Pages

quinta-feira, 27 de outubro de 2011

A guerra da faxina: quem não se comunica, se trumbica



Balanço de realizações do Ministério do Esporte em 2010, ao fim de 7 anos no governo Lula, repleto de realizações: inclusão social, ressocialização de detentos pelo trabalho, desenvolvimento do atletismo, realização do PAN, conquista da Copa-2014 e das Olimpíadas-2016. 
Hoje há até quem pergunte para que serve o ministério, por perder a guerra da comunicação.

"... as guerras não se evitam e, quando adiadas, trazem vantagem ao inimigo ... não se deve jamais deixar uma desordem prosperar para evitar a guerra ..." - Maquiavel

A Presidenta Dilma assumiu o governo num ambiente de cessar-fogo pós-eleitoral por parte da imprensa demo-tucana. Ela respondeu acenando a bandeira branca, e promovendo a distensão.

Nos primeiros meses, a estratégia estava correta. A imprensa estava adiando a guerra, e isso trazia uma vantagem para a Presidenta, que foi bem explorada para se fortalecer e enfraquecer a oposição.

A partir de maio, a imprensa demo-tucana declarou a guerra da faxina. Abriu fogo contra Palocci para derrubá-lo, sem provas, e desde então, não parou mais.

Agora, é o governo Dilma quem está tentando adiar a guerra da faxina, na comunicação, e dando enorme vantagem aos opositores dos partidos e da imprensa.

Numa democracia, é impossível enfrentar a imprensa quando ela está com a razão em uma denúncia verdadeira (até Nixon caiu com o caso Watergate), mas quando a imprensa não está com a razão, não é tão difícil enfrentar, mesmo com as limitações impostas pelo quadro de oligopólio da mídia e da ausência de lei que garanta direito de resposta.

É só a área de comunicação fazer o contraponto de forma contundente e persistente, forçar o debate para se fazer ouvido, mostrando o outro lado dos fatos, explorar as contradições e falsidades das próprias denúncias, e até saber usar as crises como chamariz para atrair as atenções para a agenda positiva.

Quando começará a ser feito? Adiar a guerra que já está em curso, é exercício de auto-enganação, e caminhar para a derrota.

Em tempo: Duvido que a Presidenta tenha acreditado na "lua-de-mel" com a imprensa, com a história que ela tem. Ela vivenciou as conspirações da imprensa contra o PDT de Brizola, de Alceu Colares, contra o PT gaúcho desde Olívio Dutra, contra o presidente Lula, e contra ela mesma como ministra.

10 Comentários:

Marc disse...

Ótimo artigo, a covardia do PT em enfrentar o PIG é irritante.
A batalha contra o PIG começa nas indicações do STF, nesta área a atuação do Lula não foi grande coisa.
Peluso, Tofoli??
Precisamos de juizes sérios e de coragem, tais como o Odilon e de Sanctis.

Paulo Filho disse...

Na verdade continuo perplexo com a passividade deste governo diante de tanto ataques de vandalismo por parte desta mídia marrom.
É decepcionante a postura da Presidenta diante de tantas mentiras vinde de panfletos como a veja, folha e etc. e suas reporcagens.

Será que Dilma esta se revelando um grande erro do Lula?

DESENGANADO disse...

Por pura burrice, quem se ferrou com essa expulsão do Ministro dos Esportes foi a Dilma, que não teve atitude e passou a bola para o PIG tomar as devidas providências. Ou seja, demissão!!!!!!!! Dilma, nunca mais!!!!! PT, nen pensar!!!!!!!! São fracos e covardes.......

Douglas Otaviani Tôrres disse...

A verdade para quem frequenta a blogosfera e as redes sociais,a imagem deste governo ficou resumida a uma palavra,"COVARDIA",este episódio co o ministro foi um terremoto junto a base,movimentos sociais.Sera um governo politicamente fraco,pautado pelo PIG,Está colhendo os frutos de uma estratégia burra de distensão com a velha mídia,agora sabe-se porque e cheira mal,COVARDIA,Meu voto esta não tem mais.

MEDICO57 disse...

Olá Helena parabéns pelo seu trabalho. Gostaria de manifestar a minha perplexidade de como uma mulher vivida , extraordinária e honrrada ,como a Presidenta Dilma deixa o PIG fazer o banditismo midiático , em nosso país , e não dá um basta nisso tudo.
Até quando vai nosso sofrimento ?
O governo tem a PF e a Receita Federal na mão, e o PIG é sabidamente bandido , é só agir.
Fica parecendo a opinião pública que nosso governo é a mentira do PIG.

Obrigado

José Carlos Lima disse...

Quem combate a corrupção termina se ferrando, foi assim na Itália com a Operação Mãos Limpas, no começo da déca de 90.
Houve uma grande publicidade em torno do assunto e sobrou pro governo, na época de esquera.
Como resposta elegeram o impoluto "Berlusconi"
A oposição midiática e política quer por que quer que o Brasil eleja nosso Berlusconi.
Comentário de Maria Lúcia de Andrade Pinto ao post "As respostas do Ministério dos Esportes

