Pages

quarta-feira, 20 de setembro de 2006

Brincando com fogo


O Primeiro Ministro tailandês Thaksin Shinawatra só tem uma coisa em comum com Lula – chegou ao poder pela via eleitoral com uma vitória retumbante. Fora isso, o cara é empresário, bilionário e mau caráter. Mas a oposição brasileira tem algo a aprender com a Tailândia.

Depois de protestar durante meses contra o nepotismo e a corrupção no governo, as classes médias de Bangkok conseguiram colocar os militares de novo no poder. Aqui do lado, vocês se lembram, o Chávez quase foi derrubado da mesma maneira. É quase um padrão. E os nossos golpistas estão de volta. O que eles deveriam entender é que esse tipo de manobra – “fogo no palheiro” – acaba dando em uma de três hipóteses. Primeira: um Presidente fortalecido e o golpe derrotado; segunda: o golpe vitorioso e um general na Presidência. Em linguagem mais clara: Caracas 2002 ou Brasília 64.

Depois, no exílio, os novos candidatos a Carlos Lacerda do século XXI vão chorar suas lágrimas de corvo, arrependidos. Nem todos, é claro. Quem sabe o general permita uma “Nova Arena” para que se brinque de parlamento.

Em tempo: a terceira hipótese é a guerra civil. Deus abençoe a Tailândia.


Paulo

0 Comentários:

Postar um comentário


Meus queridos e minhas queridas leitoras

Não publicamos comentários anônimos

Obrigada pela colaboração