O ministro da cultura Gilberto Gil, sempre antenado, mapeou as possibilidades de uso da Internet para as manifestações culturais brasileiras.
Max Gonzaga e seu sucesso "Sou classe média" é um fenômeno da Internet. Ele não ficou conhecido via TV nem pelo rádio.
Existe uma intensa produção cultural na periferia das grandes cidades e no interior do Brasil, que pode ser divulgada na Internet em sites como o You-tube.
E não é de hoje que o Ministério da Cultura levanta a bandeira da ampliação infinita da circulação de informação e criação.
Mas para o usar audio e vídeo na Internet é recomendável ter acesso por banda-larga, e banda larga ainda é caro para a maioria dos brasileiros.
Mas existe uma solução para resolver o problema e tornar a banda larga acessível a todos os brasileiros.
A prefeitura de Piraí, cidade de 18.000 habitantes, no interior do Rio de Janeiro resolveu fazer uma rede municipal de banda larga por toda a cidade. Piraí se tornou uma cidade digital, foi premiada pela ONU, e sua experiência vem sendo replicada em outros municípios.
Piraí é uma demonstração viva de como uma infra-estrutura pública de acesso à rede mundial de computadores pode modificar a realidade sociocultural de uma determinada localidade.
Por isso, no dia 10 de setembro (segunda-feira), em Piraí, o Ministério da Cultura promove um encontro com debates para alcançar uma política pública de acesso à internet para todo o Brasil, assim como houve em Piraí.
A universalização do acesso a Internet por banda larga, beneficiará cidadãos em vários outros setores além da cultura. Na educação convencional e na educação à distância.
Até a mídia golpista, sabemos, como sofre para enfrentar a Internet.
-
0 Comentários:
Postar um comentário
Meus queridos e minhas queridas leitoras
Não publicamos comentários anônimos
Obrigada pela colaboração