Pages

quarta-feira, 19 de maio de 2010

Exclusivo: Datafolha indica que campanha de Serra prepara dossiê da ditadura contra Dilma

Em primeira mão no blog Os Amigos do Presidente Lula em 18/05/2010 às 01:20hs

A pesquisa DataFolha, protocolo no TSE 12044/2010, registrada na segunda-feira, dia 17, traz no questionário duas perguntas que apontam para a estratégia de baixaria de campanha de José Serra (PSDB/SP).

A indicação é de que campanha do demo-tucano cogita centrar a campanha na baixaria das fichas falsas que circularam no submundo da internet e na Folha de São Paulo, trazendo o assunto para o centro da campanha em forma "dossiês". Obviamente deturpando, com a intenção de desconstruir a imagem de Dilma Rousseff, querendo tripudiar com sua condição de ex-torturada quando era presa política, e querendo, para atingi-la, criminalizar guerrilheiros, que agiram como soldados de exércitos rebeldes, e entraram em combate contra autoridades e forças policiais, militares e paramilitares da ditadura, nos anos de chumbo.

Eis as perguntas:
Clique na imagem para ampliar


Caso não consiga ler a figura, as perguntas do Datafolha são:

P.23 Você diria que é a favor ou contra a punição de pessoas que torturaram presos políticos durante a ditadura?

P.24 Você é a favor ou contra a punição de pessoas que praticaram atos terroristas contra o governo durante a ditadura?


Por mais que os donos do Grupo Folha tenham relações afetivas, amorosas e saudosistas com a ditadura, a qual já chamaram carinhosamente de "ditabranda", não faz qualquer sentido incluir estas duas perguntas acima, na forma de pesquisa qualitativa, se não estiverem pensando em explorar o tema. E por trás disso só pode ser coisa da campanha demo-tucana que, inclusive, já fez um teste prévio, na própria Folha, quando publicou a ficha falsa, para ver a repercussão que dava.

Fica claro nesta pesquisa, que estão estudando como a população seria receptiva ou não à baixaria. Se avaliarem que o "custo/benefício" eleitoral compensa, irão mandar às favas todos os escrúpulos e executar o plano de baixaria. Basta que Serra se sinta ameaçado nas pesquisas, o que já está acontecendo.

A pesquisa (não o "dossiê") provavelmente será publicada no próximo fim de semana, pela data de registro.

Perguntas para cruzamento de dados:

O que reforça a desconfiança, ou melhor a quase certeza, de que essas perguntas qualitativas só podem ter sido encomendadas pela campanha de José Serra, são as perguntas que antecedem (Perguntas 21 e 22):


Isso não é coisa de marqueteiro para uso em uma campanha séria e limpa. Está totalmente fora do interesse para definir qualquer estratégia de campanha que tenha efeito eleitoral, no Brasil, saber se o eleitor se considera de esquerda ou de direita, e ainda como ele classifica cada candidato. Principalmente porque há pergunta no próprio questionário sobre partido preferido, que é mais objetiva e precisa.

Ser ou não ser? Eis a questão...

Se não fossem as perguntas que seguiram sobre tortura e "atos terroristas", seria de se pensar que estas perguntas sobre esquerda/direita eram prescrição do psicanalista de José Serra (PSDB/SP), e o demo-tucano estaria em crise existencial. Ele estaria querendo saber se o eleitorado o vê de esquerda, como ele tentou se declarar.

Mas com o encadeamento das perguntas seguintes, passam a fazer sentido lógico, para fazer o cruzamento do que pensam as pessoas que se definem de esquerda ou direita, sobre os acontecimentos da ditadura, e sobre como vêem Serra, para analisar o custo/benefício em termos de perdas e ganhos de votos, ao mandar às favas todos os escrúpulos, e forjar dossiês da ditadura.

A íntegra do questionário pode ser consultada aqui ou no TSE (protocolo 12044/2010).

19 Comentários:

Ines Ferreira disse...

O meu comentário foge um pouquinho do post, mas acho que vcs deveriam colocar no site a entrevista na íntegra da Dilma na CBN, ela está muito bem. Saiu das cascas de bananas jogadas e da prepotência da Miriam Leitão. Todas as respostas são seguras e passa segurança de que faz.Aí vai o endereço http://cbn.globoradio.globo.com/programas/jornal-da-cbn/2010/05/17/VEJA-A-INTEGRA-DA-ENTREVISTA-COM-A-PRE-CANDIDATA-DILMA-ROUSSEF.htm

Alex disse...

Eu achei a pesquisa muito tendenciosa... embora não conheça muito de pesquisa desse tipo. O certo é que eles querem inclusive saber se os eleitores considerarm a propaganda do PT como propaganda eleitoral antecipada... A turminha do Serra apronta mesmo, neh!? Tô achando que tem mais coisa além de explorar a questão dela ter lutado contra a ditadura... tô achando!

Malú disse...

Mas que absurdo! Que raio de pesquisa eleitoral é essa? Nunca vi uma coisa dessa. Se é para sair fora do tema eleição, por que o DataFolha não incluiu a seguinte pergunta: "O que você acha de um jornal que emprestava sua kombi para a ditadura transportar presos para serem torturados?"

V disse...

Faltou uma pergunta:

O que você acha dos delatores da resistência ao golpe militar de 64.
() Traidor é uma m...
() Vendido.
() Não ligo.

Qual a escala de delator que você dá ao Serra.
1 - Traiu e se mandou para o Chile
2 - Traiu, pq era esse o seu papel
3 - Traiu pq era mauricinho.
4 - Traiu pq a ditabranda pediu com jeitinho
5 - Traiu pq não liga para o Brasil
6 - Traiu, continuou traindo e não parou até hoje.
7 - Tinha mais é que trair.

