Pages

domingo, 12 de setembro de 2010

Ousadia da blogosfera contra o Jornal Nacional

#VejaFede #domingoSemGlobo

Todo mundo estranhou o Jornal Nacional da TV Globo ter feito a coisa certa e não ter repercutido a capa da revista Veja.

Em circunstâncias normais do padrão JN, eles fariam uma longa matéria, narrando o que disse a revista, publicaria a nota de Erenice Guerra com se "ouvisse o outro lado", citaria a nota da fonte que desmentiu, e rechearia com falas de parlamentares demo-tucanos da oposição. Mas o JN sequer citou o assunto.

Ontem, durante o dia, nosso blog provou diversas mentiras contidas no texto da matéria da Veja, e o desmentido da pessoa que foi fonte da matéria.

Resolvemos ousar e enviar as mentiras da Veja para os telejornais, no final da tarde. E deixamos registrado no blog (no final desta nota) que o Jornal Nacional, Jornal da Band e da Record estavam avisados da farsa, dando um "nó" no telejornais:

Se levassem ao ar uma versão omitindo as mentiras documentadas, não poderiam alegar que não estavam sabendo, e estariam claramente editando a notícia de forma parcial, para beneficiar a candidatura de José Serra.

Seria presunção pensarmos que o Jornal Nacional decidiu fazer a coisa certa apenas por ser "enquadrado" pelo nosso e por outros blogs.

Certamente outros fatores foram levados em conta. Por exemplo: Matérias mal feitas anti-lulistas, com base em factóides, estão enchendo a paciência do telespectador, em vez de desgastar a popularidade do presidente Lula e de Dilma. A diferença de tratamento de Bonner com Dilma e com Serra, todo mundo viu e não gostou da parcialidade.

Mas com certeza a blogosfera também influiu. Se levassem ao ar uma edição mentirosa e parcial, denunciaríamos o que eles estavam sabendo e esconderam.

Reforçaríamos sobremaneira a campanha #domingoSemGlobo e campanhas de boicote ao patrocinador do telejornal. E é disso que Globo tem medo.

Por isso a blogosfera está alcançando um novo patamar com novas responsabilidades, capaz de fazer a diferença e até impedir golpes como a "bala de prata".

Os telejornais querem manipular as eleições e vão tentar fazê-lo sempre que puderem, mas tem um limite que eles não estão conseguindo mais avançar: é quando a mentira ao vivo e em cores é desmentida segundos depois pela internet e se espalha nas redes sociais.

Por isso é hora de ousadia da blogosfera. De documentar a verdade com fatos e documentos, e mandar a pauta para os telejornais registrando o envio nos próprios blogs.

Se mentirem, teremos provas de que a mentira foi planejada de propósito, e espalharemos no ventilador da internet.

JN tratou quebra de sigilo como problema policial e não político

Depois de dias de factóide, o JN também tratou o assunto quebra de sigilo fiscal como ele é: um caso policial e não um tema de campanha presidencial.

Deve ser o medo do #domingoSemGlobo levar o Domingo Espetacular a bater o Fantástico em audiência.

39 Comentários:

Reg disse...

Não esquecendo de informar que domingo é dia sem globo.
Vamos acabar com a vida mansa do PIG.

Marco Nascimento disse...

É hora de tomar comprimidos para nao dormir e ficar atento ao que ocorrerá, possivelmene na calada da noite

VERA disse...

Vcs precisam ensinar aos analfabetos digitais, como eu, como é que se faz para participar das campanhas como essa do dia sem globo, no twitter. Muito embora já tenha excluído essa gloupista da minha tv há pelo menos 3 anos!

Anônimo disse...

A bala de prata da Globo tem dia e hora.
Um dia antes da eleição no JN, montada num camelo.

Só para não perder o costume.

Dirck disse...

Dez!!! - Nota dez para o Blog.

polaco disse...

Tá na hora da campanha de Dilma explorar um tema que os tucanos tremem: PRIVATIZAÇÕES.

Tudo bem que as baixarias de Serra rendem muito pouco mas Dilma sempre na defensiva pode passar uma ideia de fraqueza e falta de combatividade, até um certo salto alto por causa das pesquisas.

