Pages

quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Inversão de valores venceu: Orlando Silva sai por excesso de honestidade

Atualização: Eis o vídeo da entrevista coletiva de Orlando Silva após deixar o cargo:



O ex-ministro Orlando Silva sai do ministério do esporte de cabeça erguida, porque não se submeteu às chantagens, enfrentou a onda de denúncias e detratores como poucos políticos já fizeram antes, e mostrou uma resistência difícil de se ver. Sua única derrota foi na batalha da comunicação. A versão prevaleceu sobre o fato.

Ficarei muito surpreso se encontrarem alguma coisa real contra ele (podem encontrar de outras pessoas do ministério do esporte, mas sem haver má-fé dele).

Se ele fosse corrupto, com a verba que teve nas mãos, teria dado algum jeitinho de aliviar e se acertar com o PM João Dias, na calada da noite. Preferiu fazer a coisa certa, e partiu para o enfrentamento.

Cargo de ministro é assim mesmo, e do mesmo jeito que é nomeado, sair também faz parte, e seu próprio partido, PCdoB, achou que ele perdeu condições políticas para ficar no cargo.

A questão é saber se, politicamente, essa decisão foi de fato acertada, principalmente para o governo Dilma.

Sem provas, ainda havia gordura para queimar, mantendo o ministro no cargo. Cedendo com essa relativa facilidade, qualquer outro ministro poderá ser a bola vez: basta encontrar qualquer fraude CONTRA o ministério e negociar com o fraudador para fazer uma entrevista inventando uma denúncia falsa contra o ministro. Depois bombardeia-se diariamente com manchetes fantasiosas, transformando honestidade em suspeita qualquer coisa da vida particular ou pública do ministro.

Outra coisa instigante é saber: como pode um ministro desagradar a tantos interesses ao mesmo tempo, a ponto de ficar quase isolado?

A FIFA, a CBF e Ricardo Teixeira comemoraram sua queda.

Jornalistas da TV Record, inimigos de Teixeira, comemoram sua queda.

A TV Globo, aliados de Teixeira, conspirou junto à Veja, para derrubá-lo.

Como explicar tantos interesses antagônicos se unirem contra o mesmo ministro?

Só tenho uma explicação: excesso de honestidade! Falta de "jogo de cintura" para escolher a quem agradar e a quem desagradar. Conclusão: ainda há muito trabalho a fazer para o Brasil ser uma república, na acepção da palavra.

38 Comentários:

jota50 disse...

Decepção total com a Presidenta, ela realmente está refém do PIG.

Ana disse...

Fique muito decepcionada com a saída do ministro, o que me deixa incomodada´é que será o próximo que caíra, já estão falando no ministro da educação e depois dele talvez será a presidenta? Esse pig está querendo derruba-la e não é de hoje, não devemos esquecer o que aconteceu com Lula em 2005.Acho que já passou da hora da presidenta bater na mesa e colocar a Lei da Mídia, por que essa direita fajuta irá governar o meu país.

ALEX disse...

Zé Augusto e blognautas: estou perplexo. Ou este Orlando é lobo vestido de carneirinho. Um crápula. E só a cúpula do PT sabe disso. Ou a Dilma pisou na bola feio.
Votei na Dilma. Mas quem governa por enquanto é o PT. Alguém duvida?

Anônimo disse...

Decepção e frustração... não sei porque defendemos tanto Lula e Dilma, muitas vezes se indispondo com parentes e amigos. Acho que vou cuidar da minha vida e só.

NOTÍCIAS DISTORCIDAS disse...

Governo tem que aprovar logo uma lei de imprensa como a que a Argentina adotou, ou a presidenta faz isso ou o proximo a sofrer insinuações é ela

Anônimo disse...

Dilma foi covarde, perdeu um eleitor, to fora

Lulista disse...

Zé Augusto, isso é subestimar a inteligencia que qualquer pessoa.
O PIG fez a denuncia, fez! Memtiu, mentiu!!caluniou, caluniou!!.
Mas quem demite é a presidente. Quem demitiu foi Dilma. Ela foi pior do que o PIG.
Nunca me arrependi tanto de ter dado um voto á alguém, como me arrenpedi de ter dadado a Dilma.
Se a candidata do PT for Dilma. voto contra. voto no maior adversario.
Quem não defende os seus, não merece ser defendita.

Luiz Fernando disse...

Perfeita a avaliação, se Orlando Silva tivesse aceitado o acerto que o pm bandido ofereceu, ele não estaria passando pelo que tem passado, pelo linchamento midiático. Mas foi honrada e exemplar sua opção.

