Pages

quinta-feira, 25 de março de 2010

45 mil escolas já têm conexão banda larga

O ministro da Educação, Fernando Haddad, disse ontem (24), depois de reunião na Casa Civil que o cronograma de atendimento do programa Banda Larga nas Escolas está sendo cumprido.

Segundo ele, atualmente 45 mil escolas públicas já estão com esse tipo de conexão. Participaram do encontro a secretária executiva da Casa Civil, Erenice Guerra, representantes da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), das empresas de telecomunicação e dos ministério das Comunicações e do Planejamento.

A previsão inicial era atender 55 mil escolas até o final de 2010, mas, de acordo com o ministro, mais 8 mil escolas foram incluídas na conta. “A partir do censo escolar de 2009, 8 mil escolas mudaram de classificação, foram informadas como escolas urbanas e não rurais. As teles se comprometeram a atender também essas escolas até o fim de 2010”, explicou. Com isso, a expectativa é que o total de escolas atendidas pelo programa até o fim do ano chegue a 64 mil.

De acordo com o ministro, ainda está sendo discutida a implantação da banda larga nas escolas rurais, que respondem por 15% das matrículas da educação básica. Metade delas, segundo Haddad, deverão ser atendidas pelo programa Gesac - programa do Ministério das Comunicações que atende comunidades distantes onde a banda larga não chega - até o final de 2010.

O programa previa ainda, após a instalação da conexão em todas as escolas, a ampliação da capacidade de tráfego de 1 megabyte (MB) para 2 MB. De acordo com Haddad, essa meta está sendo antecipada e cerca de 3 mil escolas já estão com a conexão ampliada.

Este programa foi criado em 2008, com foco em ligar todas as escolas à internet, e não tem a ver com o Programa Nacional de Banda Larga, em gestação, cujo objetivo final é ligar todos os domicílios brasileiros.

2 Comentários:

Yacov disse...

yuuuuuuuhuuuuuuuuuuuuuuuuu!!!! BRASIL!!! NOsso presidente é o CARA mesmo!!! E não tem prá ninguém.

FORA PSDBobos DEMentes e PIg'SS!!!
QUERO LULA DE NOVO QUERO DILMA 2010 MEU POVO!!!

VERA disse...

Sou professora da escola estadual de SP e na minha escola não há sala de informática. O zé alagão enviou 10 computadores, no início de 2009, pra fazer uma "lan-house"(?) para os alunos. Cobrou 12 reais daqueles que quisessem ser monitores (com um salário de 300 reais), pra fazerem uma prova (os PSDBostas adoram provas). Os computadores estão se deteriorando, trancados numa sala, os alunos aprovados esperando ser chamados e a tal "lan-house" só existe na propaganda do zé pedágio.

Postar um comentário


Meus queridos e minhas queridas leitoras

Não publicamos comentários anônimos

Obrigada pela colaboração