Pages

segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Debate: Dilma e Marina devem ter conquistado mais votos

No debate na Record, como já virou rotina, o pior candidato foi Serra. Teve sua imagem de suposta competência desmascarada por todos, e precisou recorrer a mentiras em suas respostas.

Dilma teve uma boa atuação, estava muito bem e deve ser quem conquistou mais votos. Não deixou perguntas sem respostas, assumiu posições firmes, foi incisiva, chamou o debate para os grandes temas nacionais, e os programas do governo Lula que impactaram na vida dos brasileiros, se defendeu bem dos ataques (que foram muitos). Esteve no tom certo, nem baixou a cabeça, nem se excedeu, diante de perguntas provocativas. Também não humilhou nenhum adversário, a ponto de colocá-lo na posição de vítima.

Dilma aproveitou suas perguntas para fazer uma ampla agenda positiva. Falou:
- dos 14,5 milhões de empregos gerados;
- do ProUni e do Reuni;
- do Minha Casa, Minha Vida, com 1 milhão de casas que devem ter financiamento contratado até o fim do ano;
- do pré-sal e capitalização da Petrobrás que garantiu o programa de investimentos sem se endividar e ainda aumentando o patrimônio público em vez de vender;
- da liberdade de imprensa: "eu prefiro as vozes múltiplas da democracia do que o silêncio das ditaduras", afirmando que a imprensa tem todo o direito de dizer o que quiser, assim como ela tem o direito de responder;
- da política de valorização do salário mínimo no governo Lula, que permitirá que o governo continue ampliando o salário mínimo todos os anos, o que permitirá ir muito além do que promete Serra apenas para o ano que vem.

Na hora da crítica ao adversário, Dilma acertou em cheio em alguns alvos de Serra:
- no caso do governo de SP, 40% das professoras do Estado mais rico do País tinham vínculos precários" (não são concursadas).
- pendurou FHC no pescoço de Serra, e disse ter muito orgulho de ter participado do governo Lula e ser candidata a continuar a obra do presidente, enquanto Serra esconde FHC de sua campanha.

Dilma não se intimidou com perguntas provocativas sobre escândalos, e mostrou que o governo Lula é quem tem mais compromisso com o combate à corrupção, seja de quem for, através da Polícia Federal e da CGU.

Serra cometeu um deslize grave ao mentir de forma incontestável: os números o desmentem. Disse que a Petrobras teria aumentado o número de terceirizados. O presidente da empresa, Sérgio Gabrielli, estava na platéia e comentou que a Petrobras ampliou o número de funcionários concursados em 40% nos últimos oito anos, chegando a 77 mil funcionários.

Serra se deu mal com Plínio, na questão do Irã, onde Plínio criticou Serra e apoiou a política externa do governo Lula. Se deu mal também na questão da educação em São Paulo, onde 30% dos alunos não sabem ler nem escrever, e Serra trata mal os professores, pagando mal, não dialogando, e ainda reprimindo manifestação com a polícia.

O demo-tucano se deu mal também com Marina, que cobrou as críticas do DEM ao Bolsa-família, e a contradição entre as promessas de campanha de Serra, e os cortes nos programas sociais em São Paulo quando ele foi governador.

Na pergunta dos jornalistas, Ana Paula Padrão questionou Serra usar a imagem do presidente Lula e esconder a de FHC na campanha. Dilma comenta a resposta de Serra: "Eu tenho um imenso orgulho de ter participado do governo Lula"... e reforça a crítica de usar a imagem de Lula e esconder FHC.

A jornalista pergunta sobre o fato de o ex-governador José Roberto Arruda (ex-DEMos), afastado por corrupção, ter sido cotado para ser vice de Serra. Serra "não ouve a pergunta", e a jornalista é obrigada a repetir a pergunta. Pior para Serra, pois acabou enfatizando a pergunta, e responderu: "O Arruda em certo momento disse ‘eu poderia ser vice do Serra’, isso muito antes do escândalo", mentiu o demo-tucando, pois foi ele quem apareceu lançando Arruda para vice, com o vídeo "Vote em um careca, e ganhe dois", mostrado no telejornal "Bom Dia Brasil".

Também em pergunta de jornalista, Serra é questionado sobre a participação de Regina Duarte em sua campanha de 2002 e por que volta a apostar "no medo" em sua campanha. Serra voltou a recorrer à mentira: "Não sei de onde a jornalista tira essa conclusão". Ora, da propaganda eleitoral dele na TV e na internet.