Paulo Pereira disse...

Dilma Rousseff não tem noção do estrago que ela fez demitindo esse ministro!
A Veja se tornou o diário Oficial da nação com a aval dela.
Dilma Rousseff não tem noção de como estamos, nõs que votamos conscintemente nela, super decepcionados com tamanha frouxidão!

6002acuj disse...

Concordo. E tem mais, já deu, ou a presidente sai das cordas o a última a apagar a luz, será ela. Estou decepcionada com a captulação tão rápida. Ver um partido como o PCdoB ser enchovalhado pela mídia, doeu. Saudades do :"NUNCA ANTES"!!!!!!!!!!!

Luis R disse...

Avisa o Paulo Henrique Amorim.

Sergio disse...

Sou petista desde 1989
E hoje confesso: me sinto incomodado com a atitude da Presidenta, que demite sem provas, apenas pela pressão da mídia.
Até quando isso ainda será aceito ?
Acho que voce não irá publicar esse meu comentário, mas pelo menos tente fazer chegar essa minha insatisfação até a Presidenta.
Voce tem mais condições do que eu e também do que a esmagadora quantidade de eleitores dela e de Lula que não gostaram dessa atitude, pressionada pela mídia.

Paulo Filho disse...

O Ex-ministro Orlando Silva pode não ter se submetido as chantagens, isso é certo, porém para a infelicidade e decepção de quem apostou como eu no governo da senhora Dilma e vê-la se submeter a essas nojeiras promovida por essa mídia partidarizada que faz oposição ao seu governo é muito triste.

uma pena ...

ALTAMENTE DECEPCIONADA disse...

A DILMA ENVERGONHA QUALQUER PETISTA. NUNCA MAIS. BYE, BYE!!! FUI!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

MÚMIA PARALÍTICA disse...

Prezado Zé Augusto e Helena,

Vocês vão ficar de dedo inchado de tanto bater no teclado em prol disso que tá aí. Realmente o Lula pisou na bola em colocar em nosso colo um poste desse. DOBROU-SE AO PIG, QUE PENA!!! O PT foi altamente desmoralizado pela revista VEJA e adjacência. Fazer o quê? Partir para outra!!!

Henrique disse...

Onde estão os “indícios robustos” (jargão jurídico)?
Se as preliminares da fumus boni iures (fumaça do bom direito) e do periculum in mora (perigo na demora de uma decisão definitiva) por que a “degola”?
Nem a imprensa (qualquer imprensa) não cita os indícios robustos!
Basta uma declaração midiática e qualquer cidadão (seja ele “bom ou mau”) estará condenado por um “júri” vil!
Não foram só os militares da ‘ditabranda’ que eram lacaios da ordem americana mas, temos uma imprensa brasileira (toda ela) que demonstra ser LACAIA DA MIDIA GOLPISTA.
ESTA SITUAÇÃO MIDIÁTICA É MAIS PERIGOSA QUE A DITABRANDA!
A ARGENTINA possui premios de literatura, premios Nobel e lei dos médios.
O Brasil tem "toda" a mídia “unilateral”!
...
Quem é o poderoso nesta patifaria toda?
A quem interessa o JÚRI MIDIÁTICO?
...
EU SOU CIDADÃO BRASILEIRO E PRECISO SABER SE ESTOU 'A MERCÊ' DE UM ESTADO DEMOCRATICAMENTE CONSTITUIDO OU 'A MERCÊ' DE UM ESTADO MIDIATICAMENTE CONSTITUÍDO!?
Não sou contra a Presidenta Dilma mas quem dará explicações aos cidadãos por mais um golpe 'escrachado'?

VERA disse...

Segundo alguns comentários ouvidos na Record, já existe a bola da vez: é o ministro Lupi, do Trabalho!!!

Quero ver até onde a presidenta Dilma vai permitir que isso vá!!!

Souto Neto disse...

Você esqueceu de mencionar a Band que não ficou atrás também, os noticiários e os comentários eram dados com o semblante de raiva! O tempo dirá sobre o Orlando Silva, embora não tenhamos uma Justiça confiável, principalmente a sua cúpula, lamentavelmente. Caruaru

josé lopes disse...

A Presidente Dilma não deveria aceitar a demissão do ministro Orlando. Agora ficou bem definido. Quem manda no Brasil é a mídia e os seus canalhas de plantão. Assim fica difícil. Sem resistência fica difícil. A gente luta, luta e luta para ser derrubado por um corrupto vingativo com ajuda da mídia.

Albert Jr. (Porto Alegre - RS) disse...

