Pages

quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Telebrás quer chip nacional para banda-larga com tecnologia WiMax

O Ceitec, empresa do governo federal de micro-eletrônica sediada em Porto Alegre (RS), começou a desenvolver um chip que usará a tecnologia WiMax, voltado para o Plano Nacional de Banda Larga (PNBL).

Com o WiMax, uma antena distribui o sinal sem-fio a uma distância de até 60 km, o que é considerado solução ideal para conexões fora dos grandes centros urbanos, na área rural e cidades menores, por reduzir os custos de infraestrutura. O chip equipa os modems que captam este sinal.

O projeto é negociado pela Telebrás, que pretende usar seu poder de compra, com a massificação do PNBL, para incentivar os fabricantes nacionais: “Vamos entrar com as encomendas e assegurar mercado para esses equipamentos”, diz Rogério Santanna, o presidente da empresa.

Fabricantes nacionais como Asga, Parks e Gigacom tem reunião prevista nesta semana, para aprofundar o assunto e dimensionar a produção.

Da parte da ANATEL, espera-se a liberação da faixa de frequência de 450 MHz para ser utilizada pela Telebras neste projeto.

Mesmo com pendências ainda a resolver, o desenvolvimento já começou, com contratação de pessoal pelo Ceitec, e construção da “sala limpa”, prevista para estar pronta em setembro. As negociações visam começar a produção em 2012 e casar o cronograma com metas do PNBL. (Com informações do Convergência Digital)

3 Comentários:

Anônimo disse...

SENSACIONAL notícia esta da utilização do WIMAX !!! Tenho defendido essa alternativa a muito tempo pela internet. Mas acho que, devido ao grande alcance dos dispositivos com essa tecnologia (concorrente da LTE, também de grande alcance), ela deveria ser disponibilizada nos grandes centros simultaneamente, e com URGÊNCIA, pois ajudaria muito a capitalizar a Telebrás rápido. Eu mesmo seria um dos primeiros a adquirir acesso. Pena que ainda vá demorar um pouco... Pena mesmo.

Alex
MG

Anônimo disse...

Só tenho uma coisa a dizer : Dá-lhe Dilamaaaaaaaaaaaaaaaa !! Assim que puder, mesmo que demore um pouco, quero ter o prazer de acessar internet com tecnologia Brasileira e através da Telebrás...Bom demais...
Lais São Paulo

Anônimo disse...

Zé, MELHOR AINDA será se a Telebrás montar um serviço de VOIP (telefonia via internet) com preços similares a esses dessa empresa alemã (eu uso), para podermos usar dentro de sua rede WIMAX, através de celulares que tem essa tecnologia embarcada: www.justvoip.com/en/calling-rates.html . Será o tiro de misericórdia nas tarifas VERGONHOSAS das nossas operadoras, que oferecem algumas das mais altas tarifas e uns dos piores serviços DO MUNDO.
Será uma verdadeira REVOLUÇÃO.

Alex
MG

Postar um comentário


Meus queridos e minhas queridas leitoras

Não publicamos comentários anônimos

Obrigada pela colaboração