Pages

terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Insatisfeitos, 57% dos paulistanos deixariam SP se pudessem, diz pesquisa

Um estudo encomendado pelo Movimento Nossa São Paulo ao Ibope mostra que a falta de qualidade de vida na metrópole está aborrecendo cada vez mais a população paulistana. Como indica a análise, problemas como a palpitante violência, a carência nos serviços públicos e a falta de consciência coletiva transformam a capital em um lugar quase insuportável

Dentre as informações tabuladas, um dos dados mais chocantes aponta que 57% dos habitantes mudariam de município se pudessem. Divulgada nesta terça-feira (19), a pesquisa por amostragem foi feita em dezembro do ano passado e entrevistou 1.512 pessoas, cobrindo todas as regiões de São Paulo e mesclando perfis variados em relação ao sexo, grau de instrução, cor, estado civil e renda.

Com base em itens referentes à qualidade de vida sugeridos por quase 40 mil pessoas, os entrevistados fizeram um diagnóstico da relação que estabelecem com São Paulo. No geral, em uma escala de 1 a 10, os paulistanos deram, em média, a nota 4,8 para avaliar o grau de satisfação com a capital. Dos 174 temas sondados, apenas 39 tiveram "nota azul".

Para Oded Grajew, membro da secretaria executiva da entidade e um dos responsáveis pelo trabalho, a quadro é alarmante - e totalmente previsível. "A maioria dos nossos governantes é representante de seus financiadores de campanha, que normalmente são grupos ligados à especulação imobiliária, que fazem a cidade crescer sem organização", diz.

Além disso, segundo Grajew, a sobrecarga na infraestrutura, a preferência pelo transporte individual e o abandono dos pobres agravam a sensação de caos urbano. "É um lugar com dois rios enormes e sujos, uma poluição tremenda e uma baita insegurança. Quem quer viver assim?", questiona

Como ele explica, a pesquisa serve exatamente para mostrar o tamanho do problema e pedir ações práticas das autoridades. "Se depender da prefeitura, não ficamos sabendo o nível em que está a situação. Há inclusive uma lei, a 14.173/06, que obriga a administração municipal a divulgar uma série de dados sobre o funcionamento de São Paulo, como tempo de espera em ônibus e hospitais. Mas nem isso é cumprido", afirma.

Segundo ele, já que não há movimentação por parte dos políticos, a sociedade civil organizada está dando um jeito de refletir sobre o quadro. "Cabe a nós fazer esse alertas. Nosso objetivo é dar instrumentos para a população avaliar se a gestão pública está melhorando ou não a qualidade de vida das pessoas", diz..Publicado na Uol

Leia também:

5 Comentários:

Anônimo disse...

O paulistano é um caso de psiquiatria a ser estudado, o eleitorado é de uma fidelidade canina á direitona mais retrograda, votam neles e depois ficam chiando, que assumam agora os seus governantes e os cobrem oras, que não caiam na labia de certos apresentadores de televisão que pra não meter o pau no candidato do dono da emissora fica desviando de assunto e põe tudo no mesmo balaio; o governo deferal tem que ficar de olho num setor da industria, não me admiraria se apostassem no quanto pior melhor em 2010 pra ajudar o vampirão e conseguir compensações depois, olho vivo com esses retrogrados, afinal são trilhões do pre-sal que vão começar a jorrar num futuro proximo e nada melhor do que ter um governo parceiro, se perde um pouquinho no presente pra se garantir o futuro.

Anônimo disse...

19/01/2010 | 00:00
PSDB já acha
que Dilma vai
liderar em março
Pesquisas do próprio PSDB já apontam a liderança de Dilma Rousseff no Norte e no Nordeste. Nessas regiões, onde o presidente Lula bate recordes de aprovação, com índices que ultrapassam os 85%, ela passou governador tucano de São Paulo, José Serra, e abriu vantagem. Assessores tucanos prevêem que a candidata, já em março, poderá assumir a liderança nas pesquisas em todo o País.


Vejam no blog do Claudio Humberto.

Anônimo disse...

Anteontem à noite entre o Brooklin e Moema, passei por 4 pontos de alagamento na avenida Santo Amaro e 3 semáforos quebrados. Isso em uma região considerada nobre de São Paulo, imagina nos bairros periféricos o caos instalado. Não se trata de problemas estruturais e sim simples serviços rotineiros de manutençao e limpeza. Essa é a gestão desse banana de prefeito. Antes de abandornarmos a cidade deveríamos expulsar essa corja de pilantras que estão no poder apenas pra fazerem negociatas. Cambada de FDPs!!!
Zapper

Marcos disse...

Helena, vale a pena ler essa pesquisa (apesar de ser do IBOPE do Tucano Montenegro0.

A Pergunta:

Instituição que mais está contribuindo
para melhorar a qualidade de vida

A resposta:
1° Lugar - Igreja com 17%
2° Lugar - Governo Federal com 16%.

E tem gente que ainda duvida da reeleição da eleição da Dilma.

Carlos Mangino disse...

Normal. Quando os tucanos governaram o Brasil, atravez do FHC, Milhares e MILHARES de brasileiros tiveram que deixar o pais para poder sobreviver.

Postar um comentário


Meus queridos e minhas queridas leitoras

Não publicamos comentários anônimos

Obrigada pela colaboração