Pages

domingo, 12 de setembro de 2010

Em São Paulo, PSDB do Serra boicota programa do governo Lula na saúde e prejudica população

O ex governador de São Paulo,José Serra (PSDB) ignorou, e o autual governador Alberto Goldaman, também do PSDB, ignora o Samu (ambulâncias de resgate) e as UPAs (prontos-socorros 24 horas),programas criado pelo governo Lula na saúde.

Ao contrário do que ocorre na maior parte do país, as cidades paulistas não recebem dinheiro estadual(do governo do PSDB) para colocar e manter os dois programas em funcionamento. São financiados só com verbas federais e municipais.

A ampliação das UPAs e do Samu está nas promessas de Dilma Rousseff, a candidata do PT à Presidência.Por isso, os tucanos estão boicotando

São Paulo foi governado até março por José Serra, o postulante do PSDB.

Segundo o jornal tucano, a Folha, diz que consultou todos os 27 governos e constatou que apenas três não investem no Samu: São Paulo, Rondônia e Amazonas.E que são quatro os que não aplicam nas UPAs: São Paulo, Rondônia, Espírito Santo e Santa Catarina.

O Presidente Lula tem inaugurando UPAs pelo país afora. A última foi anteontem, em São Bernardo do Campo. No discurso, Lula denunciou Serra por não ter apoiado o Samu quando era governador.

Os Estados, porém, não são obrigados a financiar os programas do ministério. Pelas regras do SUS, cada ente federado (União, Estados e municípios) é independente.

A maioria dos Estados tem sido solidária. Nesses locais, o Samu e as UPAs funcionam com 50% dos custos cobertos pelo ministério, 25% pelo Estado e 25% pela prefeitura.

Em São Paulo, a conta dos municípios é mais pesada. Arcam com 50%. "Isso prejudica a expansão dos programas", diz Maria do Carmo Carpintéro, presidente do Cosems-SP (entidade dos secretários municipais de Saúde).

São Paulo tem 32 centrais municipais ou regionais do Samu -50% da população está coberta. Estados como Rio Grande do Sul e Goiás já são 100% atendidos.

No caso das UPAs, há cinco em funcionamento em cidades paulistas. Outras 106 estão em construção ou têm projeto aprovado.

A execução de ambos os programas depende do interesse do município.

Prefeituras tucanas celebram convênios

Várias prefeituras paulistas do PSDB mantêm convênios com o Ministério da Saúde. São Pedro, por exemplo, é coberta pelo Samu e acaba de ter o projeto de sua UPA aprovado em Brasília.

"O Samu já funciona muito bem e acreditamos que a UPA melhorará nossa capacidade de atendimento. A questão partidária não nos importa", diz o prefeito tucano Eduardo Modesto.

Em Piracicaba, o prefeito Barjas Negri (PSDB) -que sucedeu José Serra no Ministério da Saúde, em 2002, no governo FHC- cuida de uma central do Samu e adaptou seus prontos-atendimentos ao modelo das UPAs.

São José dos Campos, também com prefeito tucano, já apresentou projeto de UPA e Samu ao ministério.

7 Comentários:

josé lopes disse...

É um absurdo e dizem na maior cara de pau que cuidam da saúde do povo Brasileiro. Agora, uma pergunta, o que fazem do dinheiro que o governo federal manda para os estados?

josé lopes disse...

Palavras Diversas
A informação livre dos rótulos e da desinformação da imprensa conservadora brasileira .





Confira agora na na Blogosfera!


Domingo, 12 de setembro de 2010Veja repassou à campanha de Serra informações da matéria de sábado antes de chegar às bancas.

http://palavras-diversas.blogspot.com/2010/09/veja-repassou-campanha-de-serra.html

Anônimo disse...

Êsse cara tem que ser internado já!

VERA disse...

Depois os lacaios do Pig, tipo Eliane Tucanhêde, ficam fazendo malabarismos pra tentar explicar por que o "melhor candidato" (segundo ela) é rejeitado pela enorme maioria dos eleitores! Tá aí um dos motivos, dona Tucanhêde (rainha da massa cheirosa!), publicado pelo jornalão onde vc milita.

Unknown disse...

Momento de Ouro do Brasil.

Com Lula, acabou a Fome, acabou o desemprego, O Brasil voltou a Produzir e o Povo todo a consumir, Pagou a Dívida de 200 Bilhões, Construiu muitíssimas vagas nas Universidades e Escolas Técnicas como nunca se viu.
Lula esta preparando Um Brasil ainda maior para o Futuro.
Dilma vai continuar crescendo e o Brasil sendo mais respeitado no mundo, como nunca foi. Só com Lula.

Me preocupo com o Judiuciário.
Está havendo uma Participação muito forte da Mídia contra Dilma e Lula, onde felizmente a consciência Social do Povo se mostra consciente e mais forte, e Dilma caminha vigorosa pra vitória.
Não vejo a Justiça se fazer valer, interceder e impedir as Calúnias, difamação e desafios levianos serem proibidos e Justiçados. Só vejo ameaças contra Dilma e Lula.
Ainda bem que o Povo Brasileiro esta dando este Show de cidadania e beleza.
Tiradentes, Zumbi e todos nossos mártires e heróis estão lá do alto vendo nosso Povo Heróico no Brado retumbante. Dilma Lá.
Uma Linda História. O Brasil é de muitos Heróis.
Abração Amigo Para todos.
Azuir Filho.

Malu cpv disse...

Moro em Caçapava-Sp, a saúde aqui é uma vergonha. O prefeito é do DEM.No bairro em que moro havia uma Unidade de Pronto Atendimento, criada por um prefeito do PT Dr. Paulo, agora há uns 3 meses mais ou menos foi fechada.Consulta com pneumologista demora 6 meses. O atendimento no hospital público é medonho.Agora entendi porque a saude está assim por aqui, é porque o Estado certamente não colabora.

Unknown disse...

a informação sobre O Rio Grande do Sul esta errada .
Aqui estamos com apenas uma upa em funcionamento . poucas cidades cobertas por samu ( recem iniciado em grande parte do estado) . Apenas Porto Alegre e Caxias do sul tem esta ttradição do samu ( de épocas em que eram governadas pelo pt)
abraços

Postar um comentário


Meus queridos e minhas queridas leitoras

Não publicamos comentários anônimos

Obrigada pela colaboração