Glecio disse...

Para o bem podemos dizer que Che Guevara é um idolo no mundo inteiro. Para o mal, a verdade é que fernando Gabeira que esta engajado na campanha do PSDB, pois seu vice é deste partido, foi um dos envolvidos no sequestro do embaixador americano, que sobreviveu ao sequestro. Lembrem-se que os brasileiros adoram filmes de ação com final feliz.

Billy disse...

olha o data falha armando uma... Avisem os blogs amigos...

Edson Júnior (Aracaju / SE) disse...

Nós, do Amigos do Presidente Lula, não temos a menor dúvida de que o PIG vai calçar a estratégia demotucana em infâmias. Lemos em vários veículos que Dilma e Serra estão empatados técnicamente, pelo Sensus, sem revelar o fato de que Dilma está a frente. Fosse Serra, hein? Mas não adianta, números são números e não podem ser escondidos. Mas melhor que números é o olhar do povo; a presença do povo em aeroportos; comprando computadores; ingressando no 3º grau; consumindo produtos, antes um sonho, quase uma utopia; assistir ao Brasil revelar-se como importante protagonista da história mundial e mais do que tudo, aprovar, com índices inéditos e massacrantes, o governo e a pessoa do presidente Lula. Isso o PIG não pode varrer da mente e coração da maioria do povo brasileiro. Ao tentar desconstruir, com mentiras, aquilo que o povo vê de pertinho, PIG e oposição caem no descrédito da opinião pública. Venha Dilma, venha continuar a redenção do Brasil iniciada por Lula.

Anônimo disse...

Podiam perguntar também:

Votaria em alguém que participou do governo FHC?

..

Lilian disse...

que ABSURDO! ABSURDO!

Estou chocada.
Desculpem minha ingenuidade, mas eu ainda me choco com algumas barbaridades que acontecem.

Absurdo; parece-me uma pesquisa completamente tendenciosa.

Reg disse...

Eles, como não têm identidade com o povo brasileiro aos quais sempre deram as costas, disparam mais um tiro no pé ao tentar desqualificar a futura mulher presidente do Brasil.
Tucanos desconhecem que o povo brasileiro detesta fofocas, mentiras, jogo baixo e covardia contra mulheres.
Estamos aguardando o festival de baixarias e mentiras na mídia contra Dilma como promoção para campanha da ex-ministra e primeira mulher a exercer a presidência do Brasil.
Será que ela poderá invocar a lei Maria da Penha contra eles?

Jbmartins-Contra o Golpe disse...

Na pesquisa faltou a pergunta,
Voce acredita em papai noel, e que Ze Serra é um doende.
São uns palhaços, mais não estou preocupado não os caras vão levar uma lavada. O povo não cae mais na historia de Comer criança, não.

carlos disse...

e isso é só o começo. coisa piores virão do pig. estamos apenas em maio. a batalha final é em outubro, minha gente.

a luta da gente é diária. vamos em frente.

não passarão!
abçs

Djijo disse...

Duas coisa aí:
- Se o STF encerrou o caso por interesses da própria folha, como é que, por interesses próprios, ela quer trazer o assunto para uma enquete
- A Dilma e todos que combateram a ditadura não estavam combatendo um governo de direito uma vez que eles estavam no poder através de um golpe de estado (derubando um governo democraticamente constituído) sendo, portanto, governo ilícito. Os ilegais, nesse caso, era o governo militar. Os revolucionários, se é assim que se pode chamar, eram os legalistas.
Se vê que houve uma distorção de fatos para justificar um regime militar que governava contra uma constituição.

eliz disse...

O povo valoriza muito o(a) cidadão(ã) que lutou para defender a democracia. Acabou o tempo em que dizia-se que os comunistas engoliam as criancinhas. Dilma uma cidadã corajosa, capaz para exercer a Presidencia da República.O resto é fofoca e, esta não tem audiência.

Claudinete Sergipe disse...

Caminho é divulgarmos cada vez mais a intenção da oposição de preparar dossiês contra Dilma, é mostrar como eles vão atacar. Eis, portanto, a vacina. Vamos à luta.

VERA disse...

"Podem vir quentes que estamos FERVENDO"! kkkkkkkkkkkkkkkkkkk

VERA disse...

Alguém leu a coluna da Eliane Tucanhede na Trolha de hoje? Ela faz um comentário sem pé nem cabeça sobre a entrevista do ex-generaleco nazi-facista, porco chauvinista, Maisnada, e repete a mesma frase da Regina-cansada: "Tenho medo"! Eita jornalistazinha ruim! Nunca li tanta besteira junta!

Pensamento Consciente disse...

Penso que a "falha de São Paulo" quer mesmo é sondar como as pessoas reagiriam caso promevessem um golpe de Estado nos moldes de Honduras. Ãfinal foram colaboradores do regime ditatorial no Brasil.

Lorena disse...

ELES ESTÃO QUERENDO SUJAR A IMAGEM DE DILMA COM ESSA HISTÓRIA DE TERRORISTA, E O SERRA FOI SE ESCONDER NO CHILE. VAMPIRO SAFADO CHEGOU EM JUAZEIRO CEARÁ DIZENDO QUE APRENDEU A CANTAR JUAZEIRO COM 4 ANOS, NÃO TEM VERGONHA, NO RN DISSE QUE NO COLÉGIO QUE ESTUDOU SÓ TINHA NORDESTINO, ELE PENSA QUE NO NORDESTE SÓ TEM BURROS...VAI PERDER VAMPIRO! E FEIO. NO PRIMEIRO TURNO.

Postar um comentário


Meus queridos e minhas queridas leitoras

Não publicamos comentários anônimos

Obrigada pela colaboração