Pages

domingo, 16 de abril de 2006

Redução da desigualdade


Um dos mais respeitados estudiosos do mundo sobre as razões da pobreza, o pesquisador Ricardo Paes de Barros, do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), afirma que “os pobres nunca estiveram tão bem”. Os méritos da atual situação são unicamente do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), e os créditos certamente são todos dados a ele.

Para Paes de Barros, que trabalhou com sete presidentes da República e é tido como apartidário e independente, o Brasil registra hoje a menor desigualdade social em sua história. As razões para isso são o programa Bolsa Família, o aumento do salário mínimo e a melhoria do padrão educacional. “A transferência de renda prevista no programa Bolsa Família se mostrou eficiente para reduzir a desigualdade”, afirma.

A eficiência de programas como o Bolsa Família não significa, na visão do pesquisador, que estes devem ser ampliados. “O Bolsa Família e programas afins precisam ser preservados com carinho e utilizados como porta de entrada para um programa de política social”, diz. E explica: “Depois de atender à demanda de uma família com o Bolsa Família é preciso ajudar essa família a sair da situação de pobreza. Talvez abrindo crédito para um negócio, investindo na educação dos filhos, dando tratamento médico e treinamento profissional.”

Helena

Fonte: Diário da Manhã

0 Comentários:

Postar um comentário


Meus queridos e minhas queridas leitoras

Não publicamos comentários anônimos

Obrigada pela colaboração