Pages

segunda-feira, 6 de junho de 2011

A imprensa perdeu: PGR diz que não há prova ou indício de crime envolvendo Palocci

O procurador-geral da República, Roberto Gurgel, disse que;os partidos de oposição que propuseram as representações não apresentaram documentos que demonstrem a prática de crime.


Num parecer de 27 páginas, o procurador-geral da República, Roberto Gurgel, arquivou nesta segunda-feira a representação da oposição que pedia abertura de inquérito contra o ministro-chefe da Casa Civil, Antonio Palocci. Gurgel sustenta que não há na representação dos partidos de oposição qualquer prova ou indício que configure crime envolvendo o ministro-chefe da Casa Civil, Antônio Palocci e que apenas apresentar como prova o enriquecimento do ministro também não é suficiente para o Ministério Público abrir um inquérito. E, depois de lembrar que defendeu a condenação de Palocci no caso da violação do sigilo bancário do caseiro Francenildo, agora, não vai pedir a abertura de investigação apenas porque o caso ocupa páginas de jornais.
.
Em nota divulgada pelo Ministério Público, Gurgel diz que a enorme repercussão do caso, que tem estado nas primeiras páginas dos grandes jornais há semanas, em razão da notória importância do representado no cenário político nacional, talvez recomendasse, como caminho mais simpático para o Ministério Público que, a despeito da insuficiência absoluta de indícios, promovesse a continuidade da investigação, porque "procurando, vai achar", porque "certamente há algo de errado" e outras trivialidades. A Constituição e as graves responsabilidades da instituição e do seu cargo não autorizam, porém, o Procurador-Geral da República a ceder a tais bordões. Como destaquei em meu discurso de posse, reiterando compromisso assumido perante o Senado, o Ministério Público, a despeito de não se afastar do exato cumprimento do dever de apurar desmandos e desvios na conduta dos agentes públicos, não se prestará a servir de instrumento do enfraquecimento institucional de qualquer dos poderes, por todos os motivos indesejável para a democracia e, por isso mesmo, contrário aos mais altos interesses da sociedade brasileira", sustenta o procurador-geral.

"As quatro representações não vieram instruídas com qualquer documento. Nenhum elemento que revelasse, ainda, que superficialmente, a verossimilhança dos fatos relatados. As representações ora em análise e as matérias jornalísticas a que se referem não contêm, reitere-se, a descrição de um único fato que constitua causa idônea e hábil a autorizar o requerimento de quebra de sigilo do representado, de sua empresa e de eventuais clientes. Além da ausência de indício idôneo da existência da afirmada ação do representado perante os órgãos públicos para beneficiar os clientes da Projeto, tem-se que os fatos, do modo como descritos nas representações, não se enquadram, sequer em tese, no crime de tráfico de influência" afirmou o procurador.

Gurgel insiste que nem nas matérias jornalísticas nem na representação da oposição há elementos para reforçar a tese de que Palocci usou sua empresa Projeto para fazer tráfico de influência. " No presente caso, examinadas as representações, com toda a atenção que a alta qualificação dos seus autores e a gravidade do seu conteúdo impõem, e as matérias jornalísticas bem como as informações e os esclarecimentos prestados pelo representado, acompanhados de documentos, não é possível concluir pela presença de indício idôneo de que a renda havida pelo representado como parlamentar, ou por intermédio da Projeto, adveio da prática de delitos nem que tenha usado do mandato de Deputado Federal para beneficiar eventuais clientes de sua empresa perante a administração pública".

25 Comentários:

josé lopes disse...

Sim, mas eles não vão sossegar. Agora é hora de retaliação a essa cambada de hipócritas. Que tal uma minuciosa investigação sobre o patrimônio do ACM Neto, Pedro Simon e outros que pediram o afastamento de Palocci? Inclusive sobre o patrimônio do Onix Lorenzeti que sabe muito bem o que vai fazer com o pepino importado da Espanha. Pesquisem e vejam a mediocridade desta turma.

josé lopes disse...

Que traíra esta tal de Ana Amélia do PT! Assinar pedido de CPI contra Palocci? Porque esta matrona não muda de partido? Quer aparecer não?

Anônimo disse...

