Pages

sábado, 6 de março de 2010

Caiu a casa ... do "patrocinador" da Veja

Em primeira mão no blog Os Amigos do Presidente Lula em 06/03/2010 às 06:30


A revista Veja traz "reporcagem" de capa com a título "Caiu a casa do tesoureiro do PT", no estilo dossiê político.

Ao conferir o "site", nos deparamos com o patrocinador da revista, que trás o "dossiê" da semana: a indefectível SABESP e o Governo do Estado de São Paulo ao lado.

"Coincidentemente" é o estado governado por José Serra (PSDB/SP), suposto candidato a presidente em queda livre e diretamente interessado na propagação de dossiês políticos contra gente do PT.

Dessa vez não precisa nem desenhar o que está por trás disso tudo ... já veio desenhado pronto, ao abrir o "site" da revista, com a propaganda da SABESP e Governo de São Paulo estampada.

Convenhamos que a turma de José Serra já foi menos amadora. Não deixava tantas digitais na "cena do crime".

A imagem da tela foi capturada nas primeiras horas do sábado (caso o anúncio da SABESP já tenha sido tirado, para "não dar bandeira"). O banner alterna com outros anunciantes.

Em busca do escândalo perdido

Sobre a "reporcagem" é "reporcagem" mesmo, em busca do escândalo perdido, mas vazia de conteúdo convincente. Usa a velha fórmula de pegar meias verdades e envolver até o nome do presidente Lula no meio, sem que ele tenha nada a ver com o assunto.

De fato o que existe é:

- A Bancoop é a Cooperativa dos Bancários de São Paulo, criada pelo Sindicato dos Bancários, em 1996, para construir apartamentos e casas através de mutirão financeiro dos cooperados (voluntariamente). Há petistas com origem no sindicato dos bancários entre seus fundadores que não participam mais da cooperativa, e há ainda petistas atualmente na diretoria, tanto do sindicato como da cooperativa.

- Há empreendimentos com desequilíbrio financeiro (ou aumento de custos, ou inadimplência de cooperados).

- Há acusação contra alguns ex-dirigentes da cooperativa de ter desviado dinheiro da cooperativa em proveito próprio, acusados de serem donos de empreiteira que construíam os prédios. Não são os nomes do PT que a revista mistura no meio das acusações.

- O presidente Lula já comprou um apartamento no Guarujá da Bancoop. Assim ele é um cooperado, como milhares de outros, e até foi vítima também de atraso nas obras, nada tendo a ver com a direção da Cooperativa.

- Há diversos processos na justiça de mutuários (muitos com bons motivos, pois o prédio que investiram não foi entregue ainda), por conta das denúncias de desvio de dinheiro daqueles ex-dirigentes, e também reclamações nos empreendimentos onde há desequilíbrio financeiro, e é preciso que os mutuários coloquem mais dinheiro para concluir a construção do prédio.

- Há um promotor do Ministério Público de São Paulo, José Carlos Blat, que faz uma investigação, e diz que há indícios de que a Bancoop desviou recursos para empresas ligadas a alguns dirigentes, "que repassaram os valores para campanhas do PT" (sem provar ainda). O promotor abriu o inquérito criminal em 2007. Não existe denúncia formalizada ainda e nem acatada pela justiça. Ou seja, por enquanto há apenas indícios, segundo o promotor, que pode resultar em denúncia ou não. Cabe ao promotor reunir provas contra quem tiver culpa de fato, se tiver, para não fazer processos de mera perseguição política como já fizeram com Palocci na prefeitura de Ribeirão Preto, em que ele foi inocentado.

O que existe de fato é isso que está aí em cima. A revista Veja partiu destes fatos existentes e inventou novos com novos nomes, lançando suspeitas e acusações que não existem. Chega até a especular com a origem do dinheiro apreendido no famoso dossiê Vedoin vir da Bancoop, sem qualquer fundamento de fato.

A Folha de José Serra, já havia publicado essa notícia sobre a Bancoop em novembro de 2009, sem tanta invencionice quanto fez a Veja. Não há novidade até o momento.

Há pérolas na "reporcagem" como achar "evidência de crime" dirigentes da Cooperativa que também eram dirigentes ou ex-dirigentes sindicais visitarem o Sindicato dos Bancários com frequência. Ora, a Cooperativa é dos bancários, a revista Veja queria que eles visitassem quem com frequência? O sindicato dos padeiros?

Outra pérola é esta: "VEJA ouviu uma das testemunhas, ... Em entrevista a VEJA, Roberto [a "testemunha"] não repetiu a afirmação categoricamente [sobre entrega de envelopes de dinheiro], mas disse estar convicto de que isso ocorria..."

Ora, uma pessoa só testemunha o que viu, o que ouviu, o que sabe com certeza. Ninguém é testemunha por acreditar que algo aconteceu, sem ter testemunhado o ocorrido. Isso não existe.

Por tudo isso, a "reporcagem" é um "dossiê" do desespero, e de tão vazia de conteúdo real que preste, servirá apenas para fazer algum barulho entre torcedores fanáticos demo-tucanos, mas não cumprirá a função de provocar danos que o "patrocinador" da reportagem almeja.

