Pages

terça-feira, 30 de dezembro de 2008

Lula vai registrar obras em cartório

O Presidente Lula disse em Santo André que vai registrar em cartório as obras de seu governo.

"Quando eu deixar o meu mandato, cada ministro meu vai ter que ir num cartório no dia 30 de dezembro e nós vamos registrar cada coisa que cada ministro fez"disse Lula.

O Presidente disse: "Eu sou um corpo estranho na República brasileira. Não estava previsto, pelo menos até outro dia nos livros de sociologia, que um torneiro mecânico de São Bernardo pudesse chegar à Presidência."

Cartório

Lula disse que a partir de seu governo, qualquer presidente que entrar vai receber de sua mão todos os documentos registrados em cartório. "Primeiro, para que cada ministro me conte absolutamente a verdade, porque niguém pode registrar uma mentira em cartório. Chega da grilagem de terra no país que é registrada sem o cara ser dono (da terra)."

Ainda de acordo com o presidente, a partir de Janeiro de 2011, quando outro estiver na presidência, seu sucessor vai dizer: 'não posso parar de cuidar da educação porque como pode um metalúrgico que não tem diploma universitário fazer dez universidades novas, mais uma latinoaericana, afrobrasileira e 88 extensões universitárias espalhadas pelo território nacional? No mínimo, por orgulho, vai dizer que tem de fazer mais."

O Presidente voltou a dizer que usará os recursos da extração de petróleo na camada pré-sal em educação e para diminuir a pobreza no país. "A gente está bem situado. O Brasil não vai exportar óleo cru. Só refinado. Parte do dinheiro do pré-sal vamos usar para resolver a dívida educacional e a pobreza crônica desse país de tantos e tantos séculos. Agora temos como organizar a casa e ela está arrumada. "

Lula inaugurou um dos prédios do campus da Universidade Federal do ABC, em Santo André. O campus ficará totalmente pronto apenas em 2009.

Participaram da cerimônia o presidente da Câmara, Arlindo Chinaglia, e os prefeitos petistas de Santo André, João Avamileno, de Diadema, José de Filippi e de Guarulhos, Elói Pietá. Nenhum deles é candidato à reeleição. Lula lembrou a presença, na platéia, do ex-deputado federal Professor Luizinho, candidato a vereador em Santo André.

Em seu discurso, Lula criticou os jornalistas que, segundo ele, disseram que ele inauguraria uma obra inacabada. O Presidente afirmou que pretende voltar ao campus em 27 de outubro de 2009, sua data de aniversário, para vê-lo completamente pronto.

Lula disse que ouviu do reitor da UFABC que não falta dinheiro em caixa para as obras. "Enquanto alguns tratavam a educação como gasto e não faziam, eu trato como investimento e esse é o retorno mais rápido que a gente tem nesse país."

O Presidente disse que a "a maior inquietação" dos preconceituosos é o fato de ele não ter um diploma universitário. "Eu quero criar para a juventude brasileira e para os meus filhos as oportunidades que não tive".

Lula desafiou os seus sucessores a investir no ensino superior e a dizer que podem fazer mais do que as dez universidades que ele disse ter construído no país. "E Deus queira que todos tenham seu ego ferido e digam: 'eu não posso perder do Lula. Eu tenho que fazer no mínimo 15 (universidades). Aí, nós vamos nacionalizar as oportunidades para que todas as pessoas, da mais rica à mais pobre cidade, tenham direito de ter como estudar em um curso universitário".

0 Comentários:

Postar um comentário


Meus queridos e minhas queridas leitoras

Não publicamos comentários anônimos

Obrigada pela colaboração