Pages

quarta-feira, 10 de junho de 2009

Copom corta juro básico em 1,0 ponto


O Comitê de Política Monetária (Copom) reduziu em 1,0 ponto percentual a taxa básica de juro brasileira, para 9,25 por cento ao ano, em decisão por seis votos a dois.

O quarto corte sucessivo do juro básico brasileiro, anunciado nesta quarta-feira, repetiu o ritmo da última decisão e foi mais agressivo que o esperado pela maioria dos analistas, principalmente depois da divulgação de uma contração menos severa da economia brasileira no primeiro trimestre.

"Levando em conta que mudanças da taxa básica de juros têm efeitos sobre a atividade econômica e sobre a dinâmica inflacionária que se acumulam ao longo do tempo, o comitê concorda que qualquer flexibilização monetária adicional deverá ser implementada de maneira mais parcimoniosa ", afirmou o Copom em comunicado.

Os dois votos dissidentes defendiam um corte menor da Selic, de 0,75 ponto percentual. A próxima reunião do Copom está agendada para 21 e 22 de julho

É a menor taxa desde que a Selic passou a ser usada como meta da política monetária, em 5 de março de 1999. Foi a quarta redução consecutiva.

0 Comentários:

Postar um comentário


Meus queridos e minhas queridas leitoras

Não publicamos comentários anônimos

Obrigada pela colaboração