Pages

terça-feira, 26 de janeiro de 2010

José Serra e a propaganda enganosa: Publicidade nas empresas públicas do governo de São Paulo é 80% superior à da administração direta

Responsáveis pelas principais obras do governador José Serra (PSDB), empresas públicas e estatais paulistas, como Sabesp, Dersa e Metrô entram no ano eleitoral - em que o governador José Serra (PSDB) é candidato à Presidência - com contratos de publicidade que somam até R$ 198 milhões. A cifra é 80% maior que os R$ 110 milhões destinados à administração direta paulista (as secretarias estaduais), cuja publicidade está dividida em três contas.

Das 17 empresas, nove mantêm hoje contratos de publicidade assinados ou renovados em 2009. Como as agências foram contratadas em diferentes datas e os prazos variam entre seis meses e um ano, há contratos que terminam no mês que vem e outros vigoram até novembro, logo após o 2º turno das eleições. Sabe-se, contudo, que, em um mês, as estatais gastam, em média, R$ 27,7 milhões em marketing.

Além de prorrogar as contas em 2009, algumas empresas aproveitaram para aditar o valor dos contratos. É o caso da Sabesp, dona do maior orçamento mensal médio com propaganda do governo - R$ 7,3 milhões. Em novembro, a companhia renovou contas com as agências Nova S/B e Lew Lara até 2 de junho com aumento de cerca de 25%, o máximo permitido pela Lei de Licitações.

A Desenvolvimento Rodoviário S/A (Dersa), responsável pelas obras do Rodoanel e ampliação da Marginal do Tietê, duas vitrines do presidenciável tucano, fez o mesmo. Uma das contas, no valor de R$ 36 milhões, é da agência Lua Branca, do publicitário Luiz Gonzales, que fez as campanhas de Serra em 2004 e 2006 e que ajudou a reeleger o prefeito Gilberto Kassab (DEM) em 2008.

Horário nobre

As contas das estatais fazem parte de ofensiva publicitária que o governo Serra empreende desde o segundo semestre de 2009 e que inclui uma série de inserções comerciais em emissoras de rádio e TV no horário nobre. Na última quinta-feira, por exemplo, a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) levou ao ar peça de um minuto no intervalo do Jornal Nacional, da TV Globo, falando de ciclovias e bicicletários implantados na capital. Um minuto de exibição na Globo, no mesmo horário, custa R$ 296 mil.

A CPTM divide com o Metrô a divulgação do programa Expansão São Paulo. Das três contas do Metrô, a mais cara - R$ 14 milhões - é da DM&AP, do publicitário Duda Mendonça, um dos 40 réus no processo do mensalão do PT de 2005, no Supremo Tribunal Federal.

Para o ano eleitoral, as ações de marketing do governo paulista ganharam reforço de empresas que não investiam antes em propaganda. É o caso da Companhia de Desenvolvimento Agrícola (Codasp), que fechou em dezembro contrato de seis meses com a Sabiá Comunicação, no valor de R$ 5 milhões.

Autarquia e fundação

O empenho na divulgação das ações de governo não está restrito às empresas e à administração direta. Autarquias como a Fundação Florestal, que nunca havia gasto com publicidade, tem contrato de R$ 5 milhões, mesmo valor do contrato firmado pela Fundação Casa, ex-Febem. Já a Artesp, agência responsável pelas concessões de rodovias, contratou a White Propaganda por R$ 10 milhões para divulgar obras em rodovias do Estado e, em menos de dois meses, elevou o valor do contrato em R$ 2,35 milhões.

Como todas as peças seguem padrão imposto pela Secretaria de Comunicação, levam o logotipo do Governo do Estado e um slogan - o “Governo de São Paulo, Trabalhando por você” foi trocado, há alguns dias, por “Cada vez Melhor”. Apesar das inserções comerciais diárias nas emissoras de rádio e TV, Serra disse, em evento no dia 19 na zona sul da capital, onde entregou material escolar, que o “tucano é nota 100 em esconder a autoria das coisas”. “Tucano é avesso a fazer publicidade quando está no governo”.Do jornal da Tarde

NA VITRINE

R$ 36 mi
é o valor do contrato da Dersa com a Lua Branca, pelo período de um ano. A agência é ligada ao publicitário Luiz Gonzales, que atuou nas
campanhas de José Serra em 2004, à Prefeitura, e 2006, ao governo paulista, e na de Gilberto Kassab à Prefeitura, em 2008

