Roriz, suas três filhas e um neto, maior de idade, tornaram-se réus em ação de improbidade administrativa movida pelo Ministério Público do DF.Eles são acusados de ganhar, a título de propina, em 2006, quando Roriz era governador, 12 apartamentos de alto padrão no condomínio residencial Monet, construído com dinheiro público.

O suposto presente, segundo as investigações, foi dado pela construtora WRJ Engenharia, como retribuição por um financiamento de R$ 6,7 milhões, obtido no banco estatal BRB, a mando de Roriz, para construção do condomínio. Um contrato de gaveta, apreendido em operação da Polícia Federal em 2010, comprovou que os imóveis foram repassados de forma camuflada ao clã Roriz.

Além de Roriz, são réus na ação suas filhas Jaqueline (deputada federal pelo PMN), Liliane (deputada distrital pelo PRTB) e Weslliane Neuls (empresária), e seu neto, Rodrigo Roriz. Os donos da construtora e diretores do BRB envolvidos na fraude também são réus.

Descoberta em 2009
A descoberta da fraude ocorreu em 2009, já no governo de José Roberto Arruda, preso e afastado do cargo por envolvimento no “mensalão do DEM”. Como a construtora não pagou o empréstimo, o BRB, por ordem judicial, tomou os apartamentos para cobrir o prejuízo. Os moradores entraram com uma ação civil pública para não perder os imóveis. Descobriu-se então que os recibos do clã Roriz eram fajutos.

Caso Jaqueline

O Conselho de Ética da Câmara abriu ontem processo disciplinar que pode levar à cassação da deputada Jaqueline, flagrada em gravação de 2006 recebendo um pacote de dinheiro de Durval Barbosa, o delator do “mensalão do DEM”.Aliás, por falar na Jaqueline, a imprensa não lembra que em 2006, a deputada era filiada do PSDB..... Serão feitas três tentativas de notificá-la e o órgão tentará marcar horário para a citação. Caso isso não funcione, o conselho deverá notificá-la pelo Diário Oficial. Um dos advogados da deputada, José Eduardo Alckmin disse que a defesa vai investir na tese de que ela não pode ser julgada, em razão de o fato ser anterior ao mandato.JT

4 Comentários:

Joao Batista disse...

Uma verdadeira quadrilha em familia e muito espertamento todos entram na politica. Por causa desse tipo de gente que a classe politica é muito criticada e é desacreditada pela maioria das pessoas.

Anônimo disse...

Não seria parente deles o bispo D. Juvenal Roriz, que foi pego pela PF no aeroporto, com pedras preciosas no bolso embarcando par a europa e justificou como presentes para amigos? Acho que deve ser, pois as feições são parecidíssimas.

Edemar Motta disse...

Uma boa reforma política deveria acabar com duas pragas cada vez mais encontradiças no meio: o político profissional e as famílias de políticos.

Algo como o síndico de um prédio se eternizando no cargo, em geral não dá certo.


Edemar Motta.

Anônimo disse...

ora um fala mal dos outros...
como dizia minha avó: o sujo falando do mal lavado!

Postar um comentário


Meus queridos e minhas queridas leitoras

Não publicamos comentários anônimos

Obrigada pela colaboração