Pages

segunda-feira, 10 de maio de 2010

Lula recebe prêmio de Campeão Mundial contra a fome

O presidente Lula fez um discurso que deve ter provocado aplausos até do espírito de Mahatma Gandhi.

Foi na abertura do evento "Diálogo Brasil-África sobre Segurança Alimentar", em Brasília, após receber o prêmio de "Campeão Mundial da Luta contra a Fome", concedido pelo Programa Mundial de Alimentação das Nações Unidas.

O presidente Lula falou:

"Não tem nada mais importante para cada país, para cada povo do que a segurança alimentar como forma mais extraordinária de garantir a soberania e auto-determinação dos povos. Se um país tiver a arma mais poderosa que tiver, mas não tiver a comida de cada dia do seu povo plantada no seu território ou comprada fora, esse país não tem soberania...

... Se a gente esperar sobrar dinheiro do orçamento pra combater a forme nunca vai sobrar porque os que têm acesso ao orçamento são gananciosos e querem o dinheiro todo para eles, e não sobra para os pobres...

...Precisamos garantir a cada cidadão do país que ele possa ter o café da manhã, o almoço e o jantar de cada dia. Porque quem tem fome não pensa. A dor do estômago é maior do que muita gente imagina. E a pessoa que tem fome não vira revolucionário, vira pedinte, vira dependente. A fome não faz o guerreiro que gostaríamos que fizesse, a fome faz um ser humano subserviente, humilhado e sem forças para brigar contra seus algozes responsáveis pela fome...

...Se os dirigentes políticos no mundo não estiverem, cotidianamente, comprometidos com as pessoas que estão em piores situações em seu Estado, em seu país, fica mais difícil tomar decisão em benefício dos mais pobres. A verdade é que normalmente somos eleitos pelos mais pobres, mas quando ganhamos as eleições quem tem acesso aos gabinetes são os mais ricos...

...Normalmente a campanha é feita para os pobres, o problema é que na hora de governar o pobre sai da agenda. São os ricos que indicam ministros, assessores, eles determinam a política que se tem de fazer", disse Lula.

A placa foi entregue ao presidente pela diretora executiva do programa da ONU, Josette Sheeran, que endossou as palavras do presidente Lula:

"O presidente (Barack) Obama já chamou o presidente Lula de o presidente mais popular do mundo e eu acredito que isso tem muito a ver com sua batalha no combate à fome no mundo... nenhum país venceu a fome sem o compromisso dos seus líderes".

11 Comentários:

Enéas Maffei disse...

Lula é Lula .

Me lembro de quando ele disse certa vez, em algum lugar, em uma entrevista ou discurso, - não importa ...
- ele disse : 'Quem tem fome, NÃO pode esperar ' !
Agora o vemos falando tudo isto ...
Ele não muda. Graças a Deus.
E tomara Deus, consiga fazer Dilma sua sucessora, - dando o PT continuidade a este projeto voltado ao interêsse de "gente" , e não de "castas superiores" , que sempre se regalaram, deixando aos pobres, apenas as migalhas, - quando [muitas vêzes] nem isso.
Fico triste de ver o povo evangélico, tão cego, "de Bíblia" na mão, porém , longe do coração, - dando apoio a Direita, como pudemos observar recentemente. Isto para não falar da vergonhosa campanha cheia de ódio [ódio ? Estranho... Cristãos odiando... ] - em Recife, - contra Luizianne Lins, - quando espalharam "outdoors" por toda a cidade, increpando-a .
Assim não dá. Tudo isto deve com certeza, trazer tristeza ao Coração de Deus, que , segundo a Bíblia, - É AMOR !

Enéas Maffei

Ailton Cena disse...

Lula deve ter muitas falhas, afinal todo mundo tem.
Apesar de todas as conquistas para o povo brasileiro, tem uns 4% que o detestam, talvez por se acharem superiores ao líder operário.
Nada é perfeito neste mundo...
Mas para 96% dos brasileiros, Lula é unanimidade, pois é gente como a gente e apesar de governar para todos, pendeu sua bondade para os mais necessitados, dando oportunidades, alimentação, trabalho e esperança.

