"Não posso e não devo contar um episódio que se passou no meu gabinete de presidente com o presidente da Editora Abril".
"... em menos de uma semana [referindo ao início do governo] ... [a revista Veja] põe na capa deste tamanho: Ministro Pífios. Ah, se eu pudesse falar nesse negócio..."
As frases acima são trechos da entrevista do ex-presidente Itamar Franco à revista Caros Amigos (no. 108), há dois anos atrás, em março de 2006. Os entrevistadores bem que tentaram arrancar detalhes, mas Itamar não disse.
Pois é hora de contar tudo. Itamar presta um serviço à nação quando expõe as falcatruas de FHC na época do lançamento do Real.
Itamar Franco precisa prestar outro serviço à História do Brasil, ajudando a desvendar aquilo que acreditamos ser achaques do PIG aos governos para conseguir subsídios financeiros ou anúncios em troca de notíciário favorável.
O ex-presidente enriquecerá sua biografia, se atender ao clamor de setores populares pelo direito à informação decente, e contribuir para fazer uma limpeza ética no quarto poder (da imprensa).
O momento é agora. O jornalista Luis Nassif desvenda o jogo de interesses por trás desta revista. Mino Carta já contou o episódio de sua demissão da Veja exigida pelo então ministro Armando Falcão na época da ditadura, em troca da liberação de um empréstimo de US$ 50 milhões pela Caixa Econômica Federal à Editora Abril.
Quem sabe faz a hora, não espera acontecer.
-
0 Comentários:
Postar um comentário
Meus queridos e minhas queridas leitoras
Não publicamos comentários anônimos
Obrigada pela colaboração