Pages

segunda-feira, 26 de julho de 2010

É hora da Record e SBT encomendarem também suas próprias pesquisas

A disparidade de números entre os institutos de pesquisa, revela um nicho de oportunidade para dois grupos de comunicação fazerem também suas pesquisas.

Hoje, as rodadas de pesquisas tem sido feitas pela Rede Bandeirantes junto ao Vox Populi; a Rede Globo ora junta-se ao jornal Folha de São Paulo com o Datafolha, ora junta-se ao Estadão com o Ibope.

Há um nicho de oportunidade para a Rede Record e SBT encomendarem suas próprias pesquisas. Bem divulgadas, elas alavancam audiência dos telejornais, e dá prestígio a eles. Atendem aos interesses comerciais das empresas, e atende ao interesse social de levar boa informação ao público.

Entrando mais um ou dois institutos no mercado de divulgação de rodadas de pesquisas nacionais, acaba funcionando como "tira-teima". Fica mais claro quais são os institutos que estão com números destoantes. E evita manipulações e "metodologias" que não correspondem à realidade.

3 Comentários:

Fátima disse...

Zé, além de outros intitutos, deveria haver uma forma, obrigatoriedade, que todos os veículos de comunicações informassem todas as pesquisas feitas no país.

IV Avatar disse...

Vc tem razão, SBT e Record poderiam se unir e contratar o Sensus, assim ocorreria um equilibrio e mais credibilidade para a democracia.

Antigamente o Gallup atuava por aqui
http://www.gallup.com/tag/Election%2b2010.aspx

T.G. Meirelles disse...

Quem? O SBT do Nascimento e do Neumane Pinto??? Só vendo!

Postar um comentário


Meus queridos e minhas queridas leitoras

Não publicamos comentários anônimos

Obrigada pela colaboração