A Câmara dos Deputados aprovou, na última terça-feira, a Medida Provisória 316/06 que prevê o reajuste de 5,01% dos salários dos aposentados que recebem mais que um mínimo. O aumento é fruto de um acordo entre o governo, as centrais sindicais e as entidades dos aposentados.
A bancada do PMDB foi fundamental para o governo conseguir a maioria, aprovar o reajuste e derrubar a manobra demagógica da oposição, que, durante o período eleitoral, aprovaram um aumento de 16,67% para as aposentadorias e pensões, mesmo aumento concedido ao salário mínimo. O presidente teve que vetar e editar outra medida provisória. A oposição insistiu na manobra através de emenda na nova MP, que acabou derrotada por 184 votos contra 158.
Para quem defendia cortes de até R$ 60 bilhões no Orçamento, não era outra a intenção do PSDB e do PFL senão causar constrangimentos para o presidente Lula com o veto ao aumento, que causaria uma despesa extra de R$ 7 bilhões para a Previdência. Por conta dessa sabotagem da oposição, os aposentados correram sério risco de ficarem sem reajuste, pois não haveria uma terceira MP e o presidente Lula só poderia recompor a perda da inflação.
0 Comentários:
Postar um comentário
Meus queridos e minhas queridas leitoras
Não publicamos comentários anônimos
Obrigada pela colaboração