Pages

terça-feira, 30 de dezembro de 2008

Trem-bala até Campinas


O prefeito de Campinas, doutor Hélio (PDT), levou ontem ao Presidente Lula uma proposta para viabilizar a construção do trem de alta velocidade ligando Rio de Janeiro, São Paulo e Campinas. O prefeito quer construir prédios residenciais, centros de convenções e redes hoteleiras em terrenos desapropriados que margeiam o futuro traçado do trem-bala. Com isso, espera arrecadar entre 30% a 35% do custo total da obra, estimada em R$ 19 bilhões e que será assumida por investidores coreanos e japoneses.

Para o pedetista, a alternativa é vantajosa para todos os lados. Ganham os empresários brasileiros, responsáveis pelas obras imobiliárias na área, que possui aproximadamente 20 milhões de metros quadrados. Ganham os empresários coreanos e japoneses, porque precisam ter um desembolso menor de recursos e ainda têm o empreendimento valorizado pelas construções ao redor. E ganha o governo brasileiro, porque poderá pedir a transferência tecnológica do empreendimento em troca dos imóveis.

"Os empresários vão ver que a cidade está fazendo a sua parte, não estamos dando nada de graça", disse prefeito. Por outro lado, a contrapartida seria fundamental em um momento de crise de crédito internacional e possíveis decisões de retração de investimentos de coreanos, japoneses, franceses e espanhóis.

Segundo o prefeito de Campinas, o Presidente Lula gostou da idéia. Formou uma comissão para visitar a cidade após o dia 10 de janeiro. Farão parte do grupo a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, o ministro da Defesa, Nelson Jobim, o ministro dos Transportes, Alfredo Nascimento e o presidente do BNDES, Luciano Coutinho. O projeto foi elaborado pelo arquiteto e urbanista Jaime Lerner.

O trem de alta velocidade deve estar pronto, de acordo com os cálculos do prefeito de Campinas, em meados de 2010. Ele será fundamental para incrementar outra obra essencial para o município: a expansão do aeroporto internacional de Viracopos. Em maio deste ano deve estar concluída a segunda pista do aeroporto, uma obra que demorou quase 30 anos para ser feita. "Uma série de fatores impediu a concretização da obra, passando por famílias alojadas no local e um traçado que tornava a construção um desastre social", disse.

Um das primeiras decisões do prefeito, quando assumiu o cargo em 2004, foi chamar os representantes dos moradores para uma conversa. "Como médico, aprendi que não há mal que resista ao efeito do tempo." O traçado da pista foi alterado e agora a obra está prestes a ser concluída. Doutor Hélio lembra que Viracopos é o principal aeroporto de cargas da América Latina, mas tem potencial para ampliar a capacidade de receber passageiros. Atualmente, 2 milhões de passageiros passam pelo aeroporto. A expectativa é que, com a conclusão da segunda pista, a capacidade aumente para 9 milhões.

Após audiência com o prefeito de Campinas, Lula participou de cerimônia de sanção de lei que cria 38 institutos federais de educação, ciência e tecnologia no país, os Ifets. O presidente disse ainda que em 2009 serão construídas cem escolas técnicas, quase o número total (140) que havia sido construído a partir de 1909. "Só não definimos se vamos inaugurar uma de cada vez, 10 pacotes de dez, cinco pacotes de 20. Mas nós vamos inaugurar 100 escolas este ano, para inaugurarmos as outras 50 em 2010."


Durante o evento, o Presidente anunciou que fará em fevereiro uma reunião com todos os prefeitos que serão empossados no dia 1º de janeiro. Brincou que levará aos novos prefeitos uma pauta de reivindicações, como o combate ao analfabetismo, à mortalidade infantil, à desnutrição, além de campanhas para estimular o registro civil. "Eu estou pedindo para que cada ministro faça um levantamento na sua pasta, de quais são as dificuldades que ele tem para chegar na pessoa para a qual o projeto foi criado", afirmou o Presidente.

0 Comentários:

Postar um comentário


Meus queridos e minhas queridas leitoras

Não publicamos comentários anônimos

Obrigada pela colaboração