Pages

quinta-feira, 28 de setembro de 2006

PT leva procurador a Conselho Nacional


O PT ingressou ontem no Conselho Nacional do Ministério Público com uma reclamação em que acusa o procurador da República Mário Lúcio Avelar de agir de forma tendenciosa, politizada, e de usar "insinuações e aleivosias" para "reverberar o discurso político oposicionista" contra o partido e o governo.
Mário Lúcio Avelar é o principal responsável no Ministério Público pela investigação da tentativa de compra, de documentos que comprometem tucanos.

"A incontinência do procurador Mário Lúcio Avelar não apenas o desqualifica, mas incorre em ilegalidades que devem ser apuradas. O que se questiona (...) é se "insinuações", declarações "maliciosas" e "ironias" fazem parte da correta atuação de um membro do Ministério Público durante um procedimento investigativo", diz a reclamação.

O coordenador de campanha do Presidente Lula, Marco Aurélio Garcia, também participou da elaboração da reclamação.O principal argumento do PT contra Avelar é uma entrevista do procurador à Folha, publicada na edição de segunda-feira. Nela, Avelar insinua que a Polícia Federal não estaria agindo de forma rápida para apurar o episódio e, em determinado ponto, dá a entender que acredita ter saído do PT o R$ 1,7 milhão que seria usado para a compra do dossiê: "Veja bem: estamos falando de um partido político que tem o comando do país. Só tem o comando do país. [irônico] Não tem mais nada. Só o país. Pode sair de onde o dinheiro?", disse.

A reclamação insinua também que o procurador mantém ligações com o PSDB.Durante a campanha presidencial de 2002, Mário Lúcio Avelar foi acusado por políticos de atuar em prol do então candidato tucano à Presidência, José Serra.O Conselho Nacional, via assessoria de imprensa, informou que a reclamação será analisada por sua Corregedoria que, se julgar necessário, abrirá uma sindicância.


Helena

0 Comentários:

Postar um comentário


Meus queridos e minhas queridas leitoras

Não publicamos comentários anônimos

Obrigada pela colaboração