Pages

segunda-feira, 17 de abril de 2006

Petrobras fecha contrato para começar obras do Gasene


A Petrobras e a estatal chinesa de petróleo Sinopec Group assinam hoje o contrato de engenharia, suprimento, construção e montagem do gasoduto Cabiúnas-Vitória (Gascav), primeira parte do Gasene, Gasoduto de Interligação Sudeste-Nordeste que irá escoar gás natural para as regiões Sudeste e Nordeste. Em nota ao mercado, a Petrobras informa que também integram o Gasene os gasodutos Vitória-Cacimbas (que terá 125 km de extensão e já está em construção), e o gasoduto Cacimbas-Catu (que será o maior trecho, com 765 km, em fase de projeto).

O valor do contrato (US$ 239 milhões) prevê a construção do gasoduto em 15 meses após sua assinatura. O Gascav terá vazão de 20 milhões de metros cúbicos por dia, e 28 polegadas de diâmetro. Com extensão total de cerca de 300 km, o gasoduto será construído em três partes. O trecho A, com 78 km de extensão, começa no terminal de Cabiúnas, no litoral norte fluminense, e vai até o ponto de entrega em Campos de Goytacazes (RJ), onde começa o trecho B, que terá aproximadamente 126 km, chegando até a futura estação de compressão de Piúma, no litoral do Espírito Santo. A terceira parte do gasoduto vai da estação de compressão de Piúma até a estação de redução de pressão na cidade de Serra (ES) e terá cerca de 96 km.


O Gasoduto de Interligação Sudeste - Nordeste (Gasene) está entre os empreendimentos previstos no Plano Estratégico da Petrobras. Sua construção, totalizando 1.215 km de dutos, vai permitir a interligação do gás importado da Bolívia e produzido no Sudeste e Nordeste com o mercado consumidor situado nestas duas regiões. O Gasene vai suprir o déficit de oferta de gás para a Região Nordeste, aumentar a distribuição do gás da Bolívia e criar novos mercados, principalmente entre Cabiúnas, no Estado do Rio, e Catu, na Bahia.

Helena

0 Comentários:

Postar um comentário


Meus queridos e minhas queridas leitoras

Não publicamos comentários anônimos

Obrigada pela colaboração