Plínio teve bons momentos, como quando criticou as fragilidades da educação dos governos tucanos em São Paulo, mas ficou acima do tom em outros momentos quando tentou fazer desqualificação pessoal, e não política, a Dilma e Marina. Pareceu mais um inquisidor, o que não agrada ninguém.

Marina também foi tecnicamente bem. Tentou tirar eleitores de Serra questionando seu governo em São Paulo e como ministro de FHC. Tentou tirar eleitores de Dilma fustigando com escândalos de corrupção, mas Dilma respondeu à altura dizendo que se comportou na Casa Civil, da mesma forma que Marina se comportou no Ministério do Meio Ambiente, pois Marina também teve casos de corrupção na venda de madeira ilegal no período em que esteve no ministério, e teve que afastar funcionários.

Dessa vez Serra demonstrou medo de fazer perguntas diretas para Dilma. Perguntou a outros candidatos toda vez que teve oportunidade.

Tirando os torcedores de cada candidato, os indecisos que assistiram ao debate muito provavelmente saíram inclinados a votar em Dilma (creio que a maioria), e em Marina (creio que a minoria). Plínio ficou no zero a zero, e Serra deve ter perdido eleitores entre os que assistiram.

21 Comentários:

Anderson disse...

Bom, Dilma falou sobre um ESCÂNDALO DE CORRUPÇÃO NO MINISTÉRIO DE MARINA.
Quem estaria envolvido? o ESPOSO DE MARINA,Sr Fábio Vaz de Lima, que parece ter algo em comum com a senadora Roseana Sarney: é acusado de irregularidades na extinta Sudam. Lima e Roseana teriam beneficiado ilegalmente a Usimar em São Luís, com recursos do Fundo de Investimento da Amazônia. O processo, com onze volumes, envolve também o marido de Roseana, Jorge Murad.
FABIO VAZ DE LIMA CHEFIAVA O INFLUENTE GTA, 'HOLDING' DE 200 ONG´S QUE COMERCIALIZAVA MADEIRA APREENDIDA PELO, NADA MAIS NADA MENOS pelo Ministério do Meio Ambiente.
Abaixo, o endereço do monte de papel para reciclagem, digo, processo no STF:




Número: PROC/200137000080856
Orgão de Origem: SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL
Origem: MARANHÃO
Volume: 11 Apensos:19 Folhas:3097 Qtd.juntada linha: 0
SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL
Ramo do Direito
Assunto
DIREITO ADMINISTRATIVO E OUTRAS MATÉRIAS DE DIREITO PÚBLICO | Atos Administrativos | Improbidade Administrativa
Folhas 3097
Data de Autuação 19/04/2004
PARTES
Categoria Nome
REQTE.(S) MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL
REQDO.(A/S) ROSEANA SARNEY MURAD
(…)
REQDO.(A/S) FÁBIO VAZ DE LIMA
(…)
REQDO.(A/S) ALEXANDRE FIRMINO DE MELO FILHO”
http://www.stf.jus.br/portal/processo/verProcessoDetalhe.asp?numero=3138&classe=Pet&codigoClasse=0&origem=AP&recurso=0&tipoJulgamento=M

mariazinha disse...

D. Marina, malandramente, quer se colar na imagem de LULA, qdo. questionada sobre sua inexperiência e fraqueza para enfrentar a máquina corruta; não alcança nem a mínima falange do dedo mínimo do nosso PRESIDENTE LULA. Este, sabia muito bem pq não confiar na dita cuja.
DILMAIS!

Helio Jacinto Pereira disse...

Dilma,foi realmente melhor.
Marina,parece que havia se esquecido que tinha sido Governo e teve de ouvir uma dura resposta de Dilma sobre corrupção em seu ministério.
Plinio,demonstrou que alem de velho ele continua velhaco,fugindo da realidade ao propor o fim completo do ICMS e salario de 2 mil Reais.
Serra foi o de sempre,falsificou dados,mentiu o tempo inteiro,foi desmascarado por todos os candidatos.Tentou vender a imagem de gestor eficiente que todo mundo sabe que ele não tem.
Serra também foi deprimente ao falar do combate ao crack,dizendo que fez três clinicas pra atender os viciados nesta droga,escondendo sua imcopetência no combate ao trafico,bem como a corrupção do Denarc,onde Policiais de SP davam cobertura a Abadia em troca de Propina.
Dilma foi 10,Marina 8, Plinio 5 e Serra 0.

