A disparidade de números entre os institutos de pesquisa, revela um nicho de oportunidade para dois grupos de comunicação fazerem também suas pesquisas.
Hoje, as rodadas de pesquisas tem sido feitas pela Rede Bandeirantes junto ao Vox Populi; a Rede Globo ora junta-se ao jornal Folha de São Paulo com o Datafolha, ora junta-se ao Estadão com o Ibope.
Há um nicho de oportunidade para a Rede Record e SBT encomendarem suas próprias pesquisas. Bem divulgadas, elas alavancam audiência dos telejornais, e dá prestígio a eles. Atendem aos interesses comerciais das empresas, e atende ao interesse social de levar boa informação ao público.
Entrando mais um ou dois institutos no mercado de divulgação de rodadas de pesquisas nacionais, acaba funcionando como "tira-teima". Fica mais claro quais são os institutos que estão com números destoantes. E evita manipulações e "metodologias" que não correspondem à realidade.
-
3 Comentários:
Zé, além de outros intitutos, deveria haver uma forma, obrigatoriedade, que todos os veículos de comunicações informassem todas as pesquisas feitas no país.
Vc tem razão, SBT e Record poderiam se unir e contratar o Sensus, assim ocorreria um equilibrio e mais credibilidade para a democracia.
Antigamente o Gallup atuava por aqui
http://www.gallup.com/tag/Election%2b2010.aspx
Quem? O SBT do Nascimento e do Neumane Pinto??? Só vendo!
Postar um comentário
Meus queridos e minhas queridas leitoras
Não publicamos comentários anônimos
Obrigada pela colaboração