Com a frase (...) "teria dado algum jeitinho de aliviar e se acertar com o PM João Dias, na calada da noite", o amigo sugere o que? Que o ex-ministro poderia ter comprado o silêncio do policial com dinheiro desviado do Ministério? Matado o sujeito?

Fiquei na dúvida, realmente, por isto a pergunta.

João Paulo Ferreira de Assis disse...

Queria poder acreditar na nossa Presidenta, mas não posso, pois vejo que ela capitulou. Primeiro ao ir na festa de Folha de São Paulo; segundo ao paralisar a reforma agrária, não tendo assentado até hoje, 26 de outubro uma só família; terceiro por chamar de ''meu querido'', um governador fora da lei, em plena greve dos professores mineiros, tomando partido contra eles; quarto por capitular diante da mídia podre, demitindo ministros, como Orlando Silva, que ela poderia ter mantido, e aconselhado seu licenciamento enquanto durassem as investigações. Em suma, Dilma é o FHC de saias, com a diferença de não fazer privatizações. Infelizmente, Dilma é Presidente de direito do Brasil, e Roberto Civita é o presidente de fato. Estamos num estranho parlamentarismo.

Este desabafo é de uma pessoa que quer a continuidade do progressista governo do Presidente Lula, e se ressente da presidenta ainda não ter tomado a atitude de propor a lei dos meios de comunicação.
Desculpe se o meu comentário está violando as regras do blog, mas esta é uma crítica construtiva para que Sua Excia dê ao seu governo o rumo que os brasileiros esperam, e não o que a elite demotucana deseja.

Para completar, minha sugestão é de que não esperemos a Presidenta propor a lei dos meios de comunicação. Façamo-lo nós mesmos através de uma iniciativa popular de projeto de lei. Sugeri ao Eduardo Guimarães, que o MSM elabore um anteprojeto que será submetido aos sindicatos, partidos governistas, associações de bairro e blogueiros amigos, e entidades da sociedade civil.

Saudações, João Paulo Ferreira de Assis.

Geraldo Galvão disse...

A solução? LULA 2014.

Miguel Oliveira disse...

Saiu de cabeça erguida? Como assim? Abandonou o barco e deixou a comandante para enfrentar a tormenta sozinha? Se não tinha culpa no cartório, por que sair, se sabidamente isto será péssimo para o governo, pois dará mais força ainda para o denuncismo da mídia? Para mim isso é covardia. Um ministro, quando aceita o cargo, aceita o bônus do cargo, mas tem que aceitar também o ônus. Paulo Bernardo foi alvo, resistiu e ficou. Quem não aguenta pressão adversária não deveria aceitar cargos públicos.

Nehemias Fernandes Jaques disse...

Zé Augusto, votei em Lula, votei em Dilma, agora dzer que que o ministro saiu por excesso de honestidade convenhamos, é querer subesitmar a inteligencia das pessoas, todo mundo fazendo denuncias contra ex ministro e, você vem dizer por excesso de honestidade. Que isso companheiro?

Nehemias Fernandes Jaques disse...

Zé Augusto, votei em Lula, votei em Dilma, agora você dizer que o ex-ministro saiu por excesso de honestidade convenhamos, é querer subestimar a inteligencia das pessoas, a imprensa, todo mundo fazendo denuncias, será que tudo isso era brincadeirinha? Alias, se não é a imprensa o povo brasileiro estava ferrado!

Anônimo disse...

O Zé Augusto. Eu me pergunto então: Por que sair do ministério se é assim tão honesto? Por que o governo dá esse pon to para a oposição ? Sinceramente não entendo. Parece até que quem governa é a oposição.

Luiz Carlos disse...

A Dilma fez mais uma cagada... Cacete, a gente se mata aqui embaixo para defender e mostrar que o Ministro está sendo alvo de injustiças e a Dilma e esses cabeças de bagre da cúpula do PT entregam a cabeça dos Ministros de graça. Será que esses imbecis não sabem que isso é obra do PIG???
Sou petista desde 1986, e nunca vi um governo tão covarde como esse de agora ante à imprensa golpista!!!!

Anônimo disse...

De duas, uma: Ou a DILMA está cercada de incompetentes ou de uns bundões entreguistas disfarçados, mesmo. O MINISTRO não poderia ter saído desta maneria NUNCA. CEderam demais o PIG. Agora preparem-se que vem chumbo grossopor aí. OU o Governo declara guerra a esses quinta-coluna ou vai dançar.

"O BRASIL PARA TODOS não passa na glOBO - O que passa na glOBo é um braZil para TOLOS"

alex disse...