ONELINEX disse...

É chegada a hora do enterro daquele que foi, sem nunca ter sido, Serra, não só tem cara de caricatura com e uma caricatura, criada para ser enfiado de goela abaixo do povo brasileiro.
Mas o rapaz fora dos domicílios caseiro do PIG, é o pior candidato não tem onde se apoiar politicamente, pois seus governos PSDB, governos marcados por hipocrisia, por manipulações, por interesses de poucos, um governo vazio, então ele não é uma decepção ele é real é um incompetente, a mídia quis criar mais um monstro para o Brasil, mais o povo hoje tá com os olho bem abertos, só sinto que a Dilma continua muito light ainda.

Dimas disse...

Creio, sinceramente, que bem poucas pessoas assistem debates totalmente. O formato não ajuda, é muito truncado e não há tempo de falar coisa alguma em tão pouco tempo, o que o torna extremamente enfadonho. Para quem está liderando as pesquisas, como no caso da Dilma, fica bastante conveniente. Desta forma poucas pessoas mudam seu voto ou votam por causa do debate. Sendo assim é Dilma já no primeiro turno.

Claudinete Sergipe disse...

CUIDADO! a “grande mídia”, ou melhor, o PIG, está tentando colocar Marina e os chamados candidatos “Nanicos”, na vitrine para atraírem votos e com isso ajudar o Serra a ir pro 2º turno. Se você desviar o voto da Dilma para dar a Marina ou a qualquer outro candidato, você estará contribuindo para que o Serra vá para o 2º turno. Portanto, não deixe o filme do passado se repetir – a exemplo do que fizeram com Lula, quando juntaram-se o delegado Bruno, a “imprensa golpista” e oposição para melar o processo e levar a eleição para o segundo turno (E se o Lula não fosse eleito?). Diga não à ‘imprensa golpista’ e vote em Dilma, para o Brasil continuar crescendo, gerando emprego, inclusão social e continuar os projetos do Governo Lula. Preparam-se, hoje é sexta-feira, dia de mais uma capa tenebrosa da Veja, que será repercutida na Globo, Estadão e Folha. Vamos boicotar essa “imprensa golpista”.

joaquim pereira gomes disse...

Que espírito armado amigo ANDERSON, a Dilma só quis dizer que em todo setor da vida, da sociedade existem pessoas desonestas ou curruptas, até dentro de nossas casas, até no Vaticano que é o lugar mais santo do mundo. Dilma não está jogando pedra em ninguém, pelo contrário, ela só rebateu uma acusação falsa da Marina, que como Evangélica jamais deveria jogar pedra nos outros. Eu entendi perfeitamente o que Dilma disse e vi que ela tocou no assunto com pesar e somente porque foi provocada. Um abraço.

Ricardo disse...

E quando ele disse que foi o FHC quem criou o Real?

MENTIRA!

Foi o Itamar, o Real foi implementado com o Minsitro Rubens Ricupero!

Depois ele fala em ingratidao!

Joaquim Pereira Gomes disse...

Fiquei com pena do professor Plínio. Aquele apagão na hora de responder sobre a atuação da imprensa foi muito triste. Ele poderia ter usado os 30 minustos para mostrar as duas caras do Serra que se esconde atrás da imprensa para dar socos em seus adversários. Eu me lembrei do meu tempo de criança quando via os moleques malandros se esconder atrás de outro menino para dar socos na cara do seu adversário. Acho que o Serra já fez muito disto quando era criança.

Joaquim Pereira Gomes disse...

O professor Plínio sofreu outro apagão, quando disse que Dilma não sabia de onde vinha o dinheiro para o ProUni e o Reuni; Ele só fez isso por vingança, porque perdeu o trem da história ao sair do PT ele poderia estar também usufruindo de uma vitória que também é dele, mas foi covarde: Ele, Heloisa Helena, Chico Alencar, Marina Silva, Ivan Valente. Seu erro maior no debate foi dizer que era o contra o ProUni, que usa as faculdades particular. Acorda professor! Vamos parar com este preconceito de que somente as universidades estaduais e federais sabem ensinar. Não é demérito nenhum ser aluno de uma universidade particular, através do Prouni. Este preconceito tem que acabar. Parabens a Dilma que não respondeu a provocação.

Anônimo disse...

Se no debate da Globo, a Dilma, ficar titubeante como nesse debate da Record...sei não. È capaz de ter segundo turno. Ela podia ter respondido ao Serra sobre privatizações na petrobrás, que o Governo dele, Psdb, privatizou a Saúde, educação e estradas em São Paulo.

