Com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a Petrobras anuncia hoje a obtenção da auto-suficiência do Brasil na produção de petróleo, garantida com a entrada em operação da plataforma P-50.
Essa será a maior plataforma em operação no Brasil, somando mais de 180 mil barris de petróleo à produção nacional. No mês passado, a Petrobras produziu 1,75 milhão de barris de petróleo por dia.
Há trinta anos, o Brasil importava quase a totalidade do petróleo consumido internamente. O anúncio da auto-suficiência ocorre no mesmo dia em que Lula visita a plataforma P-50, instalada no campo de Albacora Leste, na Bacia de Campos, litoral norte fluminense.
O local é a maior área petrolífera do país e responde por cerca de 85% da produção nacional de. Unidade flutuante do tipo FSPO (produz, processa, armazena e escoa o óleo e o gás), a nova plataforma passará a responder sozinha por 11% de todo o óleo extraído no país.
De acordo com o conceito adotado pela Petrobras, a auto-suficiência é a disponibilidade de petróleo produzido nos campos nacionais, em volume igual ou superior ao consumo e à capacidade de refino do país para atender a demanda nacional.
Helena
0 Comentários:
Postar um comentário
Meus queridos e minhas queridas leitoras
Não publicamos comentários anônimos
Obrigada pela colaboração