Pages

segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Piada do ano:Ombudsman diz que Folha deu mesmo tratamento para FHC e Lula

O ombudsman da Folha, Carlos Eduardo Lins da Silva, disse nesta segunda-feira, durante a sabatinha, respondendo a pergunta da plateia que, a cobertura do jornal durante o governo do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso foi tão dura quanto está sendo na gestão do Presidente Lula

Segundo ele, muitos leitores acreditam que a Folha foi muito mais condescendente com FHC do que com Lula. Porém, como não há dados científicos, sua avaliação é apenas pela "aparência" disse.

Parece que o seu Lins da Silva, não lia a Folha na época em que ele não era o ombudsman. E continua não lendo agora que é empregado do jornal. Só ele não sabe que a gloriosa Folha de S.Paulo levava e leva os tucanos aos céus.No caderno Painel, só passam as cartinhas com ataques ao PT . Aliás, onde fica seu Lins e Silva que também não vê os comentários dos leitores do jornal? Matérias com criticas ao Presidente Lula, tem os comentários aberto para seus leitores, ofenderem a honra do Presidente com palavras de baixo nível. Mas quando a notícia é boa, o link de comentários desaparecem do final da página do jornal

Lins da Silva também foi questionado sobre as críticas que recebe de leitores e das fontes. Segundo ele, as críticas não são importantes quando representam posicionamentos político-partidários. "Mas quando o jornal comete erros graves aí sim a credibilidade se fere. O jornal tem errado muito e eu acho que alguns desses erros bate na credibilidade", afirmou ele.O ombudsman disse que os dois principais erros que o jornal cometeu nos 18 meses que está no cargo é sobre a "ficha" da ministra Dilma Rousseff na época da ditadura e a estimativa sobre os números de gripe suína no Brasil.

Segundo ele, Dilma disse que a ficha publicada pela Folha sobre o período que ela atuou contra o regime militar era falsa. O jornal disse que não tinha como comprovar se o documento era falso ou verdadeiro, porque não tinha o original em papel, só digitalizado.Lins da Silva disse que os erros acontecem por três fatores: pressa, preguiça e ignorância dos jornalistas.

Nossa! pelo menos desde de 2007 internautas recebem esse span. Só a Folha não sabe que é falso.Se a Folha fosse um jornal, teria uma resposta para a indagação. Mas é um panfleto mal escrito por penas de aluguel que só fazem sucesso no seu clubinho de vaidosos egos neocons. E, claro, faz sucesso também entre leitores que preferem a adoração à reflexão. É a má fé alimentando a ignorância. É a Folha back to the roots.O pior de tudo é que a mídia insiste em não aprender com os erros passados. Ao contrário, gosta de repetir os mesmos equívocos, mesmo que eles possam vir a cobrar seu preço em perda de credibilidade.

Conclusão: a blindagem é de tal forma vergonhosa que até mesmo o conservador sr.Lins da Silva, ombudsman conveniente à direção do jornal, é forçado a reconhecer e manifestar-se. A Folha tucanou e perdeu as estribeiras. Ética jornalística? Isso é outra coisa. Manual? Para que serve mesmo?

O ombudsman, disse que o jornal impresso "sobreviverá" à internet, apesar do crescimento do meio eletrônico como fonte de informação.

Barriga do Noblat

Carlos Eduardo Lins da Silva criticou a forma como as notícias são publicadas na internet. Segundo ele, o problema não está no meio de comunicação mas na pressa da publicação de informações que não foram devidamente checadas.

"Não vejo problema nos meios [eletrônicos], mas na maneira como as coisas são feitas. O problema é o açodamento da publicação de informação não verificadas e na internet a dimensão é maior", disse.

Ele citou Noblat na divulgação de um suposto acidente com um avião que teria caído próximo ao aeroporto de Congonhas, na zona sul de São Paulo, quando na verdade se tratava de uma explosão seguida de incêndio em uma loja de colchão.

"Deram até o nome da companhia aérea do avião que tinha caído. Esse é o tipo de coisa que a tecnologia permite e que a internet divulga. Isso acontece não por causa da internet mas das pessoas que alimentam a internet", afirmou.

Bem, o ombudsman, é empregado da Folha. Como tal, nunca vai reconhecer que seu jornal, está de rabo preso com os tucanos. Também não vai reconhecer o mais evidente, de uns anos para cá, tem sido a desproporcional cobertura dedicada ao governo governo Lula e aliados e a blindagem vergonhosa às ações ominosas e censuráveis de FHCs, Serras, Virgílios, Alckmins, Aécios e similares e seus aliados e partidos.

A decadência do jornal Folha de S. Paulo é irreversível.Agora, só falta lembrar Lins da Silva,que nos bastidores do jornalismo, não são poucas as histórias do poder de José Serra junto aos donos dos meios de comunicação. Certa vez, ele teria ligado diretamente para Boris Casoy e pedido a cabeça de um repórter que não havia feito a "pergunta combinada" a ele numa entrevista de rua. Também não são poucas as inclinações das chefias às políticas conservadoras.Ah, uma pergunta;Você já leu, viu ou ouviu algum tucano criticar a Folha?

Oombudsman da Folha, que também já foi empregado do José Serra na TV Cultura, foi "sabatinado" por: o colunista da Folha Marcelo Coelho, as jornalistas Eleonora Gosman, correspondente do jornal argentino "Clarín", e Verónica Goyzueta, correspondente do espanhol "ABC", e Eugênio Bucci, professor da ECA-USP e colaborador de "O Estado de S. Paulo"

0 Comentários:

Postar um comentário


Meus queridos e minhas queridas leitoras

Não publicamos comentários anônimos

Obrigada pela colaboração