E assim a MIDIA PIG vai governando...
Cadê a turma de comunicação da Dilma?
Não vejo falar ... É assim que "eles" querem!

Anônimo disse...

E a covardia dos nossos deputados,senadores e demais membros deste governo,em enfrentar essa imprensa golpista e nojenta.e o marco regulatorio,quando vai sair?onde anda o ministro Paulo Bernardo?está escondido,com medo da veja?

Nehemias Fernandes Jaques disse...

Zé Augusto, você não postou meu comentario? Que é isso companheiro? Sejamos honestos, usemos a verdade. Só jogamos pedras no telhado dos outros.
Veja o senador Farias do PT do Rio de Janeiro teve os bens bloqueados, logo ele que foi um lideres dos CARAS PINTADAS, lembra?

Carlos Junqueira disse...

O que desanima é ver que o governo está sendo pautado pela "famiglia" Civita, gangsters, que foram expulsos de seu país de origem, a Itália, depois expulsos da Argentina e dos E.Unidos. E aqui no Brasil, é isso que se vê.

Zé Augusto disse...

Nehemias Fernandes Jaques, todo mundo, quem, que estava acusando o ministo?
Os bandidos que o ministro queria recuperar o dinheiro? E que amarelaram na hora de apresentar provas na PF?
A oposição? O PIG?
Essas mesmas denúncias, Lula, Dilma e muita gente honesta já sofreu em várias capas da Veja.

Zé Augusto disse...

Miguel Oliveira,
O Orlando Silva saiu de cabeça erguida sim, não tem nenhuma prova contra ele e ele enfrentou a bandidagem.
Caiu por falta de apoio político de todo mundo. Chegou um ponto em que até a própria cúpula do PCdoB achou que era melhor fazer pedir trégua no enfrentamento com a mídia, dizendo que o partido estava sendo sangrado em público. Eu acho que errou, que deveria fazer igual fez Lula em 2005: aguentar o "sangramento" e depois dar o troco.

Zé Augusto disse...

Nehemias Fernandes Jaques,

Quanto ao senador Lindbergh, o processo é mridículo. Não tem nada a ver com desvio de dinheiro. O crime dele (quando era prefeito de Nova Iguaçu) foi contratar a empresa com preço 35% mais barato, e que venceu a licitação.

O MP alega que a empresa não comprovou pré-requisitos da licitação como equipamentos e funcionários.

Ora, se a obra foi feita e mais barata, a exigência de prova de capacitação técnica está extinta. A prefeitura teria responsabilidade se a obra não tivesse sido executada nos conformes. Aí sim o prefeito seria reponsável pelo dinheiro público, se tivesse sido mal gasto.

O MP é que está gastando dinheiro público do cidadão, que paga os salários deles, para fazer política eleitoreira, em vez de caçar bandidos e corruptos de verdade.

Conselho de amigo: leia o noticiário do PIG com visão crítica. Desconfie de todo mundo que quiser, mas não confie cegamente no que o PIG publica, porque eles tem partido e usam o noticiário para fazer campanha eleitoral para seus candidatos e partidos.

Adriano Matos disse...

Ministério é um cargo político e como tal são as condições políticas que determinam a permanência de um ministro no cargo.

Pra fazer frente ao PIG que trombeteia acusações faz-se necessário a força da bancada do PT pra não deixar o assunto sair da pauta da casa mas agora, chamando à responsabilidade os que acusam sem provas.

A responsabilidade é menos da presidenta do que dos partidos que entregaram o ministro sem lutar. A PRESIDENTA Dilma agiu corretamente na minha opinião e foi das poucas vozes que fez frente à investida dos golpistas.

Muita Paz! disse...

Essa é a nossa política. Sofri muito, despendi meu tempo brigando com canalhas de blogs direitistas defendendo o ministro Orlando para isso! Estou decepcionado até com a cúpula do PCdoB. A mídia do mal mais uma vez venceu o bem. Companheiro Orlando apesar de tudo estou com você, o tempo dirá. E quando isso acontecer espero uma violenta manifestação na porta da Veja, Globo, Folha etc,para ficar na história.

celina disse...

Eu Celina de souza digo ,o PT sempre sofreu perseguiçao sem provas ,o PIG e os blogueiro contra sempre perseguiram,mas a verdade dos fatos sempre vem a tona ,cambada de linguarudos vcs nunca iram vencer o bem,Veja PSDB vcs estao certo que irao pagar por ísso?e toda populaçao Brasileira vao saber dos seu conchavos.

Postar um comentário


Meus queridos e minhas queridas leitoras

Não publicamos comentários anônimos

Obrigada pela colaboração