Pages

terça-feira, 28 de setembro de 2010

Pesquisas qualitativas mostraram que Dilma ganhou o debate da TV Record

Dois episódios nos bastidores do debate na Record:

1) Indio da Costa (DEM-RJ), candidato a vice na chapa presidencial tucana, acompanhando o debate, comentou nos corredores da emissora, sobre o desempenho de José Serra (PSDB): “Não está indo bem”, afirmou contrariado. “Estão fazendo pesquisa qualitativa. Na hora em que ele [Serra] fala, dizem: ‘O filho da … não responde’”, emendou o vice. (Do portal Ig)

2) A jornalista Conceição Lemes (do Viomundo), levantou a informação de que pesquisas qualitativas , feitas pelo PT durante o debate, indicaram que Dilma ganhou o debate. Não foi a melhor performance, mas o suficiente para ganhar dos outros.

Comentário:

Debates na TV, com 1 ou 2 minutos para falar de cada pergunta, exigem mais cálculo do que fígado. Dilma foi calculista. Pautou suas falas na agenda positiva do governo: 14,5 milhões de empregos, ProUni e Reuni, política de valorização real do salário mínimo todo ano, sucesso da Petrobras na capitalização para o pré-sal, defesa do governo Lula.

Ela poderia ter trucidado os adversários nas respostas da agenda negativa que, mesmo assim, perderia o debate, porque a pauta do debate para os outros dias da semana seria a agenda negativa.

Pode não ser do jeito que a gente gosta, mas é assim que funciona quando se lida com uma imprensa demo-tucana traiçoeira e golpista a espera de qualquer coisa que possa deturpar.

Marina foi beneficiada pela melhor exposição e por perguntas mais confortáveis, mas não conseguiu produzir uma boa agenda positiva, pelo contrário despertou desconfianças em como seria de fato um governo dela. O mais grave é que caiu do muro da terceira via para demarcar seu território no campo de oposição ao governo Lula. Pode ter ganho votos anti-lulistas num primeiro momento, mas angariou desconfiança e antipatia do eleitor lulista, que poderia vê-la como terceira via. No "day-after" do debate, ou seja, nos dias seguintes, tende a perder mais do que ganhou.

Onde Dilma pode melhorar no debate da Globo?

Não tenho acesso a pesquisas qualitativas, mas pelo "feeling" acredito que Dilma cresce quando começa suas respostas matando o assunto já na primeira frase, e gastando o resto do tempo com argumentação. Foi assim na resposta a Marina Silva (neste vídeo aqui).

Quando ela começa com algo como um Não ou com um Sim (conforme o caso), diante de uma provocação de denúncia ou questionamento, enche de confiança o telespectador.

Quando a resposta começa com argumentações, para só concluir o Sim ou o Não no final, a mensagem perde a contundência.

6 Comentários:

Sueli-Porto Alegre-RS disse...

É por aí... assim ela ganha todos os debates.Um SIM ou um NÃO demonstra firmeza,e não deixa dúvida alguma.
Abraços no blog

Unknown disse...

Nem Datafalha esconde vitória de Dilma

Mesmo no Datafalha, Serra é quem tem a maior rejeição.
Serra não vence nem na Moóca.
Mesmo no Datafalha, Serra se mexe tanto quanto o Pão de Açúcar.
Mesmo se houvesse segundo turno, e mesmo no Datafalha, Dilma venceria fácil: 52% contra 39%
No Centro-Oeste/Norte, Dilma tem 44%, contra 31% de Serra e 17% de Marina.
nao só no debate e sim no brasil todooo !
http://www.conversaafiada.com.br/brasil/2010/09/28/nem-datafalha-esconde-vitoria-de-dilma/

Luis Rodrigues disse...

Espero que sim, mas não gostei desse debate, fiquei com a impressão de que a Marina aproveitou e se deu bem.

mariazinha disse...

Nossa, Zé! Adorei sua análise! é por aí, mesmo; uma, NO FÍGADO, assim, como não quer nada, bem de mansinho mas acertando para valer, né?
Isto, só poucas pessoas vão conseguir fazer. DILMAIS!
Abs.

Fernando cabral disse...

Zé Augusto.....você que está mais próximo, da campanha, é hora de colocar, o Zé Alencar pedindo votos para a Dilma......será a última pá de cal......

william lopes guerra disse...

Amigos:
A Rádio JOvem Pan está entrevistando, nesse momento, Cientista Político para ele explicar para o povão a "importância de haver 2º turno". E os entrevistadores dizem assim: "Cientista, como vai ser a movimentação no 2º turno", como se a coisa já estivesse certa de um segundo turno.

Pergunto: Isso pode? Aí o cientista colocou uma ducha de água fria sobre eles, dizendo: "A possibilidade de 2º turno, somente no Datafolha, nos demais institutos não dão sinal de segundo turno" (citou IBOPE e Vox Populi, faltou ele citar o Sensus).
Os serrista da Jovem Pan ficaram cheios de pernas, calculo.

Essa Rádio Jovem Pan é serrista até a medula. Isso pode?

Postar um comentário


Meus queridos e minhas queridas leitoras

Não publicamos comentários anônimos

Obrigada pela colaboração