Anônimo disse...

Uma falha de Dilma ao responder a pergunta da jornalista sobre como ela resolverá a corrupção com o PT à frente,,mais ou menos isso.

Dilma afirmou que não dará trégua no combate à corrupção.Tudo bem.

No entanto não se valeu dos números para responder que o PT, conforme pesquisas é, dos partido grande partidos, o que tem menos casos de corrupção, apenas 10 políticos cassados contra centenas de políticos do PSDB,o DEM então, este é o recordista absoluto.

http://josecarloslima78.blogspot.com/2010/09/os-7-passos-para-elegermos-...

Fátima disse...

como é possível que nós, simples mortais, saibamos que o DEM é o campeão dos corruptos e o PT o menos corrupto e a Dilma não saiba disso? Os marqueteiros pagos pra saber não leem sequer a Veja? Isso foi capa da Veja, minha gente, como ela não responde assim a isso? E o caso da terceirização? Pode ser até que paulistas gostem dessa terceirização da saúde nas OSs, mas não conhecem as queixas dos servidores da saúde, que estão massacrados? E como nenhum dos três diz ao Serra, ô Serra, seu partido está no governo de São Paulo há 16 anos, e seu estado regrediu enquanto o país avançou, como pode se dizer preparado para governar o brasil?

Caprio disse...

O Plínio e o meu heroi!

Luiz disse...

Voto Dilma, mas discordo de que a Dilma foi tão bem assim.

Dilma e os cabeças pensantes do PT deverão trabalhar muito para elencar os assuntos a serem debatidos com Serra e Marina.

Em debate, quem pergunta deve saber antecipadamente a opinião do adversário.

É preciso investigar as ignorâncias do Serra, bem como da Marina.

Dias atrás Serra revelou, não me lembro em que ocasião, mas não teve muita repercussão, que desconhecia o programa bolsa-
família.

Um assunto sobre o qual ele tem uma opinião totalmente absurda é sobre comércio exterior. É um assunto a ser explorado da forma mais simplista, com a pergunta: Como o senhor avalia o desempenho do nosso comércio exterior no governo Lula. Ele já criticou o Mercosul. Arrancar dele uma opinião favorável à Alca, será uma munição valiosa para Dilma atacar sem dó nem piedade.
É preciso dizer o que significa aceitar negociar a Alca nas bases que os EUA oferecem. Aliás, em nenhuma hipótese devemos aceitar uma aliança tão comprometedora, que significa acabar com a agricultura e a industria brasileira. É perder de vez a esperança de aumentar a competitividade dos nossos produtos no comércio exterior e conquistarmos de fato nossa independência.

Mercosul, Unasul, diversificação de parceiros comerciais, criação de infraestrutura para tornar mais competitivo o preço dos nossos produtos, aumentar ainda mais a nossa presença na África e Ásia, não somente com interesses comerciais mas no sentido da cooperação.

Este caminho que estamos seguindo é o caminho da independência de fato que os brasileiros de verdade esperam conquistar.

Luiz disse...

Voto Dilma, mas discordo de que a Dilma foi tão bem assim.

Dilma e os cabeças pensantes do PT deverão trabalhar muito para elencar os assuntos a serem debatidos com Serra e Marina.

Em debate, quem pergunta deve saber antecipadamente a opinião do adversário.

É preciso investigar as ignorâncias do Serra, bem como da Marina.

Dias atrás Serra revelou, não me lembro em que ocasião, mas não teve muita repercussão, que desconhecia o programa bolsa-
família.

Um assunto sobre o qual ele tem uma opinião totalmente absurda é sobre comércio exterior. É um assunto a ser explorado da forma mais simplista, com a pergunta: Como o senhor avalia o desempenho do nosso comércio exterior no governo Lula. Ele já criticou o Mercosul. Arrancar dele uma opinião favorável à Alca, será uma munição valiosa para Dilma atacar sem dó nem piedade.
É preciso dizer o que significa aceitar negociar a Alca nas bases que os EUA oferecem. Aliás, em nenhuma hipótese devemos aceitar uma aliança tão comprometedora, que significa acabar com a agricultura e a industria brasileira. É perder de vez a esperança de aumentar a competitividade dos nossos produtos no comércio exterior e conquistarmos de fato nossa independência.

