Denúncias de superfaturamento na construção do trecho sul do Rodoanel em São Paulo apontam prejuízo de R$ 184,4 milhões aos cofres públicos. Segundo relatório de técnicos do TCU (Tribunal de Contas da União), a obra teve a compra de itens com valor, em média, 30% acima dos preços usados como referência no orçamento.
A auditoria, realizada entre maio e julho de 2008, também aponta alterações no projeto básico. Para reduzir os custos, ainda segundo o TCU, as empresas contratadas alteraram métodos construtivos com redução no número de vigas usadas em pontes, substituição de estacas metálicas por pré-moldadas e troca de areia por brita em muros de contenção, por exemplo.
Assim, usaram menos material na construção, mas receberam o mesmo dinheiro, segundo o documento.
Para o TCU, as irregularidades são "graves" e resultam numa "combinação altamente danosa às finanças" da União --a obra é resultado de uma parceria entre os governos federal e José Serra.É assim; José Serra (PSDB) superfatura a obra e pede dinheiro ao governo federal. Lula envia o dinheiro para São Paulo. Serra gasta o valor real, o que sobra, usa na campanha eleitoral
"O desdobramento do processo pode gerar repactuação contratual, anulação de contrato e ressarcimento de valores." As medidas só poderão ser adotadas após o parecer dos ministros, ainda sem data.
Com custo total de R$ 3,6 bilhões, a obra é dividida em cinco lotes entre a Dersa e consórcios de empreiteiras. Em todos há diferenças entre o preço calculado e o previsto em orçamento. Os itens com os maiores sobrepreços absolutos são compactação de aterro, compra de concreto altamente resistente, transporte de material escavado e limpeza. Na análise unitária, há diferenças de até 111,5%.
O lote 5, assumido pelo consórcio OAS/Mendes Jr., é o que soma a maior quantia sob suspeita: R$ 42,2 milhões. O menor valor (R$ 21,3 milhões) está no lote 3, do consórcio Queiroz Galvão/CR Almeida. Ambos participam também do projeto de ampliação do metrô em São Paulo. Lembremos: Essas construtoras foram a mesma que estavam na construção do metrô que desabou
A ponte construída sobre a represa Guarapiranga é citada pelo TCU para exemplificar a redução de custos relativos à quantidade de concreto, por exemplo. Na Billings, as pontes também revelam alterações. Por causa do licenciamento ambiental, o material deveria ser levado ao centro da represa por barcos. A Dersa aterrou parte do manancial para fazer uma "estrada" usada por caminhões. A empresa promete retirar o bloqueio ao acabar os trabalhos.
Diante das irregularidades apontadas pelo TCU (Tribunal de Contas da União) na construção do Rodoanel --a obra teria sido superfaturada em mais de R$ 184 milhões--, os deputados petistas Enio Tatto, Carlinhos Almeida, Vicente Candido e Adriano Diogo estão coletando assinaturas entre os parlamentares para pedido de CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito). Só quero ver se a base aliada do José Serra vai deixar
Eles querem explicações sobre os procedimentos da obra, que tem investimentos estaduais e federais.
O trecho sul do Rodoanel tem custo total de R$ 3,6 bilhões e vai interligar a rodovia Régis Bittencourt ao sistema Anchieta-Imigrantes.
Segundo o TCU, uma das irregularidades é a compra de itens com preço 30% acima do usado como referência no orçamento.
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