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quarta-feira, 13 de maio de 2009

Mais pedágios e mais privatização em S.Paulo


Você sabia que, as estradas privatizadas de São Paulo têm o mais caro pedágio por quilômetro rodado do País por embutir no preço o pagamento ao governo estadual pela outorga.

E você sabia que, em breve você vai pagar mais um pedágio?. Sabe quantos pedágios temos em S.Paulo? 112 cabines de pedágio. (Veja). E teremos mais ainda. O governador José Serra (PSDB) confirmou ontem que a Rodovia dos Tamoios (SP-99) é a mais cotada para ser p´rivatizada ainda neste ano. No dia anterior ele havia anunciado que o governo lançará um novo pacote de privatizações de estradas e, pela primeira vez, de aeroportos. No caso das rodovias, a gestão tucana já decidiu que a privatização será dada a empresa que oferecer a menor tarifa de pedágio. Essa conversa você também já ouviu né?

Segundo o secretário estadual dos Transportes, Mauro Arce, o critério do valor de pedágio foi usado na última concessão em 2008. O que não está definido ainda é o modelo de concessão do complexo Tamoios - se será com cobrança de outorga ou Parceria Público-Privada.

A Tamoios, que liga o Vale do Paraíba ao litoral norte, é estratégica para a economia paulista. Ela funciona como corredor de exportação de parte da produção do interior pelo porto de São Sebastião. O jornal O Estado de S.Paulo mostrou ontem que o governo analisa ainda a privatização da Mogi-Bertioga (SP-98) e da Oswaldo Cruz (SP-125).

Um dos objetivos da nova etapa de concessões é reforçar o caixa de investimentos do Estado,--deve ser para a campanha de José Serra-- seja pelo pagamento de outorga pela concessionária para explorar a rodovia ou por meio de obras de melhorias e ampliação da estrada.

Serra destacou que a população começará a ver o resultado da mais recente concessão em meados deste ano. "A Rodovia D. Pedro vai ter mais de R$ 2 bilhões em investimentos."

No caso dos aeroportos, o governo apresentou uma proposta de concessão(privatização na verdade) à Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e aguarda resposta.

Oposição vê promiscuidade

O deputado Roberto Felício, ex-líder da bancada do PT na Assembleia Legislativa de São Paulo, afirmou que as concessões estudadas pelo governo paulista "só farão bem para as empresas que vão ganhar a concorrência". Para Felício, a iniciativa é resultado de "relações promíscuas" entre a administração atual e as concessionárias. "Acho que não existe nenhum banco que tenha uma taxa de lucratividade tão grande quanto as concessionárias", sublinhou o deputado.

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