Mercosul, Unasul, diversificação de parceiros comerciais, criação de infraestrutura para tornar mais competitivo o preço dos nossos produtos, aumentar ainda mais a nossa presença na África e Ásia, não somente com interesses comerciais mas no sentido da cooperação.

Este caminho que estamos seguindo é o caminho da independência de fato que os brasileiros de verdade esperam conquistar.

Reg disse...

Depois de saberem que o marido de Marina também não é lá estas coisas de virtude, acho que ela cairá nas próximas pesquisas.
Quem mandou querer aparecer com a Erenice.
Se ela não sabe nem o que o marido faz, deveria ter ficado calada.
Perdeu pontos.

francisco.latorre disse...

o #debaterecord que eu vi..

..

#dilma super

#plinio palhaçoburguês vai de moraleira. patético. marina novadireita madeinusa. e #ondaverde .. pra mim é engulho.

#plinio palhaçoburguês piora. pateta senil.

#plinio palhaçoburguês piora mais. foi de viralata. opusdei de sinistra. aí vai pra esquerda e bate no usa. tô zonzo. veidoido

axé #dilma #axédilma

#plinio palhaçoburguês péssimo. vai de moraleira barata. vergonha. comuna católico. igrejeiro. moraleiro metafísico. barato

#plinio palhaçoburguês ridículo. inútil nada inocente. mais pra senil.

@beattrice_ péssimos. plinioserramarina.

http://www.viomundo.com.br/voce-escreve/gilson-caroni-marina-a-segunda-morte-de-chico-mendes.html

#dilma fecha pendurando fhc em #serra. he. hehe..

#serra é psico. #plinio outro doido. com a verde laranja são três. sociopatia e política. tem história isso.

#saletelemos entrega serra de bandeja e #plinio palhaçoburguês perdoa.

#serra é psico. #plinio outro doido. com a verde laranja são três. sociopatia e política. tem história isso.

#dilma pendurou fhc em #serra. e apertou. he. hehe..

#plinio palhaçoburguês patético. piada.

#zécalúnia. depois de arruda.. reginaduarte. gagueja o #zécalúnia.

lá vem o #zédoença. ninguém aguenta o #zédoença.

#plinio palhaçoburguês maconha estragada. #dilma arrasa o véio doido

censura na mídia. #plinio palhaçoburguês aponta o próprio umbigo. depois acerta a ex-mídia.

#dilma vai de liberdade de expressão.

rt dilmanarede #Dilma na Record: Prefiro as vozes múltiplas, críticas da democracia do que o silêncio das ditaduras.

censura na mídia. #plinio palhaçoburguês xarope.

#dilma atropela a laranja verde. #marina rockefeller. novadireita madeinusa.

futuro é. http://omarteloo.blogspot.com/2010/09/futuro-e.html

#serra sumiu. foi pisar nas calcinhas. ter um trimilique. tomar remédio. xingar o bispo.

..

melhor twite da noite..

rt sensacionalista #debaterecord Candidatos agora seguem suas agendas. Plínio volta pro formol, Dilma pro mar de rosas, Marina pra caverna e Serra pro caixão.

..

http://twitter.com/franxz_

..

josé lopes disse...

Eu não me conformo em ter que ouvir o Serra dizer que é o introdutor do genérico, criador do FAT e criador do Seguro Desemprego. Quanto ao genérico: só se introduziu naquele lugar. Quanto ao FAT só se for o Fundo de Auxílio aos Tubarões. Quanto ao Seguro desemprego: Só se for vários empregos cedidos aos tucanos nas estatais privatizadas. Aquilo sim é um "seguro desemprego". E, não venham me dizer que esse blog é sujo.

josé lopes disse...

Anderson. Existe muito fundamento naquilo que você publicou. Foi por isso que Marina amarelou quando Dilma deu o troco quando falou do caso das madeireiras. O marido da Marina parece que está enfiado até a raiz do problema. Como a gente não pode fazer como os canalhas da mídia, acusar sem provas, seria bom que se pesquisasse mais à fundo. De minha parte estou pesquisando e encontrei elementos bastante significativos. Existe um vultuoso rombo no erário público. Vamos ver como é que fica.

Morais disse...

Acho que realmente a esperança da oposição de que o Serra iria muito bem nos debates porque é muito preparado é pura mentira, e eles que pensavam que a Dilma iria mal, ela está provando que está muito bem preparada para enfrentar os debates e também para governar este pais.

Postar um comentário


Meus queridos e minhas queridas leitoras

Não publicamos comentários anônimos

Obrigada pela colaboração