A demissão a bem do serviço público do advogado Pedro Elói Soares, ex-procurador-geral do extinto Departamento Nacional de Estradas de Rodagem (DNER) dos tempos de Ferando Henrique Cardoso, causou surpresa. Ao menos para o próprio. A decisão do advogado-geral da União, Álvaro Augusto Ribeiro Costa, foi publicada pelo Diário Oficial da União . De acordo com o ex-procurador, demitido pela AGU por envolvimento no escândalo dos precatórios do DNER, que trouxe prejuízos de pelo menos R$ 122 milhões aos cofres públicos, o verdadeiro responsável por tudo que houve de irregularidade no DNER atende pelo nome do ex-ministro dos Transportes de FHC Eliseu Padilha”, afirma.
Hoje deputado federal pelo PMDB gaúcho,Eliseu Padilha sempre negou envolvimento no escândalo, que consistiu no pagamento de dívidas judiciais fora da ordem cronológica, uma irregularidade grave, de acordo com relatório da corregedoria da AGU de 1999. Mas há evidências fortes de que seu envolvimento no caso remontasse a 1999. Documentos atestam que Padilha orientou ao DNER, em 13 de janeiro de 1999, que fosse notificado de todas as propostas de acordo extrajudiciais fechadas a partir daquela data.
Arquivo vivo
Uma ação de improbidade administrativa foi movida pelo Ministério Público Federal contra Padilha, os ex-diretores do DNER Maurício Hasenclever Borges e Genésio Bernardino. Elói é um arquivo vivo do extinto DNER. Ele teme pela sua vida. Mas diz que não vai deixar seu nome ser achincalhado. Promete reagir e avisa: a verdade virá à tona, sei de muita coisa. Outro ex-servidor foi punido pela AGU: o também ex-procurador-geral Rômulo Fontenelle Morbach. Indicado ao cargo pelo PMDB do Pará — ele é primo do hoje deputado federal Jáder Barbalho, o advogado teve cassada sua aposentadoria da antiga autarquia, que deu lugar ao Departamento Nacional de Infra-Estrutura Terrestre (Dnit), vinculado ao Ministério dos Transportes.
Helena
0 Comentários:
Postar um comentário
Meus queridos e minhas queridas leitoras
Não publicamos comentários anônimos
Obrigada pela colaboração