Ao ler tantos comentários irados ou decepcionados em relação a nossa Presidenta, fico muito espantada, sinceramente.
Parece que todos ignoram o que é a mídia conservadora aqui e em todo o mundo, como ela age.
O Lula foi obrigado a aceitar o pedido de demissão de ministros que ele tinha a absoluta convicção que eram leais e honestos como foi o caso do Zé Dirceu. Mas esse não foi o único caso, como todos nos lembramos. Ele foi até o fim tendo que demitir ministros, como foi o caso da Erenice. Foi espezinhado pela mídia ao extremo e se limitava a ignorar. Mesmo depois de deixar a presidência continuaram sem cessar a campanha para desqualificá-lo. Ele continua a iignorar. Simplesmente porque não há como contrapor esse poderoso império midiático, no momento. Vai fazer o que? Sair processando meio mundo, sair atirando, surrando? Isso faz algum sentido? Pelo exemplo dele, não.
O Lula poderia ter feito a Reforma Política, a Lei da Mídia ? Poderia ter ativado a TV Brasil e a NBR? Poderia ter feito a Reforma Agrária? Estavam presentes as condições e ele não fez porque não quís? Acho que não fez porque não pode. O mesmo acontece com a Dilma nesses dez meses de governo.
O campo progressista, nacionalista ou de esquerda não possui órgãos de imprensa próprios de grande circulação, que atinjam todo o pais. Essa é uma realidade que precisa ser enfrentada. É absurdo que não se tenha pelo menos um jornal ou uma televisora que represente as pessoas que estão nesse campo político.Mas é a realidade atual.
Também sabemos muito bem que tipo de Legislativo e de Judiciário temos e qual o nível de politização da maioria do povo. Conhecemos as dificuldades de organização e mobilização política e a fragilidade dos nossos partidos de esquerda. Os maiores estão infiltrados pela direita. Os menores caem no radicalismo estéril. Na verdade não temos partidos vivos e atuantes.
Então pergunto: de que acusam a Presidenta Dilma nesse episódio de agora ? A conduta dela foi simplesmente exemplar, digna, solidária. É só ler a nota que ela escreveu no Blog do Planalto e ver a única entrevista que deu a respeito. O resto foi só especulação da imprensa pitbull.
Isso de quando acontece uma desgraça a gente querer achar um culpado de qualquer jeito, não resolve nada. A Dilma não tem nenhuma culpa do que ocorreu. não estava nas possibilidades dela deter os acontecimentos. Não sejam injustos. A Presidenta precisa do nosso apoio e da nossa confiança. Porque ela não fez nada para desmerecê-la. Ouçam o próprio ex-Ministro Orlando na entrevista que ele concedeu e vão compreender o sucedido. Leiam o que o presidente do PC do B declarou. Tá todo mundo querendo condenar a Dilma quando o Ministro que sai e o presidente do Partido dele só têm palavras de apreço, carinho e admiração por Dilma.
É completamente fora de propósito culpar e responsabilizar a Dilma pelas demissões de ministros. Foram decorrentes de fatos e situações que não foram criadas por ela e que corresponderam ao desejo dos ministros de sairem de seus cargos diante de situações concretas que surgiram. Em todos os governos de todas as épocas em todos os países, ministros entram e ministros saem.
Os poderes do presidente da república em nosso país são muito específicos e limitados, essa é uma realidade. No que estava ao alcance dela fazer para que as coisas se acalmassem, ela fez. Ou então ninguém acompanhou de fato o que aconteceu, passo a passo.
Leia mais http://www.advivo.com.br/blog/luisnassif/as-respostas-do-ministerio-dos-esportes

Luiz Carlos disse...

Caral... A Dilma me decepcionou!!!
Ela já provou do veneno do PIG e nem assim aprendeu.
A Veja vai arrumar alguém para delatá-la, vamos ver se ela vai se auto demitir????
É brincadeira, será que essa turma do PT é tão aloprada que não enxerga a cagada que estão fazendo ao dar ouvidos ao PIG???
A Dilma tem que largar de ser estúpida e chamar o PIG pra briga, assim como fez o Lula.
CADÊ AS PROVAS CONTRA O ORLANDO SILVA???

José Medeiros disse...

A pergunta do post: "É só a área de comunicação fazer o contraponto de forma contundente e persistente, forçar o debate para se fazer ouvido, mostrando o outro lado dos fatos, explorar as contradições e falsidades das próprias denúncias, e até saber usar as crises como chamariz para atrair as atenções para a agenda positiva. Quando começará a ser feito? Adiar a guerra que já está em curso, é exercício de auto-enganação, e caminhar para a derrota."
Resposta: Quando começará a ser feito? Quando cair o 7º ministro, de imediato e sem a interferência da imprensa. Quando cair o sr. Bernardo, o pusilânime, devidamente blindado pela mídia porque está se mostrando devidamente flexionado aos interesses daquela.

Yacov disse...

É isso aí!! GUERRA JÀ!!! A grande imprensa quer imobilizar e pautar o governo, e colar a pecha de corrupto no governo LULA. Com eles não tem acordo. Portanto, o "sangue" dessa imprensa maldita, elitista, golpista e antibrasileira tem que correr... VAI PRÀ CIMA DILMA!!

"O BRASIL PARA TODOS não passa na glOBO - O que passa na glOBo é um braZil para TOLOS"

Almerindo disse...

Zé Augusto, muito bom o texto, MAS PRECISA chegar aos ouvidos da Presidenta, senão já era... No site do Eduardo Guimarães, a indignação está total com ela: http://www.blogcidadania.com.br/2011/10/internautas-criticam-governo-por-%E2%80%9Ccovardia%E2%80%9D-diante-da-midia/

Você que é tão atuante, precisa dar as mãos para outros progressistas e agir IMEDIATAMENTE, senão as trevas destruirão a Dilma antes do primeiro ano de governo. A situação é muito grave, Zé! A presidenta precisa colocar a PF pra fazer sua própria faxina, ao invés do PIG, senão daqui a pouco ela cai, por total inanição. Eles já devem estar prestes a direcionar suas baterias contra ela. Estou muito preocupado.

Almerindo

Postar um comentário


Meus queridos e minhas queridas leitoras

Não publicamos comentários anônimos

Obrigada pela colaboração