O SUPLÍCIO VAI COMEÇAR AGORA. MEU DEUS, QUANDO É QUE TUDO ISSO VAI ACABAR. SERÁ QUE ESSA PICUINHA, SAI NÃO SAI, VAI ATÉ O FIM DO ANO??????

Anônimo disse...

josé lopes

A Ana Amélia não é do PT, e sim do PP, é que a pronuncia é parecida

Zé Augusto disse...

José Lopes, essa Ana Amélia é do PP (partido do Francisco Dornelles, que tem o ministério das cidades). Ela tá querendo valorizar seu passe para retirar a assinatura.

Germano barros disse...

O Paulo Henrique Amorim, está colocando em dúvida a credibilidade do procurador, falando que o mesmo quer se manter no emprego.
Está na hora desses blogueiros levarem uma "cacetadas".

Humberto Borges disse...

Cá entre nós, o Palocci está sendo acusado mesmo é de ser um ótimo candidato do PT para o governo de São Paulo daqui a 3 anos. Imagine um ótimo governo Dilma, onde ele é um dos seus melhores e mais importantes auxiliares, um articulador político com os empresários e outros partidos que não querem "petistas radicais". Ele estaria cacifado para ganhar o voto da maioria dos eleitores paulistas, reconhecidamente conservadores, acabando com a dinastia reinante desde 1994 do PSDB. Este é o principal motivo desse ataque imoral e insistente, a qualquer custo, sem prova ou evidências, provocado pelo conluio Serra&Folha vazando criminosamente o sigilo da empresa de Palocci através do secretário de finanças da prefeitura Mauro Ricardo (braço direito do Serra desde 1995 no Ministério do Planejamento). Ainda contaram com a ajuda do "fogo amigo" de vários petistas, adversários internos, chegando às raias da "trairagem", que também querem detonar o Palocci como ministro da Casa Civil e como candidato a governador de SP. Eu não sou paloccista, mas sou muito preocupado com o bom andamento desse governo cada vez melhor. E a Dilma e o Lula são obrigados a perder tempo precioso para manter a coalisão política por um Brasil para Todos e um Brasil sem Miséria.

Anônimo disse...

Mas ainda bem que esse tucanao vai embora do governo.

Anônimo disse...

Nada como um dia atrás do outro. A CPI não vai sair agora, no entanto, espero que a base aliada mais adiante faça a CPI e chame para depor o Serra e o cumpincha dele que trabalha na secretaria de finanças da PMSP. Seria um tiro mortal na oposição pq outras violações de sigilo fiscal está ocorrendo nessa secretaria, sem sombras de dúvidaquem está pagando por essas violações é o PIG. Mutos blogs ditos progressistas se juntaram a coro do PIG e agora como ficam?
Estou rindo a toa. Como diz o ditado "ri por muito quem ri melhor". A d. Dilma tem que peitar o PIG e o momento é agora.
Zanuja
ndo

Anônimo disse...

É preocupante a decisão da PGR. Esse assunto é feito fogo de munturo, ainda vai render por muito tempo e vai haver muito desgaste por parte da Dilma.

Agora é Dilma disse...

Alguém precisa avisar o PHA.
Ele já está enchendo o saco pedindo a cabeça do Palocci e do Jose Eduardo Cardozo.

Helena disse...

A tucanada esta furiosa com isso e pelo visto promete fazer muito barulho. Mas o que dizer do caso Aécio... Vamos contra-atacar batendo nessa tecla...Afinal essa "imparcialidade" tosca dessa mídia asquerosa já está me deixando agoniada.

Anônimo disse...

José Lopes
Você esqueceu o Aécio, por que?
Um cara do tipo dele não ter carro registrado em seu nome não é um tanto esquisito?!
Até quando ele vai ficar sem ser investigado em sua vida política?
Haja paciência!

Cristiana Castro disse...

Isso aó vai acabar qdo um governo, qq um, peitar a Imprensa nativa.

Ignez disse...