23 Comentários:

Anônimo disse...

Não seria melhor nós defendermos a expulsão desse canalha do partido, ao invés de defendê-lo?

Antonio Carlos Silva disse...

Aqui mesmo neste conceituado blog eu já tinha conclamado, e volto a repetir :

Se não fizermos uma ruidosa manifestação em frente a sede da ABI, com a devida convocação da imprensa estrangeira (Aqui no RJ é o que mais tem), e denunciarmos todas as falcatruagem das corporações midiáticas, a eleição de nossa Dilma correrá o risco de ser golpeada por estes bandidos encrustados nas putrificadas redações .

Nesta manifestação em frente a ABI deveríamos distribuir relatórios traduzidos em ingles, frances e espanhol com todas as denúncias contra a canalhada, desde o conluio dos bandidos mafiosos da nação brasileira (Ex.Daniel mendes Dantas)até as conspirações eleitorais (Caso PROCONSULT ).

Saudações !

Anônimo disse...

Reação, reação gente, se bem que ninguém acredita mais na Veja. Relembrem todo o jogo sujo da revista nas outras eleições. Isso é só o começo, é para abafar o escândalo do Demo, é para desviar a atenção da subida da Dilma.

Reação gente, nada de apanhar e ficar parado.

Anônimo disse...

Factóide para aumentar a venda da revista que está despencando. Quem acredita na Veja?Nova tentativa de golpe.

Jbmartins-Contra o Golpe disse...

Isto tudo é explicavel, eles continuam querendo liberdade de imprenssa, e esqueceram de buscar a ética.

Anônimo disse...

Prezados companheiros,

É por estas e outras que não entendo porque o governo federal continua anunciando nesta revistinha porca. Um dos maiores anunciantes da Veja é o Banco do Brasil...

Gabriel

Anônimo disse...

AAA Veja de novo.....?

Geraldo Mendes disse...

Tentativa desesperada de fazer a Dilma parar de crescer e Serra parar de cair para que esse saia candidato. Senão eles vão ficar sem candidato a presidente (apoiar Marina?), o que atingiria campanhas a governador, senador, deputados federais e estaduais. Ou seja, há uma enorme tragédia se avizinhando para a direita. Entramos num vale tudo. Atenção máxima nas hostes governistas/petistas.

Anônimo disse...

Pra cima dêles povão! Tá na hora de botar o bloco na rua.

francisco.latorre disse...

ninguém acredita mais.

lula pontificou... 'mentiram tanto... que ninguém mais acredita.'

o cara deu corda pro mentirão se enforcar.

resultado... o bando perdeu o crédito. tá sufocando.

genial lula.

...

Anônimo disse...

Já era de se esperar que isso acontecesse. O Ministério Público do Rio agiu da mesma maneira com o Garotinho.

É ano de eleição Ministério Publico Estdual agindo, isso é muito curioso, neh? Seria melhor ficar atento e elaborar uma estratégia para combater essa mídia golpista.

VERA disse...

Ontem, assisti a um vídeo em que o Requião, logo após sua re-eleição, reduz os jornalistas lambe-botas dessas corporações a pó-de-traque, e denuncia que tentaram derrubá-lo, porque ele se negou a continuar lhes dando os milhões em verbas publicitárias que seu antecessor lhes pagava. Acho que o presidente Lula e demais políticos do PT deveriam fazer o mesmo. É necessário enfrentar essa corja sem medo!

Lea disse...

Zé Augusto.
Longe de mim de querer defender o Maluf, mesmo tendo malufistas na fámilia.

Mas Maluf sempre disse que o MP de SP era lacio dos tucanos. Eles sempre disseram que não!!! Que não tinham filiação partidaria, que eram independentes.

O tempo mostrou que era mentira, Capez é deputado estadural pelo PSDB e o Marrey é secretário de justiça do Serra.

Provavelmene o José Carlos Blat tb queira disputar as proximas eleições pelo PSDB.

Todos nós já ouvimos falar dos metodos usado pelo PSDB p/ eliminr os seus adversarios. o primeiro a dizer isso foi Maluf, depois Ciro gomes,hoje toda a imprensa sabe disso.

Serra em queda livre tinha que fazer alguma coisa p/ reverter essa queda.

Materia requentada pela INVEJA só tem uma finalidade. atrapalhar a candidata do PT que nas proximas pesquisas já deve estar na frente.

Com certeza o JN, Jornal NEFASTO,Jornal NOJENTO, vai repercutir essa matéria. Não falou da psquisa datafolha, mas com certeza vai falar dessa materia da revista que chafurda no esgoto a céu aberto, aonde com as enchetes causadas por incompetencia do Zé Alagão os ratos estão saindo. provavelmente Jose Carlos Blat deve ser um dos ratos que saiu desse esgoto.

Agora mais do que nunca é hora dessa militancia se unir.
Vamos a luta PT.

Zé Augusto disse...

Anônimo disse...
"Não seria melhor nós defendermos a expulsão desse canalha do partido, ao invés de defendê-lo?"