Comparar os tempos de FHC em que Serra era ministro e o mantra era vender tudo que fosse estatal e entregar à iniciativa privada.

Os tucanos tem fama de entreguistas do patrimônio nacional, isso mexe muito com a cabeça do eleitor de maneira geral.

Tá na hora de Serra ter que explicar porque o país piorou com a venda indiscriminada de empresas públicas.

josé lopes disse...

Prova de que a farsa estava premeditada. O programa do Serra que foi ontem ao ar já estava com a edição da "matéria". Dizem que foi uma correria para editar e colocar a "matéria" no ar ontem mesmo com colaboração da emissora geradora, aquela de onde o programa dos partidos é transmitido para as demais emissoras do país.

Anônimo disse...

Boa a sugestão do Polaco. Também penso isso: a Dilma deveria também partir para cima do Serra, não com acusações levianas como ele o faz, mas com fatos e dados que podem ser verificados por qualquer cidadão.

Outra coisa que o colega comentou aí em cima. Vão deixar a "bomba" maior para a véspera da eleição, na sexta ou no sábado. Por isso, todo cuidado é pouco com esses golpistas. Olho neles.

Anônimo disse...

Helena e Zé Augusto,

Eu os parabenizo por terem lido a reportagem, para depois levantar os fatos e mentiras nela contidos.

Só de ver a capa, eu enjôo.
Vocês têm estômago forte para lerem uma matéria daquela revista.

E obrigada, pq graças à vocês eu consigo saber das mentiras que ela publica, mesmo qdo não tenho coragem suficiente para abrir e ler eu mesma.

Ela fede, eu enjôo!

Hélio disse...

Não vejo a Globo e nada que venha do PIG.

Boicote total ao PIG

Há alternativas como NBR,TV Brasil,
Carta Capital e os Blogs "sujos",
entre outros.

Abaixo o PIG !

Unknown disse...

A BAND tocou no assunto mais de forma muito timida.

Anselmo disse...

Parábens, faz jus este site como nosso favorito.

X-MAN disse...

O que espanta é a passividade do PT diante da mirdia terrorista, está certo que eles vão alegar que o PT quer censurar a imprensa, o PT é que erra quando não diz com todas as letras que a mirda quer derrubar o governo, as vezes com falsas denuncias, pra favorecer os partidos de oposição, queria sanber quando o PT vai pra cima da mirdia, ou vai deixar a Dilma governar debaixo desse fogo cruzado? A mancehete da trolha de hoje é um homenagem ao cinismo, assim como o caso dos emprestimos das vans essas manchetes serão cobradas num futuro proximo, esse jornal se cobriu de fezes, e por mais que se limpe o cheiro nunca sairá.

Ana disse...

BRADESCO PRIME retire a VEJA de suas agencias estão cometendo 2 erros: ofendendo os clientes
fazendo campanha para o Vampiro

Unknown disse...

Como que as emissoras terão coragem de veicular uma matéria cheia de erros primários, baseada numa fonte em que a própria revista agora tenta desqualificá-la, após ela ter desmentido a revista? Se não resta mais ética para a mídia de massa brasileira, ainda lhe restam um pouco de inteligência e, enquanto não houver um fato novo relevante, eles se absterão de comentar, pois, esse tipo de política têm se mostrado ineficiente.

Anônimo disse...

Enquanto a Globo vem perdendo cada vez mais credibilidade, a Rede Record aproveita a onda e surfa na credibilidade, contratando bons e respeitados jornalistas. Mais 04 anos e Record será lider de audiência, e fará o contraponto ao enorme poder que a Globo ainda possui.
A limpeza ideologica realizada pela Globo em seu quadro de funcionários emboprece a capacidade intelectual da emissora, e ao mesmo tempo a distancia do grande público.
A Record nunca esteve com uma oportunidade tão grande de se tornar a número 01(um). E olha que as outras emissoras, se forem um pouquinho inteligentes , também poderão aproveitar este momento e sair com credibilidade neste terrivel embate político.

luiz pinheiro disse...

Excelente trabalho, galera!!!

Unknown disse...