O Procurador só poderia ter mandado arquivar o processo. A questão não é jurídica; é política. O oligopólio midiático só queria semear a cizânia intra-muros. Até na blogosfera. Parece que psolistas, pmdebistas, petistas, enfim, a "base de apoio" de Dilma caiu no canto da sereia...Quanta fragilidade, para não dizer outra coisa, nesses parlamentares! Que falta de visão. A direitona vai voltar ao ataque, até que seu objetivo seja atingido: desestabilizar o governo. Espero que nossa resistência seja capaz de se contrapor a essa frustração que assola a direitona. Sem sossego, só nos resta resistir! Após a sentença do PGR, Dilma pode fazer o que quiser. Até mandar o Palocci "catar coquinho na ladeira"....

Anônimo disse...

E o Paulo Henrique Amorim, ou melhor, o Desembargador PHA e a sua "Conversa Fiada" se aliou ao PIG, aos demotucanos e aos "mui amigos" do PT e da base aliada nesse episódio e está quebrando a cara.

José Emílio Guedes Lages

Ronaldo Aquino disse...

E Ana Amélia, além de ser do PP, representa a face mais retrógada e conservadora aqui do RS, ela era "cometarista política" da RBS aqui em Porto Alegre, era td dia pau no governo federal e cmentários atenuantes em relação ao Gov. Estadual na gestão anterior (Yeda/PSDB) no auge da crise do DETRAN/RS...

Morais disse...

Mas imprensa ainda não desistiu, porém isto já foi uma grande derrota para ela.
Realmente não se pode condenar uma pessoa apenas por causa de uma matéria tendenciosa de um jornal, tem que ter provas para justificar uma investigação.

Enio_Bonfim disse...

É isso aí. Foi investigado e nada se comprovou. Bater no Pallocci e no governo por conseqüêcia, é a única forma que esta oposição nanica e sem propostas para o país tem de obter holofotes sobre si. É verdade, não é a única forma, porque basta algum senador deles espirrar que já é notícia no PIG, mas eles não têm nada mais a dizer do que fazer estardalhaço em cima de um ministro.
Deixa a cachorrada latir.
Deixe o homem trabalhar

Anônimo disse...

imprensa perde mas não perde, a pose. ZH diz que procurador prefere não investigar Palocci.

Sergio disse...

O sujeito fez sempre parte do núcleo duro do governo de Lula e faz do de Dilma, foi ministro da Fazenda, deve ter informações prá lá de previlégiadas, fatura em um ano mais do que grandes e tradicionais escritórios de consultoria, que emprega dezenas de funcionários, nem economista ele é e ainda perguntam de que ele está sendo acusado!

José Henrique disse...

Voltei a esse blog apenas para que publicassem esse meu comentário que mandei ao Conversa Afiada do PHA e tenho certeza que ele não irá reproduzir então gostaria que o Blog Amigos dos Presidente do qual fuileitor durante 8 anos publicasse, para que PHA não pense que ele está acima do bem e do mal.
"Quem paga os salários do PHA? A Rede Record ou os patrocinadores? Quem banca o CF? Será que o ansioso blogueiro PHA poderia nos informar? E qual o seu salário? Certa vez o Dr. Roberto Marinho estranhou que o PHA morava em um apartamento de frente para Central Park e estranhou, pois com o salário da Globo ele não poderia morar ali. Palloci (não morro de amores por ele, deveria ser expulso do PT) já deu explicações ao PGR, a Receita Federal e a PF e fim de papo Ou será que o ínclito delegado Protógenes quer ver as notas de reais que entraram no bolso do Palloci. PHA muda de assunto. Vamos falar do Bispo Macedo. Sei que vc não irá publicar, mas em outros blogs este comentário tenho certeza será publicado."

GRAÇAS A DEUS disse...

A IMPRENSA GANHOU: PALOCCI PEDIU DEMISSÃO!!!!!!!

Sergio disse...

Paloci caiu.
Viva a imprensa livre!

Sergio disse...

O juiz Gurgel pergunta ao réu Antonio:
- Antonio você se declara culpado ou
inocente das acusações que te
recaem?
E o réu Antonio:
Inocente, sr juiz, inocente!
E o juiz Gurgel declara inocente o réu e encerra o caso.

Postar um comentário


Meus queridos e minhas queridas leitoras

Não publicamos comentários anônimos

Obrigada pela colaboração