Se a gente souber que canalha é esse, concordamos plenamente.
A hora do blefe acabou. Ou o MP apresenta provas e dá nome aos bois (como aconteceu no caso Arruda), ou então não dá para querer condenar gente com difamação nas páginas da Veja.
Se fosse assim, Lula já teria que ter sido expulso, quando a Veja publicou que Daniel Dantas "rastreou" contas no exterior, às vésperas das eleições de 2006. Dilma já teria que ter sido expulsa por causa das denúncias da charuteira da Varig, e por aí vai.
A gente jamais vai defender falcatruas que existam de verdade, mas acreditar nas denúncias da Veja é ser inocente útil. A gente tem que ter coragem de remar contra a maré, por mais que sejamos uma formiguinha lutando contra os elefantes da Veja e da Globo.
Me parece fantasioso deputados do PT que fizeram suas carreiras políticas tendo como base votos dos bancários, roubarem 15.000 cooperativados, de sua própria base eleitoral. Isso seria suicídio político.
A Bancoop teve seus problemas de fato (e nem descarto que alguns espertalhões infiltrados podem ter metido a mão em dinheiro, mas é preciso que o MP aponte com clareza, em vez de forjar escândalos, colocando todo mundo sob suspeição). Me parece que a situação real é que a atual diretoria é que está saneando os problemas anteriores da cooperativa.

Zé Augusto disse...

Lea
Eu lembro no caso do Palocci (não é o caso do caseiro), é sobre contratos de varrição das ruas da prefeitura de Ribeirão Preto, quando ele era prefeito.
Os promotores estaduais ligados aos tucanos fizeram um escândalo danado, e depois que o Palocci ficou queimado com o caso do caseiro, ele foi inocentado pela justiça.

Lea disse...

Zé Augusto.
O blog do planalto até agora não soltou nenhum nota.

Ainda não vi nenhum petista falando sobre essa reporCagem.

Seria bom começarem a falar . Lembra da IatoÉ da semana passada, quase que vai ao JN.

Esse Jose Carlos Blat, andou sendo afastado de alguns casos.
Parece que hoje está na Barra Funda, saiu do centro.

Ele no caso Pitta fez um estardalhaço muito grande, gosta de chamar a midia.
Era computador p/ todos os lavados. Devassa na casa de um e de outro, depois não se apurou nada.

Pitta foi preso por outros motivos e não pelos que Blat investigava.

BORN disse...

Tem um espaço vazio no local do banner em que aparecia o patrocinador "sabesp", basta dar f5 na tela para ver a rotatividade que se comprova o desaparecimento do mesmo. É preciso invetigar pois cheira a materia paga.

Anônimo disse...

A tática de Serra é mesmo este jogo sujo, que o diga o Caso Lunnus e o dos Aloprados, que tiraram do páreo Sarney e Mercadante do caminho de Serra. Há um rosário de casos que nunca são esclarecidos,pois tramados através da alta espionagem, por exemplo o furto das provas do ENEM pela Folha/Gráfica Plural. Estamos apenas no começo. Outras invenções desta mídia suja,como o caso Lina Vieira, claro,coisa pior,será inventada para detonar a candidata Dilma. É no que dá este monopólio da mídia no Brasil,formado por Veja,Estadão,Globo e Folha. Os donos destes veículos se reuniram dias atrás para assegurar que o monopólio deles não será ameaçado. Triste saber que foi este monopólio da informação e da fala que manteve o Brasil durante décadas na miséria. Esta gente não pensará duas vezes em partir para o jogo sujo, para fazerem uso da alta espionagem para eleger Serra.

jose carlos lima

jose

Lea disse...

O pessoal da Veja é tão baixo que usou uma pessoa com cancer para sensibilizar as pessoas.
É, o esgoto do esgoto. É rato saindo p/ todos os lados de todos os cantos.

Agora entendo pqe SP tem 7 ratos por habitantes, deve vir todos do esgoto da Veja.

Anônimo disse...

O jornal nacional já repercutiu. É preciso que o PT faça uma representação na justiça, contra essa revista! Ela tem que provar, mostrar as provas. E dununciar esse promotor ...

Anônimo disse...

A mídia golpista está sangrando! Vão
morrer em pele e osso!

Carlos de Santana disse...

olha, vamos prestar atenção!!!

A veja quer bater no fígado até Dilma cair, vai ser porrada uma semana sim outra semana não...temos que ficar atentos a isso!!!

Abraço

zé do povo disse...

Quando Lula cortou as verbas( bilhões de reais por ano) que o PSDB entregava as organizações "criminosas" como a Globo, Abril e Civita, e as distribuiu de forma mais justa entre todos os meios de comunicação( democraticamente), a mídia golpista( PIG) entrou em guerra com o govern,o e desde lá tenta de todas as formas voltar ao poder de forma indireta.
Isto é o verdadeiro perigo para democracia: que grupos de pessoas ligadas aos meios de comunicação usurpem o poder das mãos dos verdadeiros representates do povo, legalmente e democraticamente eleitos.

Postar um comentário


Meus queridos e minhas queridas leitoras

Não publicamos comentários anônimos

Obrigada pela colaboração