Cara, agora que estou lendo isto. Não vi, porque não vejo a Globo, e como estou bastante angustiado com essas mentiras todas, não estou vendo, nem lendo jornal NENHUM. Mas a idéia foi muito boa. É isto mesmo, temos que nos adiantarmos a tudo!!! Não há dúvida que vem mais coisa por aí. Agora uma pergunta de quem não é advogado, não cabe uma representação contra este reporter que fez a matéria, além, é claro, da revista? Pois se o indivíduo tiver que responder um processo, é mais fácil fazer com que pense duas vezes, antes de escrever mentiras deslavadas.

Carlos Ribeiro disse...

Ou será que a globo apenas adiou o terrorismo pra hoje no "fantástico"? É aguardar.

josé lopes disse...

O pai do reporter que escreveu esta farsa da Revista Veja, o Diego Escosteguy é filho do falecido Jorge Dias Escosteguy que foi editor das revistas Isto É, Veja e chefe de redação da Rede Globo, além de editor-chefe do jornal da TV Cultura, apresentador do programa Opinião Nacional e mediador do Roda Viva (de 1989 a 1994. Jorge Escosteguy foi presidente da Fundação Roquete Pinto (TV Educativa)nomeado pa esse cargo de confiança no governo FHC. Está explicado não? O DNA está no sangue.

bLOgDoRiLdO disse...

Eu não comemoro ainda. Vou esperar pelo Fantástico. Ali tem mão do Ali Kamel e onde ele coloca a mão a coisa é tão fedida quanto a Veja.

bLOgDoRiLdO disse...

Eu não comemoro ainda. Vou esperar pelo Fantástico. Ali tem mão do Ali Kamel e onde ele coloca a mão a coisa é tão fedida quanto a Veja.

Orlando disse...

É isso aí, não só o domingo sem globo, mas todo dia sem globo. Vamos usar a força do povo brasileiro contra esta mídia golpista e defensora dos piores interesses nacionais.
Vamos boicotar a globo galera!

Russo Salvatore disse...

E o mais estranho é que nem no jornal das dez, na globo news, eles tocaram no assunto! Muito estranho, estão preparando algo tenebroso. Aguardemos.

Lea disse...

Não fiquem muito confiantes, não!.
Vai ser só uma questão de tempo.
Se a Veja soltar a gravação eles publicam, podem ter certeza.

A veja e a Globo são irmãs siamesas.

Adilson disse...

Agora é tarde demais para a Globo, a Folha e a Veja voltar atrás. Elas já perderam a confiança do povo e o próprio povo decidiu que não querem mais essas empresas no Brasil. Mesmo depois das eleições vamos continuar lutando para banir de vez do Brasil esses anti-patriotas e inimigos do povo.

Anônimo disse...

Zé Auguto

Já estou fazendo isso não só com a Globo mas também com os Diários Associados ( correio brasiliense ) principalmente no caso Roriz-Arruda em 2006
Não saiu nenhuma nota sobre a derrota do Roriz no TRF/DF no primeiro semestre de 2006.
Estou fazendo um roteiro para aqueles de Brasília que estão sendo bombardeados com as mentiras enviadas por e-mails.

Vou começar essa semana a campanha nas ruas de Taguatinga-DF.
Espero contribuir para enterrar essa mídia golpista.

RIBAMAR disse...

Tem só um problema nessa história, entendo que o caso deva mesmo ser tratado como tema policial, só que gostaria de saber o porque a imprensa e nem o PT vem explorando o caso a seu favor colocando que o filho do presidente também teve o sigilo violado, o próprio colunista da "VEJA" revista oficial falou discretamente sobre isso.

_________________


De olho nos Fábios da Receita…

Nada menos que sete CPFs diferentes com o nome de Fábio Luiz da Silva foram consultados pelo terminal de Adeildda Ferreira dos Santos no escritório da Receita Federal em Mauá. Os acessos ocorreram no intervalo de tempo de apenas vinte e oito segundos da manhã do dia 20 de setembro do ano passado.

Não é possível saber pelo relatório da Serpro, que foi enviado à Receita Federal para ajudar nas investigações da quebra de sigilo fiscal dos tucanos, qual tipo de dado desses Fábios foi acessado – se as declarações de imposto de renda ou apenas dados cadastrais – e a motivação para cada uma das consultas.

