Articulações políticas entre os partidos da base governista, capitaneadas pelo PSB e PT, estão considerando a possibilidade de lançar Ciro Gomes ao governo de São Paulo, com apoio do PT.
Ciro confirmou a hipótese:
- Nunca esteve na minha cogitação essa possibilidade em São Paulo. Mas tem muita gente séria do PT falando disso comigo e realmente eu estou avaliando essa possibilidade. Mais que isso, não posso ainda falar - afirmou Ciro.
José Serra (PSDB/SP) ficou profundamente irritado com a notícia.
Especialistas em Serra dizem que ele está querendo segurar dois assentos ao mesmo tempo dentro do ninho tucano: o de candidato à presidência, e também a reeleição a governador, se achar que não tem chances de vencer para presidente.
Isso explicaria um suposto acordo secreto com Aécio. Serra teria a opção de escolher sair candidato à presidência; caso desista e resolva concorrer a reeleição, liberaria a candidatura presidencial para Aécio. Se exercesse a opção pela presidência, Aécio o apoiaria.
Há quem pergunte: e porque Aécio concordaria com isso, e não se rebelaria, batendo chapa, independente da escolha de Serra? Bem... um gordo dossiê que Serra teria na gaveta para abater Aécio, da mesma forma que fez com Roseana Sarney em 2002, seria o motivo e a garantia que Serra tem para deixar Aécio livre, leve e solto fazendo campanha tucana pelo Brasil afora.
Continuando nestas hipóteses, o plano de Serra, se resolvesse sair candidato a governador, seria fazer acordo com o PT para fazer corpo mole pela eleição de Aécio e apoiar Dilma informalmente, em troca do PT não atrapalhar sua reeleição a governador paulista (ainda faltava combinar com o PT, é claro).
As articulações pela candidatura de Ciro com apoio do PT, fecha as portas à estratégia de Serra, de ficar com a opção de sair candidato a governador, sem uma oposição incômoda.
Além disso, coloca Serra sob pressão dos correligionários tucanos para definir-se logo, com medo de perderem não apenas a governo federal que já não tem, como perderem a poderosa máquina do Estado de São Paulo, dizimando o PSDB.
-
0 Comentários:
Postar um comentário
Meus queridos e minhas queridas leitoras
Não publicamos comentários anônimos
Obrigada pela colaboração