Pages

quarta-feira, 3 de março de 2010

Lula: "Graças a Deus o Banco do Brasil não foi privatizado"


O Presidente Lula, em seu discurso, no Encontro de Administradores do Banco do Brasil no Estado de São Paulo, lembrou que o BB foi salvo da privatização pela resistência dos brasileiros patriotas e dos trabalhadores bancários.

Agora na crise da marolinha, o Banco, por ser estatal e público, "salvou a Pátria":

"... eu acompanhei muito essa vida dos bancários e via, quantas vezes, manchetes estampadas nos principais jornais brasileiros falando do déficit do Banco do Brasil. Aquela manchete, ela cheirava a gosto de privatização. Nada melhor do que você mostrar que o banco é deficitário para você, então, justificar a privatização. Graças a Deus o Banco do Brasil não foi privatizado...

... Quando veio a crise financeira mundial... eu não acredito, Guido, que na história do Brasil um presidente do Banco do Brasil se reuniu tanto com o Ministro da Fazenda e com o Presidente da República como o Dida se reuniu e outros dirigentes antes do Dida se reuniram, para discutir a questão da redução do spread bancário e para discutir a questão do financiamento do crédito. Nós estávamos vendo que o crédito de repente desapareceu do mercado. É como se fosse num passe de mágica, todo o crédito, mais ou menos em setembro, agosto de 2008, desapareceu. Então empresas... Eu não sei se eu poderia utilizar a Luiza como exemplo, mas pessoas que eram ligadas a banco há 40 anos, há 30 anos, pessoas que eram consideradas clientes especiais, de repente não conseguiam 10 “mil réis” para capital de giro. De repente aquele cliente especial virou um assombro para a maioria dos bancos no mundo e no Brasil. E nós então começamos a tomar atitude para que os bancos públicos assumissem a responsabilidade de não permitir que o crédito desaparecesse nesse país.

... Nós provamos que o Estado não é ineficaz, como alguns queriam fazer crer, durante as últimas três décadas. Nós provamos que o Estado não precisa se meter a ser um gerente, a ser um empresário. Mas o Estado tem que ser o grande indutor e o grande regulador das coisas que devam acontecer em uma nação."

3 Comentários:

Douglas Ciriaco disse...

É o mesmo esquema da Copela aqui no Paraná. O governo do Jaime Lerner dizia que ela era deficitária, repartiu a empresa em cinco para tentar privatizar e graças aos deuses ninguém depositou o cheque no dia da privatização.

No governo do Requião a Copel já chegou a ser considerada a terceira melhor empresa de distribuição de energia do mundo!

O que esses demotucanos e suas ovas chamam de "deficitário" eu chamo de incompetência e má-fé!

Anônimo disse...

Para mim existe uma grande diferença entre manter um banco federal e um banco estadual. Ho existem muitos bancos de cooperativas nos estados e praticamente, posso estar errado, não existem mais bancos estaduais, inclusive aqui em Minas gerais. Portanto, Lula não apenas fez um bom negócio para o Brasil, mas ajudou o Estado de São a se livrar de um "elefante branco". Não se pode fazer política, ou seja: governar uma prefeitura, um estado ou um país como se administra uma loja, uma fábrica, uma supermercado, etc. E existem difença também em cada ramo de negócio. Existem aqueles que podem ficar nas mãos da iniciativa privada e aqueles que tem que ter o controle do estado porque deles dependem todo o povo como as instituições financeiras, os meios de transporte, a telecomunicações, a saúde, etc. É aí que reside a grande diferença. Serra pensa que o Estado é uma empresa e que precisa dar lucro. Lucro para quem? Lula pensa diferente, o estado tem que servir o povo e o dinheiro do estado é para melhorar a vida do povo. Por isso não tem sentido ter indecisão quanto a quem irá fazer um melhor governo é só ver o Brasil governado por Lula e São Paulo governado por Serra e nem precisamos lembrar que São Paulo é o filé mignhon, o Estado mais rico do Brasil, enquanto Lula governa de norte a sul do país, governa extremas riquezas, mas também extremas pobrezas e vai bem nos dois polos. Eu não tenho direito em escolher pelos outros, mas para mim não existe a menor dúvida, o meu voto é para a ministra Dilma e estou votando nela e não em Lula que já fez sua parte como o melhor presidente que conheci. Quincas - Alfenas/MG

Anônimo disse...

viu e dai a cara do ze alagao?????qdo Lulda da Silva discursava!

Postar um comentário


Meus queridos e minhas queridas leitoras

Não publicamos comentários anônimos

Obrigada pela colaboração