Aliás, há um quase homônimo famoso deles: Fábio Luís Lula da Silva, o Lulinha, filho do presidente Lula.
Por Lauro Jardim

Luis Rodrigues disse...

Boa, é isso. Vou sair hoje, mas vou deixar a tv ligada no Domingo espetacular de propósito. Serra vai ganhar o troféu Traque de Prata.
Pela LEY de los MEDIOS já!

Anônimo disse...

Perfeita a estrategia !! Sera que voces descobriram a vacina contra a manutenção das mentiras nos jornais da grande midia??
Parabéns ! Assim as mentiras morrerão no ninho!!

Anônimo disse...

Perfeita a estrategia !! Sera que voces descobriram a vacina contra a manutenção das mentiras nos jornais da grande midia??
Parabéns ! Assim as mentiras morrerão no ninho!!

Anônimo disse...

Perfeita a estrategia !! Sera que voces descobriram a vacina contra a manutenção das mentiras nos jornais da grande midia??
Parabéns ! Assim as mentiras morrerão no ninho!!

Malú disse...

A Globo só não coloca quando sabe que pode ser facilmente desmentida. Se ela acha que pode enrolar alguns dias, ela coloca. Mas, não acreditem que ela desistiu, deve estar tentando de todas as maneiras esquentar a reporcagem para usá-la.

NilvaSader disse...

Parabéns pela iniciativa. Precisamos dar um basta nos golpes do PIG.Hoje a Folha buscou um gorila de pijama que seguia os passos da Dilma após sua prisão, para fazer um relato sobre seu caráter. Eles já passaram do limite.
Acho que o Presidente Lula deveria seguir o conselho do Marcos Carrara e fazer uma coletiva denunciando as várias tentativas de golpe. Se não for antes das eleições, poderia ser logo após para deixar a sociedade informada de tudo o que farão contra o governo Dilma. Temos que ficar mobilizados pois eles tentarão desestabilizar seu governo.Por enquanto,estamos ganhando mas até quando?

NilvaSader disse...

José Lopes, o Jorge Escostegui era tio do Diego e, até onde consta, era bom caráter. Sua morte prematura foi muito sentida por todos que o conheciam.
Ele deve estar se revirando no túmulo, por ser uma referência de bom jornalismo ,e ver seu nome na lama por causa de um sobrinho vendido e mancomunado ao que há de pior no país.

weiland disse...

acorda pig... o povo não é bobo!!!

Fátima disse...

O papel da mídia é de extrema importância, em qualquer lugar do mundo. O que NÃO pode de forma alguma, serem levianos perante a sociedade. O que vemos, atualmente é acusarem e condenarem sem dó nem piedade. É obrigação e dever da mídia, principalmente, rádio e televisão, que são concessões públicas, mostrarem um jornalismo responsável e esclarecedor, inclusive com absoluta isenção. Adormecidos, não querem ver que o mundo mudou, a internet tem sido um aliado de extrema importância, ou mudam ou estarão propensos a falência. Cabe a cada um de nós mostrar para eles que não somos massa de manobra. Um país se faz com o somatório de cada cidadão, independente, de raça, cor ou religião. O maior legado que Luis Inácio LULA da Silva deixará para sempre na história ... alto estima da maioria do povo brasileiro.

Itamar (japa) disse...

viva a força da internet, é o fim do "império" na televisão brasileira...

a veja não tem nem o que dizer fede!!!

ainda bem que minha parte fiz, consegui convercer meu pai (que é apolitico) a cancelar esta revistinha, isso já fazem 3 anos!

Montanha Mágica Livros disse...

Boa noite a todos.
Creio que poderíamos combinar uma vigília nos últimos dias antes das eleições, e outras iniciativas. O PIG está merecendo um panelaço como o que fizemos em 84 na campanha das Diretas já.
Aviso que postei um texto curto sobre a Folha em nosso blog (www.montanhamagicalivros.blogspot.com):
"Nós da Montanha Mágica Livros pensamos que a imparcialidade é tão factível quanto o moto-perpétuo, mas que a ética ao opinar, publicar informações ou simplesmente imprimir um jornal está ao alcance de todos."

Postar um comentário


Meus queridos e minhas queridas leitoras

Não publicamos comentários anônimos

Obrigada pela colaboração