Fátima disse...

Parabéns Presidente Lula
O carisma dos grandes líderes vem da coerência de suas ações, reações e atitudes.

Omar Krausi disse...

Lula disse uma grande verdade quando fazia campanha:

O BRASILEIRO VOTA COM O ESTÔMAGO.

Quem recebe bolsa família certamente votará no Lula que dá comida.

Acho sim justo trocar o voto por um prato de comida, pois a fome está dinamizada mesmo em muitas regiões do Brasil. Político inteligente é outra coisa.

Quem ganha bolsa família não precisa trabalhar e nem ser inteligente, basta votar.

Teresinha Carpes disse...

Uma amiga minha,q fazem mais de 20 anos de amizade leal,me alertou que possivelmente,os meus recados ou comentários não estejam sendo divulgados aqui,porq quem sabe o TSE,ou a oposição ao PT estejam acionando o Blog Dos Amigos do Presidente Lula,por causa de meus comentários!Será que eu estou ofendendo tanto assim,determinados políticos???Eu queria q a Helena ou o Zé Augusto me respondesse isto...Meu comentários são tão ofencivos assim???

Fátima disse...

Essa música, de João Bosco Aldir Blanc, tem tudo a ver com esse momento há muito esperado:

Os bóias frias
quando tomam
umas biritas espantando a tristeza sonham
com bife a cavalo, batata frita
e a sobremesa é goiabada cascão, com muito queijo
depois café, cigarro e um beijo de uma mulata chamada Leonor
ou Dagmar, amar
um rádio de pilha
fogão jacaré
marmita ao domingo
no bar
onde tantos iguais se reunem contando mentiras pra poder suportar
ai, são pais de santos, paus-de-araras, são passistas
são flagelados, pingentes, balconistas
palhaços, marcianos, canibais, lírios pirados
dançando, dormindo de olhos abertos à sombra da alegoria
dos faraós embalsamados

Antonio disse...

Enquanto isso, nenhum orgão das empresas de comunicaçao zé miojo informa a população a respeito desta noticia.
É um silencio funebre no buker do zé “T”

antonio disse...

Enquanto isso, nenhum orgão das empresas de comunicaçao zé miojo informa a população a respeito desta noticia.
É um silencio funebre no buker do zé “T”

Yacov disse...

A "direita" passou 500 anos ideologizando estes famintos, ganhando eleições e se locupletando no poder, e o país vivia atolado em dívidas e nunca podia nada. Agora que o CARA dá um dinheirinho ao povo, tirando-os da fome e transformando a realidade do país, as malas da direita falam que isso é compra de votos... Pois que seja!!! Pelo menos o povo come e não passa à míngua como sempre foi nos governos dos diplomados e eruditos enroladores da república.

"O BRASIL DE VERDADE não passa na glObO - O que passa na glObO é um braZil para os TOLOS"

Antonio disse...

Comentario de uma senhora no blog do PHA.
PHA, pela primeira vez consegui aprender enviar alguma coisa para sua pagina leio durante o dia inteiro os comentarios aqui e fico horrorizado com as coisas do pig vc imagina q estou com 74 anos sou da epoca de getulio vargas , e analisando a historia observei que de la para ca nenhum presidente fez pelo Brasil o que o lula fez e agora teve o reconhecimento do mundo todo e recebeu o titulo de campeao mundial de combate a fome no mundo fiquei cheia de orgulho de ser brasileira e ter um presidente do naipe do lula. mas o pig nao deu uma letra a respeito q vergonha meu deus.

VERA disse...

ANTONIO,
Que lindo ler isso!

Postar um comentário


Meus queridos e minhas queridas leitoras

Não publicamos comentários anônimos

Obrigada pela colaboração