Pages

segunda-feira, 10 de maio de 2010

José Serra boicotou o Bolsa Família: SP tem o pior acompanhamento sobre a saúde no Bolsa Família

Um levantamento feito pelo Ministério do Desenvolvimento Social a pedido do Estado mostra que em 18 cidades com mais de 500 mil habitantes o acompanhamento sobre as contrapartidas de saúde do Bolsa Família é feito em menos de 50% das famílias beneficiadas. A situação pior ocorre em São Paulo.

Os municípios devem verificar o cumprimento de consultas de pré-natal para gestantes e a vacinação de menores de seis anos. No entanto, na cidade mais rica do País, São Paulo: apenas 21,2% dos beneficiários responde pelas contrapartidas.

Desde o ano passado, o governo paulistano vem sendo cobrado por cadastrar apenas a metade das famílias que poderiam estar no programa.

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, o cadastro paulistano deveria prever 327 mil famílias abaixo da linha da pobreza, mas a capital tem apenas 170 mil.

No caso das contrapartidas de saúde, o acompanhamento não é feito porque a prefeitura também deixa a desejar em outros programas, o Saúde da Família e os Agentes Comunitários de Saúde.

Apenas 1/3 da população paulistana é coberta pelos programas, o que dificulta a verificação dos cartões de vacinação e pré-natal e o fluxo de informações. "Esse é o principal problema na área de saúde. Sem o PSF ou os agentes comunitários os municípios não conseguem chegar na população mais pobre", explica a secretária de renda e cidadania do MDS, Lúcia Modesto.

Outras cidades, no entanto, conseguem se sair um pouco melhor mesmo com uma cobertura quase nula do PSF. É o caso do Rio de Janeiro, onde o PSF atende apenas 9% da população e as contrapartidas de saúde de 35,6% dos beneficiários são verificados. O município faz um uso maior dos postos de saúde,Valor

4 Comentários:

Ernesto Silva disse...

TRata-se de dados importantes para usar nos debates vindouros com os candidatos da oposição a prefeitura de São Paulo....

ludovicensis disse...

Números reais para quem se refere a Bolsa miséria

1- Bolsa Família amplia matrícula e aprovação
Programa de renda tem impacto positivo também na educação, mostra estudo; situação de pretos, pardos e índios melhora mais
http://colunistas.ig.com.br/luisnassif/2010/04/14/os-impactos-do-bolsa-familia-segundo-o-pnud/

2 -O efeito multiplicador do bolsa familia - estudo do IBMEC
http://colunistas.ig.com.br/luisnassif/2009/10/16/o-efeito-multiplicador-do-bolsa-familia/

3 - Mais sobre o BF:
Biblioteca Virtual da FGV
(…) é importante frisar que não encontramos nenhum efeito robusto do Programa Bolsa-Família na fecundidade dos beneficiários. Estes resultados, em grande parte, vêm do desenho moderno do Programa, assim como acontece em outros programas da América Latina.
http://virtualbib.fgv.br/ocs/index.php/sbe/EBE09/paper/viewFile/1104/348

4 - Na revista da FAPESP

A desnutrição infantil no Nordeste pode desaparecer do mapa das mazelas brasileiras em menos de 10 anos caso o problema continue a diminuir com a velocidade observada nos últimos 10 anos. A conclusão é de um trabalho coor­denado por Carlos Augusto Monteiro, professor da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo, e Ana Lucia Lovadino de Lima, pesquisadora do Núcleo de Pesquisas Epidemiológicas em Nutrição e Saúde (Nupens) da USP e bolsista de pós-doutorado da FAPESP. O estudo, que deve ser publicado na edição de janeiro da Revista de Saúde Púlica, mostra que a prevalência da desnutrição foi reduzida em um terço entre 1986 e 1996, caindo de 33,9% para 22,2% das crianças nordestinas, e em quase três quartos de 1996 a 2006, despencando para 5,9%. “Essa velocidade é inédita. Nenhum outro estudo no mundo revelou uma queda da desnutrição tão grande nesse espaço de tempo”, diz Carlos Augusto Monteiro.

http://www.revistapesquisa.fapesp.br/index.php?art=4011&bd=1&pg=1&lg=

5 - E aqui a opinião do nordestino - Jarbas Vasconcelos
em entrevista a revista "in-Veja"
O Bolsa-Família é o maior programa oficial de compra de votos do mundo”

“O marketing e o assistencialismo de Lula conseguem mexer com o país inteiro. Imagine isso no Nordeste, que é a região mais pobre. Imagine em Pernambuco, que é a terra dele. Ele fez essa opção clara pelo assistencialismo para milhões de famílias, o que é uma chave para a popularidade em um país pobre. O Bolsa Família é o maior programa oficial de compra de votos do mundo.”

Unknown disse...

Quem é este secretário de educação do governo de São Paulo? Só pode ser um "burocrata". Como pode havaliar um professor pelo rendimento do aluno? É óbvio que as escolas de alunos classe média vai ter melhor resultado que as da periferia, onde o professor tem muito maior dificuldade em sua tarefa. É obvio que este tipo de havaliação do professor não vai durar muito tempo. Minas Gerais e outros Estados já fizeram a experiência, da mesma forma como está idiotice da Nota Fiscal. Que falta de criatividade, é por isso que no tempo do Governo FHC o nosso atraso com os Estados Unidos, em alguns setores chegavam a 50 anos. Espero que entendam de que estou falando. Quincas-Alfenas

Anônimo disse...

CPTM quer despejar 500 pessoas. A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos, numa decisão duvidosa e arbitrária, ameaça a moradia e o sustento de inúmeras famílias que residem e trabalham no Centro de nossa cidade.

Comerciantes e moradores da região da Ponte Seca e da Rua Gerônimo C. Garcia, vimos a público protestar contra o ato ARBITRÁRIO E CRIMINOSO da CPTM que, sem nos ouvir, pretende nos despejar de nossos comércios e moradias, construídos de forma suada e sofrida.

Este ato é arbitrário, pois todos nós que temos nossos comércios e casas nesta região há anos ajudamos o desenvolvimento da nossa cidade, além de gerar renda e receita e de estarmos estabelecidos de forma legal, haja vista que todos nós temos provas que nos legitimam a usar esta área.

Este ato é criminoso, pois a própria CPTM, NÃO TEM COMO PROVAR QUE É PARTE LEGÍTIMA NESTA AÇÃO, já que existem inúmeros documentos que provam que esta área é da Fazenda Belém, abrindo duvidas para qualquer ação judicial.
-- Mais um crime dos tucanos.
Ajudem essa pessoas e ganhe pontos para Dilma

Postar um comentário


Meus queridos e minhas queridas leitoras

Não publicamos comentários anônimos

Obrigada pela colaboração