CONTRATOS EM ANDAMENTO

CDHU
Agência: White Propaganda
Valor: R$ 8,38 milhões
Prazo: 6 meses (até maio)
Agência: Matisse Comunicação
Valor: R$ 10,28 milhões
Prazo: 6 meses (até maio)

CETESB
Agência: Adag Comunicação
Valor: R$ 5 milhões
Prazo: 6 meses (até junho)

CODASP
Agência: Sabiá Comunicação
Valor: R$ 4,5 milhões
Prazo: 6 meses (até junho)

CPTM
Agência: Contexto Propaganda
Valor: R$ 12 milhões
Prazo: 6 meses (até abril)
Agência: Propeg Comunicação
Valor: R$ 14 milhões
Prazo: 6 meses (até maio)
Agência: Propeg Comunicação
Valor: R$ 4 milhões
Prazo: 1 ano (até outubro)

DERSA
Agência: Lua Branca
Valor: R$ 36 milhões
Prazo: 1 ano (até novembro)
Agência: DPZ
Valor: R$ 17,5 milhões
Prazo: 1 ano (até novembro)

IMPRENSA OFICIAL
Agência: Rino Publicidade
Valor: R$ 3,6 milhões
Prazo: 6 meses (até fevereiro)

METRÔ
Agência: Sabiá Comunicação
Valor: R$ 6 milhões
Prazo: 1 ano (até agosto)
Agência: Duda Mendonça e
Associados
Valor: R$ 14 milhões
Prazo: 6 meses (até abril)
Agência: MPM Propaganda
Valor: R$ 11 milhões
Prazo: 6 meses (até abril)

PRODESP
Agência: Nova S/B
Valor: R$ 8 milhões
Prazo: 6 meses (até abril)

SABESP
Agência: Lew, Lara Propaganda
Valor: R$ 19,7 milhões
Prazo: 6 meses (até junho)
Agência: Nova S/B
Valor: R$ 24 milhões
Prazo: 6 meses (até junho)

4 Comentários:

X-MAN disse...

espantosa a passividade do PT paulista, a sabesp nadando em numeros estranhos, o desgovernador acabando com as contas do estado tentando realizar um projeto pessaol e o PT não toma nenhuma atitude, é obrigação do Pt de sp pedir explicações pra sabesp, afinal é dinheiro ´publico, e não fizeram isso com a petrobras? Tá na hora do troco. Acordas PT!!!!!

Anônimo disse...

Companheiros, bom dia!
Assisto estupefada as reportagens acerca do sofrimento do povo paulistano e paulista.E fico a pensar: Cade a imprensa pra bater forte nos desgovernos municipais e estaduais???Se fosse administração petista aff!Estaríamos sob uma hecatombe de questionamentos e acusações.
Mas diante dessas imagens que a Record apresenta, eu me pergunto:Porque o Presidente Lula não entra pesado pra socorrer essas pessoas?Tirá-las desse sofrimento?
Uma interfvenção Federal ali seria mais que uma muda crítica, seria uma forma a mais das pessoas, essas pessoas que deixaram de eleger a Marta, compreenderem quem realmente faz a favor dos pobres.

Anônimo disse...

É só a cúpula do Pt ou Políticos do PT arregaçar a manga e fazer uma representação no Ministério Público, mesmo correndo o risco de não dar em nada!!! Alguém já percebeu a grande quantidade de promotor público de São Paulo que vira político do PSDB??? Deve ser por isso que a bandidagem vai se enraizando se institucionalizando em São Paulo!! É Policiais e Delegados, fiscais fazendários que tem bens e níveis de vida incompatíveis com o salários (mesmo sendo altos)....É um tipo de mágica que todo mundo sabe o truque....

trovinho disse...

Ministério Público é constitucionalmente um poder autônomo. Desconfio, pois pois o chefe do MP estadual é indicado pelo GOVERNADOR e tem as prerrogativas de promover por MERECIMENTO os promotores; no caso de uma denúncia não engavetada ela pode ser avocada (retirada) pelo superior (de maior mérito) que a pode engavetar. A dep. est. Mariângela Duarte-SP, ex PT e atual PSB, reclamou da não progressão de denúncias.

Postar um comentário


Meus queridos e minhas queridas leitoras

Não publicamos comentários anônimos

Obrigada pela colaboração